Escola espanhola exige aos alunos iPads de 600 euros

O El Bercial, um colégio público na cidade de Madrid, quer que os seus alunos, a partir dos três anos, usem iPads já no próximo ano letivo. O aparelho, que a escola quer exigir já a partir do próximo ano, custa mais de 600 euros.

De acordo com o jornal espanhol El Boletin, o colégio quer que os seus alunos tenham o equipamento já em setembro para dar início a um novo projeto, o “One to One”, que obriga à utilização de um iPad personalizado.

O colégio quer assim que os pais adiram à marca Apple e comprem o iPad para os filhos, tendo em conta que esta marca é a melhor opção “pelo software e a duração real da bateria durante toda a jornada escolar”, pode ler-se no jornal espanhol.

A iniciativa gerou desde logo críticas: “Há um grande custo e riscos para a saúde. Pode prejudicar a vista e criar um vício”, disse um pai ao diário espanhol.

“Um dos princípios básicos da educação pública não é respeitado: a gratuidade da mesma”, apontam os pais numa carta enviada à direção da escola. “Algumas famílias não conseguem lidar com o valor de uma despesa que é obviamente desproporcional”.

Contactada pelo diário espanhol, a escola disse que a iniciativa faz parte da “metodologia de trabalho” do colégio e que a informação sobre o projeto está “toda na internet”. As informações em causa deixaram de estar disponível no site oficial do colégio depois de as primeiras notícias se tornarem públicas.

As famílias, que dizem respeitar a metodologia, entendem como é que esta implica a compra de um “recurso tecnológico tão específico”. “Afirmações como ‘ficarão atrasados se não comprarem’, como o diretor apontou na reunião não fazem mais do que influenciar a ideia do tal recurso como um fim e não como uma ferramenta, bem como um motivo de exclusão em vários níveis”, apontam, pedindo que a exigência seja revista.

“Uma escola pública é de todos e para todos e o facto de impor ferramentas educacionais a alto custo significa excluir e expulsar da escola as famílias que não podem pagar por esse luxo”, critica uma família em declarações ao diário.

Naquela cidade espanhola, de acordo com fonte do Conselho de Educação da Comunidade de Madrid, são as próprias escolas a explicar os projetos educativos que idealizam, porque têm autonomia para a planificação anual. Quando os pais não estão de acordo com algum projeto, a solução passa, segundo a mesma fonte, por mudar os filhos de escola.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …