Cigarro eletrónico também mata

3

Kelly Hau / wikimedia

foto: Kelly Hau / wikimedia

foto: Kelly Hau / wikimedia

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) advertiu em comunicado para os perigos do cigarro eletrónico e para a incidência que este pode ter nas doenças respiratórias.

Considerada uma das principais causas da elevada incidência de doenças respiratórias, o cigarro electrónico, segundo a SPP, é “um pretexto para introduzir a nicotina no mercado”.

O cigarro eletrónico continua a dividir as opiniões no que se refere à sua utilização na cessação tabágica, ainda que o Parlamento Europeu (PE) proponha que os cigarros eletrónicos continuem a pertencer à categoria dos produtos de tabaco, em vez de serem equiparados a medicamentos.

A nicotina presente nos cigarros electrónicos, só por si não provoca danos a nível do aparelho respiratório, mas mantem os níveis de dependência dos indivíduos, dificultando a cessação tabágica.

A cessação tabágica foi um dos temas que esteve na base de alguns dos debates do XXIX Congresso de Pneumologia que decorre em Albufeira, no Algarve, desde sexta-feira, e que termina este domingo.

A discussão do primeiro dia do congresso incidiu sobre a cessação tabágica, considerada a única medida de tratamento efetiva para evitar a progressão e a incidência das doenças respiratórias.

O tabaco é um dos mais elevados fatores de risco das doenças respiratórias que matam anualmente 12% da população portuguesa e cinco milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a SPP.

/Lusa

3 Comments

  1. Essa notícia foi imediatamente desmentida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, e mesmo assim nunca foi dito que “Mata”!

    O título original era: “Sociedade Portuguesa de Pneumologia alerta para perigos do cigarro electrónico”.

    No esclarecimento é mesmo dito pela SPP: “…não existir qualquer relação entre a incidência de doenças respiratórias e o uso do cigarro electrónico.”

  2. Uso o cigarro electronico á mais ou menos 1 ano e meio e muito pelo contrario de que é dito aqui, sinto-me muito melhor fisicamente do que quando fumava o cigarro “normal”!!
    gostava de saber se alguem conhece alguma loja que venda e-liquidos da marca ego-green? uma amiga minha trouxe-me uns frascos da alemanha e adorei! posso mandar vir de lá através dela mas gostava de saber se existe alguma loja em portugal que trabalhe com esta marca?

  3. tudo muito vago ! as batatas fritas também matam ! a noticia tem de ser acertiva,pomos os dois no prato da balança ( cigarro comum e o cigarro eletrónico ) e comparamos com dados científicos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE