Cinzas de Scotty de Star Trek foram “contrabandeadas” para a EEI. Durante 12 anos, quase ninguém soube

Parte das cinzas do falecido James Doohan, o ator canadiano que interpretou o engenheiro-chefe Montgomery Scott na série Star Trek, foram colocadas a bordo da Estação Internacional Espacial (EEI) de forma ilegal há mais de uma década.

Durante doze anos, apenas a família do ator e Richard Garriott, o empresário que levou as cinzas de Doohan até à estação orbital, souberam desta “missão clandestina”.

Depois de Doohan falecer aos 85 anos, em julho de 2005, a sua família tentou cumprir o seu desejo de entrar na EEI, mas os pedidos oficiais foram sempre rejeitados, tal como escreve esta semana o jornal britânico The Times.



A sua vontade acabaria por ser cumprida através do britânico Richard Garriott, empresário que atua no ramo dos videojogos e sexto turista espacial que, em 2008, durante a sua viajem particular à EEI, colocou algumas das cinzas de Doohan no módulo Columbus.

Foi completamente clandestino“, disse o empresário ao mesmo diário, confessando que, até agora, só o próprio e a família de Doohan sabiam do sucedido.

“A família de [Doohan] ficou muito satisfeita com a colocação das cinzas [na EEI], mas todos nós ficamos muito desapontados por não termos falado sobre isto publicamente durante tanto tempo. Agora, já passou tempo suficiente para que o possamos fazer”.

Ao mesmo jornal, o filho do ator, Chris Doohan agradeceu a Garriott por “contrabandear” as cinzas do seu pai até à EEI: “O que fez foi comovente… significou muito para mim, para a minha família e teria significado muito para o meu pai”.

O The Times escreve ainda que esta não foi a primeira vez que as cinzas de Doohan chegaram – ou pelo menos tentaram – alcançar o Espaço: em 2008, parte das suas cinzas seguia a bordo do foguete Falcon 1 da Space X, mas a missão acabou por fracassar minutos depois do lançamento; poucos anos depois, em 2012, uma urna com algumas das suas cinzas voou até ao Espaço a bordo do SpaceX Falcon 9.

As cinzas de “Scotty” viajaram cerca de 2,7 mil milhões de quilómetros através do Espaço e orbitaram a Terra mais de 70 mil vezes.

  Sara Silva Alves, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …