O negócio da clonagem de camelos é frutífero no Dubai, onde os clientes podem pagar cerca de 50 mil euros para o fazer.
O primeiro camelo foi clonado em 2009 e, na altura, foi noticiado como um grande marco científico. Hoje em dia, o autor dessa proeza, Nisar Ahmad Wani, já pode chamar à clonagem de camelos o seu emprego.
Wani é diretor científico do Centro de Biotecnologia Reprodutiva, no Dubai, onde o negócio da clonagem de camelos vai de vento em popa e é uma autêntica “mina de ouro”.
O foco do centro nos Emirados Árabes Unidos é a clonagem de camelos, apesar da técnica de clonagem permitir fazer cópias de outros animais, como búfalos e ovelhas.
Segundo a CNN, por ano, a equipa de Wani produz dezenas de camelos bebés clonados. Entre os mais populares estão as cópias das “rainhas da beleza”, com a combinação certa de lábios caídos e pescoços longos.
Por muito bizarro que possa parecer haver concursos de beleza de camelos, a realidade é estes tornaram-se uma tradição nos Emirados Árabes Unidos. Afinal de contas, de acordo com o Centro de Estatística do Dubai, havia aproximadamente 37 mil camelos na cidade em 2019.
Os emiradenses levam os concursos bastante a sério e, no passado, alguns participantes já foram desqualificados por injetar camelos com silicone ou aumentar partes do corpo usando elásticos. No entanto, não há nada nas regras que impeça a clonagem de camelos, escreve a CNN.
A imprensa local sugere que fazer uma cópia exata do camelo mais bonito pode custar cerca de 200 mil dirhams, o equivalente a pouco mais de 50 mil euros. Um pequeno preço a pagar, sendo que os prémios destes concursos de beleza podem chegar às dezenas de milhões de euros.
A clonagem de camelos no Centro de Biotecnologia Reprodutiva não se destina apenas a replicar os camelos mais bonitos. Também quer replicar os mais rápidos.
As corridas de camelos são outra atividade comum no país. Além disso, a clonagem é usada para modificar geneticamente camelos para que produzam proteínas no seu leite que possam ter aplicações farmacêuticas. Para donos que estejam de luto, Wani também faz clones dos camelos de estimação falecidos.
A clonagem de camelos não é considerada um sacrilégio, apesar do estatuto do animal no país. “A clonagem é uma conquista científica em si e deve ser considerada como tal”, explica Obaid Al Falasi, co-fundador do Arabian Desert Camel Riding Center, citado pela CNN.
Entre Camelos , lá se vão entendendo !