Colisão entre aviões evitada no último instante em Barcelona

 

Um Boeing 767 da companhia russa UTAir e um Airbus A340 das Aerolineas Argentinas estiveram a poucos segundos de colidir, naquele que poderia ter sido um desastre de grandes proporções no aeroporto de Barcelona, em Espanha.

O incidente ocorreu na manhã deste sábado, quando um  Boeing 767-300, proveniente de Moscovo, fazia a sua aproximação à pista 02 do Aeroporto del Prat, em Barcelona, na mesma altura em que um Airbus A340-300 atravessava a pista em manobras de descolagem com direcção a Buenos Aires.

Um vídeo amador captou o momento em que o Boeing, nos instantes finais da manobra de aproximação à pista, altera subitamente a sua rota para evitar a colisão, quando os pilotos russos vêem o Airbus atravessar a pista à sua frente, e abortam a aterragem.

A arrojada manobra dos pilotos do Boeing poderá ter evitado uma catástrofe e salvo a vida a centenas de passageiros das duas aeronaves.

O vídeo amador foi captado e colocado no YouTube por Miguel Ángel, o utilzador Barcelona-El Prat In’tl.

Angel, que se encontrava próximo da pista no momento, comentou online que ver o incidente desenrolar-se perante os seus olhos foi “um dos piores momentos da minha vida”.

“A certa altura pensei mesmo que a vida dos passageiros, e até a minha vida, estavam em sério perigo“, diz o planespotter.

Após o incidente, o Boeing  fez nova manobra de aproximação e aterrou em segurança na mesma pista.

O Airbus prosseguiu a sua manobra, tendo levantado vôo com sucesso em direcção a Buenos Aires.

Segundo a autoridade espanhola dos aeroportos, AENA, citada pelo diário espanhol ABC, os pilotos não reportaram nenhum incidente à torre de controlo, e a manobra captada no vídeo, denominada “motor e o ar“, é a “reacção habitual de um piloto quando vê algo estranho na pista no momento da aterragem”.

A AENA garante ainda que havia espaço suficiente e que a aeronave proveniente de Moscovo poderia na realidade ter aterrado sem problemas.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …

Doença em vacinados não surpreende porque vacinas não evitam infeção, diz médico

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse esta terça-feira que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção. “Sabemos que as …

Israel testa laser aéreo para abater drones

Israel indicou esta segunda-feira ter utilizado um laser aéreo para abater drones [aparelhos aéreos não tripulados] numa série de testes, “um avanço tecnológico” para fortalecer o sistema de defesa. Este novo sistema de laser, instalado a …

Governo britânico aprova mais de 60 mil espetadores. OMS preocupada com relaxamento nas restrições

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou esta terça-feira a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de covid-19 …

Cabrita admite apuramento de responsabilidades para elementos do Movimento Zero

O ministro da Administração Interna admitiu esta terça-feira que estão a ser apuradas responsabilidades em relação ao comportamento de alguns elementos das forças de segurança na manifestação do Movimento Zero realizada na segunda-feira em Lisboa. “Estou …

Merkel critica governo português por abrir portas a britânicos (e usa Portugal como exemplo da descoordenação na UE)

A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou esta terça-feira a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver …

Covid-19. Sequelas em pessoas que eram saudáveis levaram ao transplante pulmonar

O cirurgião cardiotorácico José Fragata alertou esta terça-feira para as sequelas da covid-19 que já se começam a sentir nos pulmões de alguns doentes que ficaram semelhantes aos portadores de fibrose quística e a exigir …