Cientistas surpreendidos com inesperadas regras matemáticas nos anéis de Saturno

NASA

Os cientistas descobriram que a distribuição das partículas dos anéis de Saturno segue uma regra de 3

Há muito tempo que se sabe que Saturno tem anéis, mas as partículas no seu interior, que se empurram e colidem, viajando a uma velocidade vertiginosa, de forma aparentemente aleatória, eram um mistério. Agora, uma nova teoria matemática traz ordem ao caos.

Um grupo de físicos, matemáticos e astrónomos explicou como a distribuição de tamanho das diferentes partículas dos anéis de Saturno, que vão desde centímetros a dez metros, segue uma ordem muito simples.

A teoria não só esclarece a estabilidade dos anéis de Saturno, como pode revelar mais sobre as idades e condições de outros planetas e asteróides que também possuem anéis.

Saturno é cercado por anéis imensos, construídos com pedaços de água congelada, com uma pitada de material rochoso. Os anéis podem atingir um diâmetro de 300 mil quilómetros, e as partículas podem viajar a milhares de quilómetros por hora.

Os investigadores descobriram que as partículas dos anéis são soltas e porosas. Quando duas partículas se chocam, se estiverem a mover-se de forma suficientemente lenta, fundem-se numa só. Mas, se estiverem a mover muito rapidamente, destroem-se.

O novo modelo mostra matematicamente como este comportamento simples está de acordo com a distribuição estranhamente exacta dos tamanhos de partículas nos anéis.

Uma Regra de 3

Desde os anos 1980 que os investigadores observam uma relação estrita nos tamanhos das partículas nos anéis de Saturno, que segue aproximadamente uma “lei do cubo inverso”.

Por exemplo, uma partícula que seja duas vezes maior do que outra será oito vezes menos comum, e uma partícula três vezes maior será 27 mais rara.

Os cientistas descobriram que a distribuição das partículas de acordo com seu tamanho também segue de forma semelhante esta regra de 3 (entre 2,75 e 3,5).

NASA

Conceito artístico das partículas no interior dos anéis de Saturno

Conceito artístico das partículas no interior dos anéis de Saturno

A regra é ainda mais ampla do que os investigadores inicialmente pensaram: há apenas dois anos, descobriram que os asteróides têm anéis também. Chariklo e Chiron, por exemplo, seguem o modelo de Saturno.

Esses asteróides são muito menores do que o planeta, mas os seus anéis são não só parecidos, como têm distribuições similares de partículas, o que sugere que o modelo é bastante universal.

No entanto, ele pode não se aplicar a sistemas com um número excessivo de colisões ou com muito poucas colisões e, portanto, mais investigação observacional seria necessária para ver quais sistemas de anéis são contrários ao modelo.

Como se formam os anéis

O modelo também pode ensinar mais aos investigadores sobre planetas e asteroides.

“Agora sabemos como os anéis parecem ser constituídos. Suponha que descobrimos novos anéis, num outro planeta. Apenas pela medição da distribuição do tamanho das partículas no anel, podemos dizer se ele é jovem ou se já teve algum impacto catastrófico no passado”, diz Nikolai Brilliantov, matemático da Universidade de Leicester, em Inglaterra, e principal autor do estudo.

“Se a distribuição segue a regra do cubo inverso, não aconteceu nada no planeta nos últimos 10 mil anos”, explica Brilliantov ao Space.com.

NASA

De longe, os anéis de Saturno parecem uma coisa sólida, homogénea e contínua.

Além disso, ao observar o tamanho máximo das partículas, os investigadores podem ser capazes de aprender mais sobre as substâncias a partir das quais os anéis se formam.

Segundo Jeff Cuzzi, cientista da missão Cassini, que não esteve envolvido no estudo, o novo trabalho confirma pesquisas anteriores sobre como os anéis de Saturno se formam, e descreve-o num sentido matemático mais geral.

“A conclusão geral até à data éde que as partículas são soltas e não sólidas, e que as distribuições de tamanho que vemos não são primordiais, mas são altamente evoluídas por dinâmicas locais”, explica Cuzzi.

À medida que os anéis distantes de outros planetas e asteróides venham a ser medidos, a equipa vai ter mais dados para alimentar o modelo.

Os anéis de Saturno chegaram a um estado estável, mas outros anéis no universo podem não estar tão bem estabilizados.

Brilliantov diz que o próximo passo é agora aprofundar como os anéis evoluem com o tempo para chegar a um equilíbrio.

“No nosso sistema solar, há uma grande quantidade de anéis que não foram explorados”, explica, “e se tivermos informações suficientes, podemos aplicar uma teoria mais complexa, mais bonita e mais abrangente a esses sistemas”.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …