Escola espanhola exige aos alunos iPads de 600 euros

O El Bercial, um colégio público na cidade de Madrid, quer que os seus alunos, a partir dos três anos, usem iPads já no próximo ano letivo. O aparelho, que a escola quer exigir já a partir do próximo ano, custa mais de 600 euros.

De acordo com o jornal espanhol El Boletin, o colégio quer que os seus alunos tenham o equipamento já em setembro para dar início a um novo projeto, o “One to One”, que obriga à utilização de um iPad personalizado.

O colégio quer assim que os pais adiram à marca Apple e comprem o iPad para os filhos, tendo em conta que esta marca é a melhor opção “pelo software e a duração real da bateria durante toda a jornada escolar”, pode ler-se no jornal espanhol.

A iniciativa gerou desde logo críticas: “Há um grande custo e riscos para a saúde. Pode prejudicar a vista e criar um vício”, disse um pai ao diário espanhol.

“Um dos princípios básicos da educação pública não é respeitado: a gratuidade da mesma”, apontam os pais numa carta enviada à direção da escola. “Algumas famílias não conseguem lidar com o valor de uma despesa que é obviamente desproporcional”.

Contactada pelo diário espanhol, a escola disse que a iniciativa faz parte da “metodologia de trabalho” do colégio e que a informação sobre o projeto está “toda na internet”. As informações em causa deixaram de estar disponível no site oficial do colégio depois de as primeiras notícias se tornarem públicas.

As famílias, que dizem respeitar a metodologia, entendem como é que esta implica a compra de um “recurso tecnológico tão específico”. “Afirmações como ‘ficarão atrasados se não comprarem’, como o diretor apontou na reunião não fazem mais do que influenciar a ideia do tal recurso como um fim e não como uma ferramenta, bem como um motivo de exclusão em vários níveis”, apontam, pedindo que a exigência seja revista.

“Uma escola pública é de todos e para todos e o facto de impor ferramentas educacionais a alto custo significa excluir e expulsar da escola as famílias que não podem pagar por esse luxo”, critica uma família em declarações ao diário.

Naquela cidade espanhola, de acordo com fonte do Conselho de Educação da Comunidade de Madrid, são as próprias escolas a explicar os projetos educativos que idealizam, porque têm autonomia para a planificação anual. Quando os pais não estão de acordo com algum projeto, a solução passa, segundo a mesma fonte, por mudar os filhos de escola.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …