Classificação da Premier League tem algo inédito (com Wolverhampton pelo meio)

Wolves / Twitter

Rúben Neves, médio do Wolverhampton

Pela primeira vez no principal campeonato inglês, há 5 pontos a separar 9 equipas. A luta vai ser intensa até Maio…

Quando se fala em Premier League 2022/23, a primeira palavra que deverá surgir logo na conversa é Arsenal.

Surpresa para muitos: a equipa de Londres, afastada do topo do futebol inglês há anos, lidera o campeonato com 66 pontos, mais cinco do que o Manchester City. Faltam 11 jogos.

Depois desses dois (únicos) candidatos ao título, aparecem lá longe Manchester United, Tottenham, Newcastle e Liverpool – todos em lugares europeus, para já; os dois primeiros com acesso à Liga dos Campeões.

Ainda a pensar no sexto lugar, sinónimo de Liga Europa, estarão Brighton & Hove, Fulham, Brentford, Chelsea (decepção, 10.º lugar) e Aston Villa.

Depois da turma de Birmingham, cria-se um fosso. Há 8 pontos a separar o Aston Villa do Crystal Palace, respectivamente 11.º e 12.º classificados.

Mas a partir daí, e até ao último lugar, só há 5 pontos de distância. Entre o 12.º classificado e o 20.º há apenas 5 pontos a separar essas 9 equipas.

Nunca tinha acontecido após 26 jornadas da Premier League, sublinha o portal Squawka:

Vamos à lista: Crystal Palace, Wolverhampton, Nottingham Forest, Everton, Leicester City, West Ham, Bournemouth, Leeds United e Southampton.

Duas equipas são destacadas pelo Squawka: o “português” Wolverhampton, que começou mal mas mudou de táctica (de treinador, quando Lage saiu e Lopetegui entrou) e progrediu a partir daí; e o campeão de 2016, o Leicester, que começou a época em modo desastre (em sete jornadas, um empate e seis derrotas) mas depois acordou e tem lutado – embora com quatro derrotas nos últimos quatro jogos.

Prevêem-se dois meses de luta intensa, na fuga aos três últimos lugares, que ditam a descida ao Championship.

Haverá muitos duelos entre rivais directos. Já no próximo sábado vem aí um Wolverhampton-Leeds. E na jornada seguinte, a 1 e 2 de Abril, repare na ementa: Crystal Palace-Leicester, Nottingham Forest-Wolverhampton e West Ham-Southampton.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.