Cinco portugueses na melhor equipa do Euro sub-21. Golo de Dany Mota foi o melhor do torneio

FPF

A seleção portuguesa de sub-21 tem cinco futebolistas entre os 23 escolhidos por uma equipa de observadores da UEFA para o plantel oficial do Euro 2021, menos um do que a campeã Alemanha.

Os jogadores portugueses escolhidos pelos observadores da UEFA são Diogo Costa, Diogo Queirós, Vitinha, Dany Mota e Fábio Vieira, sendo que este último já tinha sido distinguido como o jogador do torneio.

O mesmo comité de técnicos elegeu também o avançado alemão Lukas Nmecha como o melhor marcador da competição, com quatro golos, mais um do que o italiano Patrick Cutrone e do que o português Danny Mota, ambos com três.

Dany Mota venceu ainda o prémio de melhor golo desta edição de 2021, com o pontapé de bicicleta certeiro no triunfo sobre a Itália, nos quartos de final, anunciou a UEFA.

O avançado, de 23 anos, bateu o alemão Florian Wirtz, o russo Denis Makarov, o croata Domagoj Bradarić e o romeno Andrei Ciobanu, graças a um vistoso disparo acrobático na grande área transalpina aos seis minutos, na sequência de um desvio ao primeiro poste de Diogo Leite, precedido de um pontapé de canto batido por Fábio Vieira na direita.

A seleção nacional de sub-21 somou, este domingo, o terceiro desaire em outras tantas finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia, com um golo de Lukas Nmecha, aos 49 minutos.

A Alemanha passou a contar três títulos, repetindo 2009 e 2017, sendo que foi vice em 1982 e 2019, enquanto Portugal repetiu as derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com golo de ouro) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após um nulo nos 120 minutos).

A lista dos 23 eleitos:

Guarda-redes: Andrei Vlad (Roménia), Marco Carnesecchi (Itália) e Diogo Costa (Portugal).

Defesas: David Raum (Alemanha), Diogo Queirós (Portugal), Nico Schlotterbeck (Alemanha), Mads Bech Sørensen, (Dinamarca), Perr Schuurs (Países Baixos), Victor Nelsson (Dinamarca), Ridle Baku (Alemanha) e Jorge Cuenca (Espanha).

Médios: Fábio Vieira (Portugal), Dani de Wit (Países Baixos), Gonzalo Villar (Espanha), Vitinha (Portugal), Niklas Dorsch (Alemanha), Denis Makarov (Rússia) e Arne Meier (Alemanha).

Avançados: Luka Ivanusec (Croácia), Lukas Nmecha (Alemanha), Jacob Bruun Larsen (Dinamarca), Dany Mota (Portugal) e Javi Puado (Espanha).

A lista dos cinco melhores golos:

Dany Mota, no Portugal-Itália (5-3, após prolongamento), dos quartos de final.
Florian Wirtz, no Países Baixos-Alemanha (1-2), das meias-finais.
Denis Makarov, no Rússia-Islândia (4-1), da fase de grupos.
Domagoj Bradarić, no Croácia-Inglaterra (1-2), da fase de grupos.
Andrei Ciobanu, no Roménia-Países Baixos (1-1), da fase de grupos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …