Cientistas usam satélites para encontrar parasitas

1

d.r. Stuart Hay / anu.edu.au

O professor Archie Clements, da Australian National University

Uma equipa de investigação está a recorrer a dados recolhidos por satélite para identificar parasitas causadores de doenças mortais.

Esta inusitada pesquisa está a decorrer na Universidade Nacional da Austrália e envolve uma equipa multifacetada, constituída por profissionais de diversas áreas, que cruzam informações relevantes, obtidas através de satélite, para prever os padrões de certas doenças causadas por parasitas, como é o caso da malária.

“Algumas doenças são altamente sensíveis aos seus ambientes, especialmente as doenças parasitárias. Com sensores remotos, podem-se identificar locais onde a doença floresce”, esclarece o líder do projecto, o professor Archie Clements, da Universidade Nacional da Austrália, em declarações divulgadas no site da instituição.

Os detalhes obtidos via satélite, nomeadamente alusivos à temperatura, à precipitação, à vegetação e ao uso do terreno, são cruzados com dados de saúde num sistema de informação geográfica (GIS).

“O resultado são mapas que ficam acessíveis aos países com capacidade limitada para gerirem dados de doença, moldados às suas necessidades locais”, explica o professor que é director da Escola de Pesquisa da Saúde da População.

Archie Clements nota ainda que este tipo de informação “é útil para os tomadores de decisões, ajudando-os a garantir recursos escassos para onde são mais precisos”.

As doenças parasitárias afectam milhões de pessoas todos os anos, nomeadamente nos países mais pobres do mundo. E são precisamente estes que podem beneficiar com o peculiar sistema de detecção de doenças provocadas por parasitas.

Os investigadores do projecto salientam o desejo de causarem “um impacto significativo no mundo real e salvar muitas vidas”, conforme atesta Archie Clements.

Até agora, a equipa já fez reconhecimentos da malária no Butão, em Vanuatu e nas Ilhas Salomão e espera estender o mapeamento para países maiores.

Também foram feitas previsões para doenças como as lombrigas em países como a China e as Filipinas.

SV, ZAP

1 Comment

  1. Notícia de última hora: A Universidade Nacional da Austrália acaba de comunicar uma concentração muito anormal de parasitas. Esta concentração afecta milhões de Portugueses todos os dias. As autoridades dão indicação para a população se afastar do local e evitar contacto com os infectados.
    As coordenadas deste surto de parasitas são:
    Latitude: 38°42’45.29″N – Longitude: 9° 9’14.22″W

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.