Cigarro eletrónico é menos perigoso mas não ajuda a deixar de fumar

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que quem usa o cigarro eletrónico é 28% menos propenso a deixar de fumar.

Para a pesquisa, foram analisadas 38 estudos que associam o uso de cigarros electrónicos ao abandono do hábito de fumar entre adultos, incluindo estudos observacionais e clínicos.

Fizeram parte da análise tanto fumadores que queriam deixar o vício como também outros, que não pretendiam deixar de fumar.

Os investigadores chegaram a duas conclusões.

Em primeiro lugar, concluíram que os não-fumadores que durante o estudo usaram cigarros electrónicos eram mais propensos a ser fumadores, um ano mais tarde, do que os não fumadores que não usaram cigarros electrónicos.

Em segundo lugar, concluíram que os fumadores que usaram cigarros electrónicos durante o estudo eram mais propensos a ser fumadores um ano mais tarde, do que os fumadores que não usaram cigarros electrónicos.

Ou seja, o cigarro electrónico aumentou a probabilidade de os participantes serem fumadores um ano mais tarde, quer fossem ou não fumadores à partida.

“Não há dúvida de que uma passa num cigarro electrónico é menos perigosa do que uma passa num cigarro convencional”, diz Stanton Glantz, co-autor do estudo.

“Mas o mais perigoso do cigarro electrónico, contudo, é o facto de poder manter uma pessoa a fumar os cigarros tradicionais”, diz o investigador.

Ao contrário do cigarro convencional, o electrónico não é feito de tabaco. Embora contenha nicotina, não tem as substâncias cancerígenas do cigarro comum, como o alcatrão e os derivados do benzeno.

Com estas características, para muita gente que não consegue deixar de fumar, o cigarro electrónico representa a possibilidade de, pelo menos, fumar sem se contaminar com substâncias altamente tóxicas.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …

Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma publicado. O decreto-lei, esta terça-feira publicado em …

Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor. Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, …

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …

Nem senhoras, nem senhores. Japan Airlines vai abolir expressões de género

A habitual saudação "senhoras e senhores" da companhia aérea japonesa vai ser substituída por saudações neutras relativamente ao género como, por exemplo, "bom dia" e "boa noite". Segundo o jornal The Telegraph, a Japan Airlines vai …

Centeno pediu e Marcelo recebeu o governador do Banco de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta segunda-feira à tarde, a pedido deste. O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta segunda-feira à tarde, no Palácio …

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …