Cientistas traduzem gestos de comunicação de chimpanzés

1

William Warby / Flickr

-

Um grupo de cientistas afirma ter traduzido o significado de gestos que os chimpanzés selvagens usam para comunicar entre si.

Segundo a investigação, os animais usam um conjunto de 66 gestos para transmitir 19 mensagens específicas. A descoberta foi feita acompanhando e filmando comunidades de chimpanzés no Uganda, e depois de analisar mais de 5 mil casos dessas interacções.

A cientista Catherine Hobaiter, que liderou a investigação, afirma que esta é a única forma de comunicação intencional a ser registada no reino animal.

Apenas os seres humanos e os chimpanzés, segundo a investigadora, têm um sistema de comunicação em que deliberadamente enviam uma mensagem para outro indivíduo.

“Isso é o que é tão surpreendente nos gestos dos chimpanzés”, disse à BBC. “Estes gestos são a única coisa que se parece com a linguagem humana”.

A pesquisa foi publicada na revista Current Biology.

Grito ou sinal?

Embora uma pesquisa anterior tenha revelado que os macacos conseguem compreender informações complexas a partir da chamada de outro animal, os mesmos não parecem usar as vozes

intencionalmente para comunicar mensagens.

Esta foi uma diferença crucial entre as chamadas e os gestos, disse a investigadora.

“É quase como se pegasse numa chávena de café quente e gritasse”, disse.

“Disso, eu posso entender que o café está quente, mas não necessariamente que você tinha a intenção de me comunicar isso.”

Sinais subtis

Alguns dos gestos dos chimpanzés, dizem os investigadores, são inequívocos, utilizados de forma consistente para transmitir um significado.

Por exemplo, quando um chimpanzé muito obviamente dá pequenas mordidas em folhas de árvore, significa exclusivamente o desejo de provocar atenção sexual.

Outros sinais, porém, parecem ser ambíguos. Uma pegada, por exemplo, é usada para: “pára com isso”, “sobe para cima de mim” e “afasta-te”.

Embora diversos gestos sejam muito subtis, algumas das imagens captadas pelos cientistas mostram muito claramente o que os chimpanzés querem transmitir.

Num vídeo, uma mãe apresenta o seu pé aos seus filhos choramingando, indicando: “Sobe para cima de mim”. O mais jovem salta imediatamente para as costas da sua mãe e eles caminham juntos.

“A grande mensagem do (estudo) é que há outra espécie em que a comunicação tem significado, não sendo exclusiva para os seres humanos“, disse a cientista.

“Eu não acho que estamos tão afastados como talvez gostamos de pensar. Mas, também, os chimpanzés são mais próximos de nós do que o resto dos grandes macacos, por isso faz sentido que nós sejamos incrivelmente semelhantes a eles de muitas formas”, disse.

A bióloga evolucionista Susanne Shultz, da Universidade de Manchester, afirmou que o estudo é louvável na tentativa de preencher as lacunas do nosso conhecimento sobre a evolução da linguagem humana. Contudo, acrescenta que os resultados foram “um pouco decepcionantes”.

“A imprecisão dos significados dos gestos sugere ou que os chimpanzés têm pouco para comunicar entre si, ou que ainda nos faltam muitas das informações contidas nos seus gestos e acções”, afirmou.

“Além disso, os significados parecem não ir além do que outros animais menos sofisticados transmitem com a comunicação não-verbal. Dessa forma, parece que o abismo permanece”.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.