Cientistas vão contar crias de cegonhas para perceber a taxa de natalidade

Uma cegonha que construiu o ninho num poste de eletricidade

Um projeto sobre biodiversidade, que junta a empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) e a Universidade do Porto, vai atuar na minimização de impactos ambientais, com ações como uma contagem de cegonhas bebés, com colaboração dos cidadãos.

Entre as áreas abrangidas pela Cátedra REN em Biodiversidade, ministrada na Universidade do Porto e financiada pela Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), está a monitorização, minimização e compensação da atividade, a ecologia populacional e a promoção da cidadania na ciência.

Visando promover a participação de cidadãos em estudos científicos, está previsto para o início da primavera o desenvolvimento de um projeto-piloto de “contagem de crias de cegonhas para perceber a taxa de natalidade” da espécie, disse à agência Lusa Francisco Moreira, o investigador responsável pela cátedra na Universidade do Porto, cujo I Simpósio aconteceu esta quinta-feira, no Porto.

A instalação de postos de eletricidade, de alta e média tensão, por todo o país, tem consequências negativas nas espécies, principalmente nas aves, que chocam com as linhas elétricas, e nas plantas, já que exige a delimitação de uma faixa de segurança no terreno, por exemplo, mas também pode ter efeitos positivos.

Atualmente, “25% da população de cegonhas portuguesas constroem os seus ninhos em postes elétricos de alta e muito alta tensão”, destacou o investigador.

Francisco Parada, responsável pelo departamento de qualidade, ambiente e segurança da REN disse que o trabalho feito pela empresa sobre impactos ambientais já interessou as suas congéneres, muitas delas, como a francesa, a enfrentar problemas semelhantes.

A REN “promove estudos de impacto ambiental e monitorizações ambientais, principalmente da avifauna, associadas ao impacto da sua atividade e há elevada quantidade de informação recolhida ao longo dos anos que poderá ser sistematizado e aplicado” com autoridades, parceiros, universidades, organizações não-governamentais e comunidade, explicou.

Além do projeto-piloto para contagem de crias de cegonhas, está também prevista a criação de um manual de boas práticas, com “uma revisão do que se faz e uma tentativa de melhoria dos procedimentos normais no contexto do impacto ambiental, aproveitando a atualização da informação científica relacionada com a existência da cátedra”, explicou Francisco Moreira.

Realçando a importância da interação entre universidades e empresas para o desenvolvimento de investigação científica aplicada à resolução de problemas reais, no terreno, o cientista referiu que estão a ser realizados trabalhos relacionados com os dispositivos anti-colisão, para as aves.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …