Cinco portugueses na melhor equipa do Euro sub-21. Golo de Dany Mota foi o melhor do torneio

FPF

A seleção portuguesa de sub-21 tem cinco futebolistas entre os 23 escolhidos por uma equipa de observadores da UEFA para o plantel oficial do Euro 2021, menos um do que a campeã Alemanha.

Os jogadores portugueses escolhidos pelos observadores da UEFA são Diogo Costa, Diogo Queirós, Vitinha, Dany Mota e Fábio Vieira, sendo que este último já tinha sido distinguido como o jogador do torneio.

O mesmo comité de técnicos elegeu também o avançado alemão Lukas Nmecha como o melhor marcador da competição, com quatro golos, mais um do que o italiano Patrick Cutrone e do que o português Danny Mota, ambos com três.

Dany Mota venceu ainda o prémio de melhor golo desta edição de 2021, com o pontapé de bicicleta certeiro no triunfo sobre a Itália, nos quartos de final, anunciou a UEFA.

O avançado, de 23 anos, bateu o alemão Florian Wirtz, o russo Denis Makarov, o croata Domagoj Bradarić e o romeno Andrei Ciobanu, graças a um vistoso disparo acrobático na grande área transalpina aos seis minutos, na sequência de um desvio ao primeiro poste de Diogo Leite, precedido de um pontapé de canto batido por Fábio Vieira na direita.

A seleção nacional de sub-21 somou, este domingo, o terceiro desaire em outras tantas finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia, com um golo de Lukas Nmecha, aos 49 minutos.

A Alemanha passou a contar três títulos, repetindo 2009 e 2017, sendo que foi vice em 1982 e 2019, enquanto Portugal repetiu as derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com golo de ouro) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após um nulo nos 120 minutos).

A lista dos 23 eleitos:

Guarda-redes: Andrei Vlad (Roménia), Marco Carnesecchi (Itália) e Diogo Costa (Portugal).

Defesas: David Raum (Alemanha), Diogo Queirós (Portugal), Nico Schlotterbeck (Alemanha), Mads Bech Sørensen, (Dinamarca), Perr Schuurs (Países Baixos), Victor Nelsson (Dinamarca), Ridle Baku (Alemanha) e Jorge Cuenca (Espanha).

Médios: Fábio Vieira (Portugal), Dani de Wit (Países Baixos), Gonzalo Villar (Espanha), Vitinha (Portugal), Niklas Dorsch (Alemanha), Denis Makarov (Rússia) e Arne Meier (Alemanha).

Avançados: Luka Ivanusec (Croácia), Lukas Nmecha (Alemanha), Jacob Bruun Larsen (Dinamarca), Dany Mota (Portugal) e Javi Puado (Espanha).

A lista dos cinco melhores golos:

Dany Mota, no Portugal-Itália (5-3, após prolongamento), dos quartos de final.
Florian Wirtz, no Países Baixos-Alemanha (1-2), das meias-finais.
Denis Makarov, no Rússia-Islândia (4-1), da fase de grupos.
Domagoj Bradarić, no Croácia-Inglaterra (1-2), da fase de grupos.
Andrei Ciobanu, no Roménia-Países Baixos (1-1), da fase de grupos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.