Cientistas descobrem quão líquido pode ser um líquido

Uma equipa de cientistas da Queen Mary University of London e a Russian Academy of Sciences encontraram um limite de quão líquido pode ser um líquido.

A viscosidade, a medida de quão líquido pode ser um fluído, é uma propriedade que experimentamos diariamente quando enchemos uma chaleira, tomamos um banho, derramamos óleo de cozinha ou nos movemos pelo ar.

Sabemos que os fluídos ficam mais espessos quando arrefecidos e líquidos quando aquecidos, mas qual é o limite do líquido se o continuarmos a aquecer?

Eventualmente, o líquido ferve e torna-se um gás ou uma substância densa semelhante a gás se aquecido a alta pressão. No ponto em que transita entre o estado líquido e o gás, está o valor mínimo de viscosidade.

A viscosidade é considerada impossível de calcular a partir da teoria porque depende fortemente da estrutura, composição e interações líquidas, bem como das condições externas.

Apesar dessa dificuldade, os investigadores desenvolveram uma equação para o fazer. No estudo, publicado em abril na revista científica Science Advances, os cientistas mostram que duas constantes físicas fundamentais governam o quão líquido pode ser um líquido.

A equação relaciona o valor mínimo da viscosidade elementar (o produto da viscosidade e o volume por molécula) à constante de Planck, que governa o mundo quântico, e a proporção de massa protão-eletrão adimensional.

“Este resultado é surpreendente. A viscosidade é uma propriedade complicada que varia fortemente para diferentes líquidos e condições externas. No entanto, os nossos resultados mostram que a viscosidade mínima de todos os líquidos é simples e universal”, disse Kostya Trachenko, da Queen Mary University of London e principal autora do estudo, em comunicado.

Este limite pode ser aplicado quando for necessário um novo fluído para um processo químico, industrial ou biológico com baixa viscosidade. Um exemplo em que isso é importante é o uso recente de fluídos supercríticos para formas ecológicas e ambientalmente limpas de tratar e dissolver produtos residuais complexos.

Nesse caso, o limite fundamental descoberto fornece um guia teórico útil sobre o que procurar. Além disso, também nos diz que não devemos desperdiçar recursos tentando superar o limite fundamental, porque as constantes da Natureza moldarão a viscosidade nesse ponto ou acima dele.

“Há indicações de que o limite inferior fundamental da viscosidade do líquido pode estar relacionado com áreas muito diferentes da Física: buracos negros e o novo estado da matéria, quark plasma de gânglio, que aparece em temperaturas e pressões muito altas. Explorar e apreciar essas e outras conexões é o que torna a ciência cada vez mais emocionante”, concluiu Vadim Brazhkin, da Russian Academy of Sciences e co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …