Coluna vertebral: técnica revolucionária estreou-se em Portugal

Cirurgia inovadora acelera (muito) a recuperação do doente. A estreia aconteceu em Santa Maria da Feira.

Realizou-se, pela primeira vez em Portugal, uma cirurgia endoscópica biportal unilateral.

É uma técnica revolucionária, uma cirurgia inovadora da coluna vertebral que acelera radicalmente a recuperação do doente. Elimina a necessidade de cirurgia aberta.

O procedimento minimamente invasivo pode ser realizado através de dois orifícios feitos na pele. Os orifícios de 4 e 15 milímetros são usados para introduzir equipamentos endoscópicos e instrumentos cirúrgicos no corpo.

A estreia em Portugal decorreu em Santa Maria da Feira, no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), mais precisamente no serviço de ortopedia.

Foi uma cirurgia a uma hérnia discal lombar com ciatalgia (irradiação para o membro inferior e parestesias). Logo depois da intervenção, a dor do doente aliviou e o utente teve alta na manhã seguinte à operação.

Esta cirurgia endoscópica biportal unilateral traz vantagens significativas, reforça o hospital feirense em informação enviada ao ZAP.

O trauma tecidual é muito reduzido e não existe nenhum dano muscular como nas grandes incisões, o doente tem mobilidade imediata (ao contrário da cirurgia convencional) e tem alta antes das 24 horas após a intervenção – e uma rápida recuperação.

“Esta nova técnica cirúrgica minimamente invasiva, mas precisa, permitirá resolver de forma mais atempada e sem internamento muitas das situações clínicas que nos ocorrem”, comentou o director de ortopedia do CHEDV.

António Miranda vê esta técnica como “um avanço relativamente a outras técnicas endoscópicas uniportais em que os procedimentos não eram tão acessíveis”.

A estreia já decorreu em Dezembro do ano passado mas está agora disponível para todos os doentes elegíveis, após um treino intensivo na nova técnica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.