A caminho da colisão. O halo da Andrómeda já está a “tropeçar” na Via Láctea

NASA, ESA, J. DePasquale and E. Wheatley (STScI) and Z. Levay

As observações do Telescópio Espacial Hubble detalharam o tamanho e a estrutura do halo de gás de Andrómeda e descobriram que já está a chocar contra o da Via Láctea.

Normalmente, as galáxias são vistas como discos planos de estrelas. No entanto, ao redor da maioria das galáxias há um enorme envelope esférico de gás e plasma que se estende por milhares ou até milhões de anos-luz. O problema é que essas estruturas são muito difíceis de ver, porque as moléculas que as compõem são muito difusas e não emitem muita radiação.

Para estudar esses halos, os astrónomos analisam a forma como a luz é filtrada de objetos muito mais distantes. Os quasares são uma boa fonte, uma vez que são muito brilhantes, mas para a maioria das galáxias, apenas um ou dois estão na linha de visão correta.



No entanto, para analisar a região invisível do halo da Andrómeda, a galáxia vizinha da Via Láctea, os investigadores conseguiram usar 43 quasares espalhados ao redor do halo.

A equipa de cientistas usou o Espectrógrafo de Origens Cósmicas (COS) do Hubble para estudar a luz ultravioleta desses quasares e a forma como é absorvida pelo gás no halo de Andrómeda.

Os astrónomos descobriram que o halo tem uma estrutura em camadas, com uma “casca” de gás aninhada dentro da outra. Os biomarcadores de grandes quantidades de elementos pesados também foram encontradas a fluturar, o que pode indicar a presença de explosões de supernova.

“Descobrimos que a camada interna que se estende por cerca de meio milhão de anos-luz é muito mais complexa e dinâmica”, disse Nicolas Lehner, investigador que liderou o estudo, em comunicado. “A camada externa é mais lisa e mais quente. Esta diferença é um resultado provável do impacto da atividade da supernova no disco da galáxia que afeta mais diretamente o halo interno”.

A equipa também descobriu que as camadas externas alcançam maiores distâncias do que anteriormente conhecido. O halo estende-se por 1,3 milhões de anos-luz de Andrémeda e, em algumas direções, chega a 2 milhões de anos-luz.

Isto significa que o halo da Andrómeda já está a começar a pressionar o da Via Láctea.

As duas galáxias deverão colidir e fundir-se daqui a cerca de quatro mil milhões de anos – e parece que esse processo já está nos seus estágios iniciais. Antes da colisão, a Via Láctea terá de suportar algo semelhante com a Grande Nuvem de Magalhães e que deverá acontecer em 2,5 mil milhões de anos. Enquanto a Andrómeda é um pouco maior do que a nossa galáxia, a Grande Nuvem de Magalhães tem apenas 1/80 da massa da Via Láctea.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Tanto quanto li o mais provável seria um espetáculo noturno fabuloso. As distâncias entre os corpos celestes são tão grandes que a probabilidade de colisão seria ínfima.

  1. … convém entender que o que estão a observar como estando a acontecer “agora” aconteceu na verdade à muitos milhões de anos (distancia do sistema solar ao limite da galáxia de Andromeda).
    “Agora” pode já estar lá montado um complexo extraterrestre de centros-comerciais intergalácticos, e outras estruturas hoteleiras com recepcionistas de fazer corar o Spielberg.

RESPONDER

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …

Noah foi encontrado com vida

O pequeno Noah, de dois anos, foi encontrado com vida depois de ter estado desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã.  O menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha foi encontrado com vida …

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …

Tigre siberiano mata funcionário em parque de animais na África do Sul

Na quarta-feira, um tratador foi morto por um tigre siberiano num parque de vida selvagem na África do Sul, depois de o animal ter saltado uma cerca elétrica que havia sido desligada para conserto. Um funcionário …

Australiana que terá sido violada em Airbnb recebeu 7 milhões para ficar em silêncio

Uma australiana, que terá sido violada num apartamento do Airbnb em Nova Iorque, recebeu 7 milhões de dólares para ficar calada sobre o incidente. A reportagem da Bloomberg Businessweek revela que a australiana, de 29 anos, …

Super Ticão. Sete juízes juntam-se a Ivo Rosa e Carlos Alexandre

Os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa vão deixar de ser os únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que passa agora a contar com nove magistrados. O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, …