Código de conduta para polícias na gaveta há dois anos

António Cotrim / Lusa

O manual de conduta para polícias começou a ser feito em 2018 com o objetivo de uniformizar os procedimentos da PSP e da GNR.

A intenção era uniformizar a atuação das principais forças policiais que dependem do Ministério da Administração Interna: a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR). O manual começou a ser elaborado há dois anos, mas ainda não foi aplicado nestas forças policiais.

De acordo com a edição desta quinta-feira do semanário Expresso, a GNR quer a PSP funcionam, atualmente, com Normas de Execução Permanente (NEP) sobre o uso de força que cada uma elaborou. A ideia da Inspetora Geral da Administração Interna, Margarida Blaco, era uniformizar os procedimentos num único documento elaborado por uma entidade exterior às policias.

Eduardo Cabrita pediu à Inspeção Geral para investigar a alegada agressão de um agente da PSP a uma mulher que viajava no autocarro com a filha, de oito anos. Cláudia Simões diz que foi agredida e ofendida com insultos racistas, enquanto que a PSP garante que o agente Carlos Calha foi empurrado e que se limitou a usar a força necessária.

O Expresso teve acesso às NEP, da PSP, e apurou que o uso de força de nível “médio” é “adequado a indivíduos que ofereçam resistência ativa, com manifesta intenção de agressão ou que concretizem agressões, com ou sem recurso a objetos ou armas que não de fogo”.

Nestes casos, “o agente utiliza armas e meios de baixa potencialidade letal, tais como impactos desferidos com bastão policial em partes corporais” como “os pés, joelhos ou mãos”. A alegada vítima tem ferimentos na cara.

Mário Conde, comandante dos Bombeiros da Amadora, confirmou ao jornal ter recebido uma camada do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), no domingo à noite, por causa de uma “queda”. Segundo a polícia, a alegada vítima terá caído ao sair do carro-patrulha.

Ao mesmo matutino, a Direção Nacional da PSP garantiu que foram efetuadas várias chamadas por parte da PSP da Amadora para os serviços de emergência, não sendo “possível confirmar de que modo foi referenciado o caso aos bombeiros”.

Em relação à queda, o responsável disse que “essa é uma das versões que circula, não posso confirmar mas também não posso negar”.

Esta quarta-feira, Cláudia Simões foi constituída arguida. Presente a um juiz de instrução criminal, a mulher ficou indiciada do crime de resistência e coação sobre agente da autoridade, enquanto o polícia envolvido “não foi constituído arguido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: segunda-feira, aviso de mau tempo na Madeira

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/maritimo-1-2-benfica-o-musical Ai segunda-feira... "Espero que seja mesmo um bom dia para mim". Esta seria a mente dos treinadores a falar. O treinador do Marítimo sabia que a sua equipa não ganhava no campeonato há quase dois …

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …