Médico cirurgião em fuga após morte de paciente em operação clandestina

Denis Furtado é procurado pelas autoridades brasileiras, por causa de uma operação clandestina que resultou na morte de uma paciente, no Rio de Janeiro.

O cirurgião plástico Denis Furtado é procurado pelas autoridades brasileiras desde terça-feira, depois de uma operação clandestina ter resultado na morte de uma paciente. Segundo o Expresso, investigadores afirmam que o médico estava a realizar uma cirurgia a Lilian Calixto na sua casa, no Rio de Janeiro, quando esta adoeceu durante a intervenção.

O famoso cirurgião brasileiro terá levado a paciente para o hospital, onde esta acabaria por falecer apenas algumas horas mais tarde, após quatro paragens cardíacas. Denis Furtado desapareceu em seguida e a sua namorada acabou detida por suspeitas e participação no procedimento que resultou na morte da bancária, de 46 anos.

A Justiça do Rio de Janeiro decretou prisão preventiva para o médico cirurgião, indiciado pelos crimes de homicídio e associação criminosa.

No entanto, esta terça-feira, segundo a UOL Notícias, a defesa do cirurgião afirmou ser “precoce” responsabilizá-lo pela morte de Lilian Calixto. “Ninguém é considerado culpado antes da sentença penal condenatória. Infelizmente, existem fatalidades que transcendem o entendimento humano”, disse a advogada de defesa em comunicado.

O Público avança ainda que também a mãe do médico, de 66 anos, está foragida, assim como uma técnica de enfermagem de 24 anos. Denis Furtado foi visto por agentes policiais num centro comercial brasileiro, mas conseguiu escapar.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) informou que o médico não tem título de especialista na área e referiu ainda que é proibida a realização de procedimentos na residência do próprio, denunciando uma “invasão de não-especialistas que têm causado cada vez mais casos fatais como este”.

O Brasil é o segundo país do mundo onde são praticadas mais cirurgias estéticas, depois dos Estados Unidos e esta não é a primeira vez que o conhecido “Doutor Bumbum” é investigado. No ano passado, foi aberto um inquérito para averiguar em que circunstâncias é que Denis Furtado praticava as operações. Na altura, foram apreendidos medicamentos e três armas de fogo na sua residência.

À France-Presse, Niveo Steffen, presidente da SBPC, disse que este caso mostra uma certa “banalização das cirurgias estéticas realizadas por não especialistas, que às vezes nem são médicos e colocam a população em risco“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …