Cinco dicas para sobreviver aos Santos Populares

p_v a l d i v i e s o / Flickr

Convertendo a música de Lenita Gentil: o Santo António está a chegar; o São Pedro ainda vai começar; São João, São João, dá cá um guia de sobrevivência para nos Santos eu brincar. O Espalha-Factos dá-te cinco dicas para sobreviver nas festas dos Santos Populares.

A noite do dia 12 de junho em Lisboa é o auge da celebração do Santo António, mas também da confusão. Mais tarde, na noite de 23 de junho, o caos instala-se no Porto e além de rezar a São Pedro o melhor é prevenir.

1. Traçar o percurso

Andar de bairro em bairro pode não ser o programa ideal. A confusão das ruas faz com que o percurso entre bairros, que demoraria minutos num dia normal, acabe por demorar horas nas noites que antecedem o dia dos Santos padroeiros da cidade de Lisboa e Porto.

O melhor é guardar a energia para dançar num só bairro e traçar desde inicio com o grupo de amigos: onde apanhar os transportes (o carro é melhor esquecer em noite de Santos Populares), onde comer e o arraial onde ficar a dançar a noite toda.

2. Chegar cedo

Esta pode ser uma das dicas essenciais para começar a noite de uma forma tranquila. É a melhor forma de encontrar mesa – especialmente se for um grupo grande – e de aproveitar o bailarico.

3. Escolher onde comer e beber para poupar na carteira

O melhor nestes dias é sempre comparar preços. Seja o caldo verde, a sardinha assada, a bifana ou o chouriço assado, os preços diferem entre barraquinhas. Quanto ao vinho, cerveja ou até a ginjinha também podem diferir.

Seja para aquilo que fores comprar, o melhor é levar dinheiro, porque os multibancos fazem filas ou ficam mesmo sem dinheiro e os donos das barraquinhas agradecem os trocos.

4. Calçado

Confortável e fechado. São estes os principais requisitos. Se já não é agradável levar com pisadelas ou copos de cerveja entornados, o cenário piora se o calçado for aberto.

Para quem gosta de dançar e vai percorrer a calçada portuguesa e as colinas inclinadas dos bairros lisboetas, o melhor é esquecer os saltos altos e os ténis que fazem bolhas. Escolhe o calçado mais confortável.

5. Entrar no espírito dos Santos Populares

Apesar das dicas, é inevitável celebrar no meio da confusão. O melhor é ignorar os empurrões ou os desequilíbrios fruto de um copo de vinho a mais e aproveitar a fila de espera nas barraquinhas de comes e bebes (ou mesmo para as casas de banho públicas) para continuar a dançar ao som das músicas pimba.

Leva o essencial na carteira, a bateria 100% carregada – para ligar a um amigo sempre que o percas no meio da confusão, ou para chamar transporte para casa – e acima de tudo leva boa disposição.

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …