Cientistas portugueses descobrem como reverter o envelhecimento

Patrick / Flickr

Uma equipa de cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes descobriu ser possível reverter o envelhecimento, revertendo células adultas em células estaminais.

Cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes descobriram que a manipulação de um gene ajudou a reverter o envelhecimento celular, num estudo com células da pele de ratos, publicado na revista Nature Communications.

A equipa, coordenada pelos investigadores Bruno de Jesus e Maria do Carmo-Fonseca, verificou que um determinado gene se exprimia mais em células velhas. Assim, os cientistas questionaram-se se “a diminuição dos níveis deste gene nas células velhas” se traduziria num “comportamento idêntico” destas células “ao das células novas”.

O estudo concluiu que sim. Segundo Bruno de Jesus, que trabalha no laboratório de regeneração genética do IMM, à medida que se envelhece “há uma barreira” na reversão de uma célula adulta para uma célula estaminal – a célula que é capaz de se diferenciar noutras células.

Pelo contrário, com uma célula nova, esse processo de reversão é conseguido, adiantou Bruno de Jesus à agência Lusa.

Os investigadores comprovaram este mecanismo através de células retiradas da pele de ratos mais velhos e mais novos. Ao reduzir o gene expresso nas células dos ratinhos envelhecidos, a equipa conseguiu “reverter células adultas em células estaminais“.

Uma vez que as células estaminais têm a capacidade de se diferenciar e autorrenovar, este estudo pode ser útil para se perceber, travando a ação desse gene nas células velhas, se estas, ao ‘se transformarem’ em células estaminais, podem substituir células destruídas e regenerar tecidos.

Citado em comunicado pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Bruno de Jesus afirma que “estes resultados são um importante avanço no sentido de virmos a ser capazes de regenerar tecidos doentes em pessoas idosas“.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …

Os lobos de Yukon mudaram a dieta para sobreviver à extinção da Idade do Gelo

Os lobos cinzentos (Canis lupus) do território de Yukon, no Canadá, sobreviveram à extinção no final da última Idade do Gelo adaptando a sua dieta ao longo de milhares de anos. Os lobos cinzentos estão entre …

Termina esta sexta-feira 2.ª fase de adesão a medidas voluntárias na TAP

Termina esta sexta-feira a segunda e última fase de adesão a medidas voluntárias para os trabalhadores da TAP, depois de a companhia ter concedido mais uma semana aos colaboradores para analisarem as opções. A TAP anunciou …