Circo alemão luta contra o abuso da vida selvagem substituindo animais por hologramas 3D

Circus Roncalli / Facebook

A apresentação holográfica do Circo Roncalli inclui atualmente elefantes, cavalos e até um peixinho dourado

O circo alemão Roncalli já foi como qualquer outro: um local de encontro para pessoas de todas as idades, com apresentações de palhaços e trapezistas, que incluíam também animais. No entanto, o circo decidiu lutar contra o abuso da vida selvagem, substituindo animais reais por hologramas 3D.

Fundado em 1976, o circo itinerante tem sido uma atração popular na Alemanha há décadas. Nos primeiros tempos, os fundadores Bernhard Paul e André Heller não pensaram duas vezes em usar animais reais como parte do espetáculo, noticiou o All That’s Interesting na quarta-feira, citando o Metro.

Contudo, os tempos mudaram. Com um investimento de mais de 500 mil dólares (cerca de 444 mil euros), Bernhard Paul trabalhou no aperfeiçoamento de uma abordagem moderna, que elimina os animais reais dos ‘shows’. Os efeitos visuais são alcançados através do uso de 11 projetores, disponibilizados ao redor da sala para que todo o público possa ver a mesma representação, de diferentes ângulos.

As imagens holográficas não são apenas caras e tecnologicamente impressionantes, mas enormes em escala. O palco do circo Roncalli, no qual as apresentações acontecem, tem 32 metros de largura e 4,8 metros de profundidade, permitindo que os elefantes digitais andem à vontade, com espaço para passear.

De acordo com a Bored Panda, a agência do circo Roncalli fez uma parceria com as empresas Bluebox e Optoma para obter os efeitos especiais.

“Temos usado os projetores Optoma por seis anos e temos consistentemente uma experiência muito positiva quanto ao preço, ao desempenho e à confiabilidade”, disse Birger Wunderlich, da Bluebox.

Atualmente, a projeção mostra cavalos, elefantes e peixes dourados. A decisão do circo de se distanciar da prática problemática de manter os animais selvagens em cativeiro resultou numa maré de elogios nas redes sociais.

Circus Roncalli / Facebook

Embora não existam ainda planos anunciados de expandir a programação holográfica para outros tipos de animais, esse apoio inicial maciço à nova abordagem pode levá-los a ampliar a prática.

Jan Creamer, presidente da organização internacional Animal Defenders, apoiou publicamente a nova técnica. “Este é o futuro do circo: uma ‘performance’ que todos podem desfrutar e para os quais seres inteligentes e conscientes não são usados ​​e representados como objetos de entretenimento”, afirmou.

No mês passado, no Reino Unido, um projeto de lei passou a proibir os circos de utilizar animais selvagens nas suas apresentações, legislação que entrará em vigor em 2020. Com o objetivo de refinar o circo tradicional com as sensibilidades modernas em movimento, o Circo Roncalli pode ser visto como um pioneiro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …