Cientistas usam satélites para encontrar parasitas

d.r. Stuart Hay / anu.edu.au

O professor Archie Clements, da Australian National University

Uma equipa de investigação está a recorrer a dados recolhidos por satélite para identificar parasitas causadores de doenças mortais.

Esta inusitada pesquisa está a decorrer na Universidade Nacional da Austrália e envolve uma equipa multifacetada, constituída por profissionais de diversas áreas, que cruzam informações relevantes, obtidas através de satélite, para prever os padrões de certas doenças causadas por parasitas, como é o caso da malária.

“Algumas doenças são altamente sensíveis aos seus ambientes, especialmente as doenças parasitárias. Com sensores remotos, podem-se identificar locais onde a doença floresce”, esclarece o líder do projecto, o professor Archie Clements, da Universidade Nacional da Austrália, em declarações divulgadas no site da instituição.

Os detalhes obtidos via satélite, nomeadamente alusivos à temperatura, à precipitação, à vegetação e ao uso do terreno, são cruzados com dados de saúde num sistema de informação geográfica (GIS).

“O resultado são mapas que ficam acessíveis aos países com capacidade limitada para gerirem dados de doença, moldados às suas necessidades locais”, explica o professor que é director da Escola de Pesquisa da Saúde da População.

Archie Clements nota ainda que este tipo de informação “é útil para os tomadores de decisões, ajudando-os a garantir recursos escassos para onde são mais precisos”.

As doenças parasitárias afectam milhões de pessoas todos os anos, nomeadamente nos países mais pobres do mundo. E são precisamente estes que podem beneficiar com o peculiar sistema de detecção de doenças provocadas por parasitas.

Os investigadores do projecto salientam o desejo de causarem “um impacto significativo no mundo real e salvar muitas vidas”, conforme atesta Archie Clements.

Até agora, a equipa já fez reconhecimentos da malária no Butão, em Vanuatu e nas Ilhas Salomão e espera estender o mapeamento para países maiores.

Também foram feitas previsões para doenças como as lombrigas em países como a China e as Filipinas.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Notícia de última hora: A Universidade Nacional da Austrália acaba de comunicar uma concentração muito anormal de parasitas. Esta concentração afecta milhões de Portugueses todos os dias. As autoridades dão indicação para a população se afastar do local e evitar contacto com os infectados.
    As coordenadas deste surto de parasitas são:
    Latitude: 38°42’45.29″N – Longitude: 9° 9’14.22″W

RESPONDER

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …

Vacina da Moderna confere imunidade de pelo menos três meses

Um novo estudo publicado esta quinta- feira, mostra que a vacina da Moderna contra a covid-19, que recentemente demonstrou ter 94 por cento de eficácia, faz com que o sistema imunológico humano produza anticorpos que …