Cinco dicas para sobreviver aos Santos Populares

p_v a l d i v i e s o / Flickr

Convertendo a música de Lenita Gentil: o Santo António está a chegar; o São Pedro ainda vai começar; São João, São João, dá cá um guia de sobrevivência para nos Santos eu brincar. O Espalha-Factos dá-te cinco dicas para sobreviver nas festas dos Santos Populares.

A noite do dia 12 de junho em Lisboa é o auge da celebração do Santo António, mas também da confusão. Mais tarde, na noite de 23 de junho, o caos instala-se no Porto e além de rezar a São Pedro o melhor é prevenir.

1. Traçar o percurso

Andar de bairro em bairro pode não ser o programa ideal. A confusão das ruas faz com que o percurso entre bairros, que demoraria minutos num dia normal, acabe por demorar horas nas noites que antecedem o dia dos Santos padroeiros da cidade de Lisboa e Porto.

O melhor é guardar a energia para dançar num só bairro e traçar desde inicio com o grupo de amigos: onde apanhar os transportes (o carro é melhor esquecer em noite de Santos Populares), onde comer e o arraial onde ficar a dançar a noite toda.

2. Chegar cedo

Esta pode ser uma das dicas essenciais para começar a noite de uma forma tranquila. É a melhor forma de encontrar mesa – especialmente se for um grupo grande – e de aproveitar o bailarico.

3. Escolher onde comer e beber para poupar na carteira

O melhor nestes dias é sempre comparar preços. Seja o caldo verde, a sardinha assada, a bifana ou o chouriço assado, os preços diferem entre barraquinhas. Quanto ao vinho, cerveja ou até a ginjinha também podem diferir.

Seja para aquilo que fores comprar, o melhor é levar dinheiro, porque os multibancos fazem filas ou ficam mesmo sem dinheiro e os donos das barraquinhas agradecem os trocos.

4. Calçado

Confortável e fechado. São estes os principais requisitos. Se já não é agradável levar com pisadelas ou copos de cerveja entornados, o cenário piora se o calçado for aberto.

Para quem gosta de dançar e vai percorrer a calçada portuguesa e as colinas inclinadas dos bairros lisboetas, o melhor é esquecer os saltos altos e os ténis que fazem bolhas. Escolhe o calçado mais confortável.

5. Entrar no espírito dos Santos Populares

Apesar das dicas, é inevitável celebrar no meio da confusão. O melhor é ignorar os empurrões ou os desequilíbrios fruto de um copo de vinho a mais e aproveitar a fila de espera nas barraquinhas de comes e bebes (ou mesmo para as casas de banho públicas) para continuar a dançar ao som das músicas pimba.

Leva o essencial na carteira, a bateria 100% carregada – para ligar a um amigo sempre que o percas no meio da confusão, ou para chamar transporte para casa – e acima de tudo leva boa disposição.

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …