Colisão entre aviões evitada no último instante em Barcelona

 

Um Boeing 767 da companhia russa UTAir e um Airbus A340 das Aerolineas Argentinas estiveram a poucos segundos de colidir, naquele que poderia ter sido um desastre de grandes proporções no aeroporto de Barcelona, em Espanha.

O incidente ocorreu na manhã deste sábado, quando um  Boeing 767-300, proveniente de Moscovo, fazia a sua aproximação à pista 02 do Aeroporto del Prat, em Barcelona, na mesma altura em que um Airbus A340-300 atravessava a pista em manobras de descolagem com direcção a Buenos Aires.

Um vídeo amador captou o momento em que o Boeing, nos instantes finais da manobra de aproximação à pista, altera subitamente a sua rota para evitar a colisão, quando os pilotos russos vêem o Airbus atravessar a pista à sua frente, e abortam a aterragem.

A arrojada manobra dos pilotos do Boeing poderá ter evitado uma catástrofe e salvo a vida a centenas de passageiros das duas aeronaves.

O vídeo amador foi captado e colocado no YouTube por Miguel Ángel, o utilzador Barcelona-El Prat In’tl.

Angel, que se encontrava próximo da pista no momento, comentou online que ver o incidente desenrolar-se perante os seus olhos foi “um dos piores momentos da minha vida”.

“A certa altura pensei mesmo que a vida dos passageiros, e até a minha vida, estavam em sério perigo“, diz o planespotter.

Após o incidente, o Boeing  fez nova manobra de aproximação e aterrou em segurança na mesma pista.

O Airbus prosseguiu a sua manobra, tendo levantado vôo com sucesso em direcção a Buenos Aires.

Segundo a autoridade espanhola dos aeroportos, AENA, citada pelo diário espanhol ABC, os pilotos não reportaram nenhum incidente à torre de controlo, e a manobra captada no vídeo, denominada “motor e o ar“, é a “reacção habitual de um piloto quando vê algo estranho na pista no momento da aterragem”.

A AENA garante ainda que havia espaço suficiente e que a aeronave proveniente de Moscovo poderia na realidade ter aterrado sem problemas.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …