Cientistas russos criam medicamento revolucionário contra o cancro de pele

Edgepath / Flickr

Melanoma maligno, padrão de propagação superficial

Melanoma maligno, padrão de propagação superficial

Uma equipa de investigadores da BIOKAD, uma farmacêutica de São Petersburgo, criou um medicamento inovador na luta contra o melanoma, que estimula a destruição do tumor por parte do sistema imunitário do paciente sem afectar os tecidos saudáveis.

Os médicos consideram que o novo medicamento, o BCD-100, será um avanço na terapêutica deste tipo de cancro.

O melanoma é o mais perigoso dos cancros de pele. Apesar de ser diagnosticado só em 4% dos casos, é letal em 80% dos pacientes.

Os doentes com melanoma em fase avançada morrem meio ano após o diagnóstico. Mas graças ao novo medicamento da BIOKAD, até nestes casos é possível travar o desenvolvimento da doença e prolongar a vida dos pacientes.

A acção do medicamento passa por desbloquear o sistema imunitário do doente, para que comece desde o início a combater o tumor, contou à RVR o vice-presidente da BIOKAD, Roman Ivanov.

“Para o sistema imunitário do organismo, o tumor é um corpo estranho, como um vírus ou bactéria. Normalmente, as células malignas do organismo espalham-se e destroem o sistema imunitário. Em casos raros, elas encontram formas de ‘sair’, e desenvolve-se a doença oncológica”, explica Ivanov.

roman-ivanov / LinkedIn

Roman Ivanov, vice-presidente e director médico da BIOKAD

Roman Ivanov, vice-presidente e director médico da BIOKAD

“Um dos mecanismos fundamentais da doença é a interacção das células cancerígenas com a proteína PD- 1, que ‘desliga’ o sistema imunitário da pessoa. Se bloquearmos essa proteína, o sistema imunitário ‘acorda’, originando uma grande remissão nos doentes”.

Os medicamentos actualmente ao dispor dos cientistas não permitem uma luta eficiente contra a doença. O efeito clínico sobre o crescimento da metástase chega a apenas 10% dos casos. Mas o recurso a bloqueadores da PD-1 leva à paragem do crescimento do tumor em 40% dos pacientes.

É por esse motivo que a orientação para o sistema imunitário do doente é a orientação mais vanguardista da farmacologia actual, defende Roman Ivanov.

“O futuro está nestas terapias, porque o tumor ganha rapidamente resistência a medicamentosa. Cresce e sofre mutações, desenvolve os seus próprios mecanismos de ‘defesa’ face aos medicamentos”, explica Ivanov.

“O sistema imunitário é a melhor resposta na luta com as células cancerígenas”, conclui o cientista.

Os testes pré-clínicos do medicamento vão começar em 2015, e deverá estar disponível no mercado em 2018.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …