Cientistas descobrem quão líquido pode ser um líquido

Uma equipa de cientistas da Queen Mary University of London e a Russian Academy of Sciences encontraram um limite de quão líquido pode ser um líquido.

A viscosidade, a medida de quão líquido pode ser um fluído, é uma propriedade que experimentamos diariamente quando enchemos uma chaleira, tomamos um banho, derramamos óleo de cozinha ou nos movemos pelo ar.

Sabemos que os fluídos ficam mais espessos quando arrefecidos e líquidos quando aquecidos, mas qual é o limite do líquido se o continuarmos a aquecer?

Eventualmente, o líquido ferve e torna-se um gás ou uma substância densa semelhante a gás se aquecido a alta pressão. No ponto em que transita entre o estado líquido e o gás, está o valor mínimo de viscosidade.

A viscosidade é considerada impossível de calcular a partir da teoria porque depende fortemente da estrutura, composição e interações líquidas, bem como das condições externas.

Apesar dessa dificuldade, os investigadores desenvolveram uma equação para o fazer. No estudo, publicado em abril na revista científica Science Advances, os cientistas mostram que duas constantes físicas fundamentais governam o quão líquido pode ser um líquido.

A equação relaciona o valor mínimo da viscosidade elementar (o produto da viscosidade e o volume por molécula) à constante de Planck, que governa o mundo quântico, e a proporção de massa protão-eletrão adimensional.

“Este resultado é surpreendente. A viscosidade é uma propriedade complicada que varia fortemente para diferentes líquidos e condições externas. No entanto, os nossos resultados mostram que a viscosidade mínima de todos os líquidos é simples e universal”, disse Kostya Trachenko, da Queen Mary University of London e principal autora do estudo, em comunicado.

Este limite pode ser aplicado quando for necessário um novo fluído para um processo químico, industrial ou biológico com baixa viscosidade. Um exemplo em que isso é importante é o uso recente de fluídos supercríticos para formas ecológicas e ambientalmente limpas de tratar e dissolver produtos residuais complexos.

Nesse caso, o limite fundamental descoberto fornece um guia teórico útil sobre o que procurar. Além disso, também nos diz que não devemos desperdiçar recursos tentando superar o limite fundamental, porque as constantes da Natureza moldarão a viscosidade nesse ponto ou acima dele.

“Há indicações de que o limite inferior fundamental da viscosidade do líquido pode estar relacionado com áreas muito diferentes da Física: buracos negros e o novo estado da matéria, quark plasma de gânglio, que aparece em temperaturas e pressões muito altas. Explorar e apreciar essas e outras conexões é o que torna a ciência cada vez mais emocionante”, concluiu Vadim Brazhkin, da Russian Academy of Sciences e co-autor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …

Hospitais britânicos preparam-se para receber vacina Pfizer a 7 de dezembro

Os hospitais britânicos foram instruídos a estarem preparados para receber a vacina contra a covid-19 em menos de 10 dias. As equipas dos hospitais públicos do Reino Unido devem ter as equipas preparadas para começar a …