Fábio Vieira eleito o melhor jogador do Europeu de Sub-21

(dr) UEFA

Fábio Vieira foi eleito o melhor jogador do Europeu de Sub-21

O médio português foi eleito, este domingo, o melhor futebolista da fase final da edição de 2021 do campeonato da Europa de sub-21, que os lusos perderam diante da Alemanha, por 1-0, numa final disputada em Ljubljana.

Minutos depois do apito final do georgiano Giorgi Kruashvili, o esquerdino do FC Porto foi distinguido no relvado pela UEFA, coroando uma campanha com seis encontros, cinco dos quais a titular, e um golo à Croácia, na jornada inaugural do Grupo D.

Fábio Vieira, de 21 anos, sucede ao médio espanhol Fabián Ruiz como melhor individualidade do Europeu de sub-21, no ocaso da segunda temporada ao serviço da formação principal dos dragões, pela qual contabilizou um tento em 29 aparições.

“Durante o torneio, ele foi um jogador chave para Portugal. Um craque que cria muitas oportunidades. Uma excelente ligação entre o meio-campo e o ataque”, explicou Dušan Fitzel, um dos membros do painel de observadores da UEFA.

Depois de ter recebido o prémio, o jovem português disse ter ficado “feliz” pela distinção, mas que preferia o título de campeão.

“Estou feliz pelo prémio que recebi, mas trocava-o dez mil vezes pelo título de campeão europeu. Acho que faltou eficácia. Acho que tanto nós como eles tivemos várias oportunidades para marcar. Eles marcaram e nós saímos por baixo. Infelizmente não conseguimos ganhar o título, que era o nosso grande objetivo”, afirmou o futebolista, citado pelo site Mais Futebol.

A seleção nacional de sub-21 somou, este domingo, o terceiro desaire em outras tantas finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia, com um golo de Lukas Nmecha, aos 49 minutos.

A Alemanha passou a contar três títulos, repetindo 2009 e 2017, sendo que foi vice em 1982 e 2019, enquanto Portugal repetiu as derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com golo de ouro) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após um nulo nos 120 minutos).

A 23.ª edição do campeonato da Europa de sub-21 integrou pela primeira vez 16 participantes e decorreu na Hungria e Eslovénia num formato desfasado, devido ao adiamento para este ano do Euro 2020, motivado pela pandemia de covid-19.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …