Cientistas revelam as 12 maiores ameaças à civilização humana

2

State Farm / Wikimedia

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, elaborou uma lista de 12 causas que podem aniquilar por completo a civilização humana do planeta Terra.

Esta lista, elaborada por cientistas ligados à Fundação Desafios Globais e ao Instituto para o Futuro da Humanidade, ambas vinculadas à Universidade de Oxford, pretende “fornecer quantificações iniciais brutas quanto às probabilidades destes impactos” passíveis de acabarem com a raça humana, conforme apontam os investigadores envolvidos.

Eis a lista das 12 causas que estes estudiosos acreditam poder representar o fim da humanidade:

Mudanças climáticas extremas
Guerra nuclear
Pandemia global
Impacto de um grande asteróide
Super vulcão
Catástrofe ecológica
Catástrofe global do sistema político e económico
Biologia sintética (um agente patogénico criado por alguém com más intenções)
Nanotecnologia
Inteligência Artificial
Futura má liderança dos governos a nível global
Consequências desconhecidas

Os cientistas envolvidos nesta investigação salientam que esta lista, explicada num relatório que pode ser consultado online, pretende ser uma “avaliação científica sobre a possibilidade do esquecimento”.

Alegam também que a pesquisa visa abordar “como um melhor entendimento da magnitude dos desafios pode ajudar o mundo a lidar com os riscos que enfrenta e como pode ajudar a criar um caminho em direcção a um desenvolvimento mais sustentável”.

Além disso, pretende-se com isto despoletar uma “chamada para a acção” e inspirar o diálogo e uma colaboração global em torno do futuro da humanidade.

d.r. globalchallenges.org

-

SV, ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.