O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo.

Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que aparece na terceira temporada de La Casa de Papel é mesmo real.

Na última temporada da série, os ladrões mais conhecidos da televisão decidem desafiar o governo e assaltar o Banco de Espanha. Além dos habituais fatos vermelhos e das máscaras de Salvador Dali, o grupo vai munido de máscaras e botijas de oxigénio, fatos de mergulho e barbatanas.

Isto porque o cofre blindado do banco onde está o ouro tem um sistema de segurança de inundação automática em caso de roubo. Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real. E quem o diz é o porta-voz do Banco de Espanha.

Banco de Espanha

A verdadeira porta blindada do Banco de Espanha

Porém, há uma ligeira diferença: em vez de existir apenas uma porta blindada no caminho do ouro, há três portas. A primeira pesa 16,5 toneladas e, de acordo com o porta-voz, a porta está tão perfeitamente desenhada que até um simples pedaço de lixo impediria que esta fechasse.

Existe ainda um elevador que desce até aos 35 metros de profundidade. Aí há uma antecâmara e uma ponte levadiça, que leva até à segunda porta blindada. Se os ladrões assaltassem na realidade o banco, era nesse local que o sistema de segurança ia ser ativado, inundando por completo o cofre.

A construção do sistema ocorreu em meados de 1930, época em que ainda não existiam sistemas de videovigilância. Deste modo, toda a segurança era baseada em barreiras físicas.

O porta-voz do banco afirma que desde a conclusão da obra nunca houve “uma tentativa de entrada não autorizada”. Por todos estes motivos, os guionistas da série não resistiram a criar uma forma criativa de contornar o sistema de segurança do Banco de Espanha.

A série La Casa de Papel vai na terceira temporada e, aquando da estreia, foi o conteúdo da Netflix mais visto em Espanha, Itália, França, Portugal, Brasil, Chile e Argentina.

PARTILHAR

RESPONDER

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …

Pais da bebé Matilde já ajudaram 38 crianças

Os pais da bebé Matilde, que sofre de uma doença rara, ajudaram 38 crianças com os cerca de dois milhões de euros angariados através de uma campanha de solidariedade. Na página de Facebook "Matilde, uma bebé …