Circo alemão luta contra o abuso da vida selvagem substituindo animais por hologramas 3D

Circus Roncalli / Facebook

A apresentação holográfica do Circo Roncalli inclui atualmente elefantes, cavalos e até um peixinho dourado

O circo alemão Roncalli já foi como qualquer outro: um local de encontro para pessoas de todas as idades, com apresentações de palhaços e trapezistas, que incluíam também animais. No entanto, o circo decidiu lutar contra o abuso da vida selvagem, substituindo animais reais por hologramas 3D.

Fundado em 1976, o circo itinerante tem sido uma atração popular na Alemanha há décadas. Nos primeiros tempos, os fundadores Bernhard Paul e André Heller não pensaram duas vezes em usar animais reais como parte do espetáculo, noticiou o All That’s Interesting na quarta-feira, citando o Metro.

Contudo, os tempos mudaram. Com um investimento de mais de 500 mil dólares (cerca de 444 mil euros), Bernhard Paul trabalhou no aperfeiçoamento de uma abordagem moderna, que elimina os animais reais dos ‘shows’. Os efeitos visuais são alcançados através do uso de 11 projetores, disponibilizados ao redor da sala para que todo o público possa ver a mesma representação, de diferentes ângulos.

As imagens holográficas não são apenas caras e tecnologicamente impressionantes, mas enormes em escala. O palco do circo Roncalli, no qual as apresentações acontecem, tem 32 metros de largura e 4,8 metros de profundidade, permitindo que os elefantes digitais andem à vontade, com espaço para passear.

De acordo com a Bored Panda, a agência do circo Roncalli fez uma parceria com as empresas Bluebox e Optoma para obter os efeitos especiais.

“Temos usado os projetores Optoma por seis anos e temos consistentemente uma experiência muito positiva quanto ao preço, ao desempenho e à confiabilidade”, disse Birger Wunderlich, da Bluebox.

Atualmente, a projeção mostra cavalos, elefantes e peixes dourados. A decisão do circo de se distanciar da prática problemática de manter os animais selvagens em cativeiro resultou numa maré de elogios nas redes sociais.

Circus Roncalli / Facebook

Embora não existam ainda planos anunciados de expandir a programação holográfica para outros tipos de animais, esse apoio inicial maciço à nova abordagem pode levá-los a ampliar a prática.

Jan Creamer, presidente da organização internacional Animal Defenders, apoiou publicamente a nova técnica. “Este é o futuro do circo: uma ‘performance’ que todos podem desfrutar e para os quais seres inteligentes e conscientes não são usados ​​e representados como objetos de entretenimento”, afirmou.

No mês passado, no Reino Unido, um projeto de lei passou a proibir os circos de utilizar animais selvagens nas suas apresentações, legislação que entrará em vigor em 2020. Com o objetivo de refinar o circo tradicional com as sensibilidades modernas em movimento, o Circo Roncalli pode ser visto como um pioneiro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …