Único e com 1.300 anos: descoberto colar de ouro e pedras preciosas

Descoberta de arqueólogos que realizavam escavações em Northamptonshire. O colar estava no pescoço de uma mulher da classe alta.

Decorriam os habituais trabalhos preliminares, de escavação, para a construção de prédios em Northamptonshire, Reino Unido.

Um grupo do Museu de Arqueologia de Londres estava a cargo da escavação e descobriu um colar de ouro e pedras preciosas que estava ali há cerca de 1.300 anos.

O colar é descrito pelos responsáveis como único, uma peça única de uma vida inteira. Tem vestígios de moedas romanas, ouro, granadas, vidro e pedras preciosas.

Estava colocado no pescoço de uma mulher de classe alta, do início do período medieval. Terá sido uma líder cristã de alto nível social, ou possivelmente uma abadessa ou outro membro da realeza. Ali decorreu o seu funeral, tudo indica.

É possível que a mulher tenha sido colocada numa cama dentro do túmulo; vestígios de móveis macios ainda poderão aparecer.

A peça central do colar é formada por um rectângulo com uma cruz, inserido em peças de ouro, descreve o portal Heritage Daily.

São bens funerários que ainda estão a ser investigados. Recebeu a classificação ‘Tesouro Harpole’, com base no nome da paróquia local.

Especialistas afirmaram que este funeral feminino é um dos mais significativos descobertos até agora, no período medieval no Reino Unido.

“Quando os primeiros reflexos de ouro começaram a emergir do solo, sabíamos que isso era algo significativo. No entanto, não percebemos o quão especial isso seria. Temos a sorte de poder usar métodos modernos de análise nas descobertas e no enterro circundante para obter uma visão muito mais profunda da vida dessa pessoa e dos seus ritos finais”, comentou Levente-Bence Balázs, do Museu de Londres.

Foram ainda descobertos dois potes decorados e um prato raso de cobre.

Raios-X mostram que, na zona que ainda está a ser escavada, está no subsolo uma cruz elaboradamente decorada, com representações altamente incomuns de rostos humanos fundidos em prata.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.