Cientistas estão mais perto de descobrir a cura para a calvície

Cientistas do RIKEN Center for Biosystems Dynamics Research, no Japão, encontraram uma forma de regenerar cabelo através de células estaminais.

O processo de crescimento do cabelo é cíclico e contínuo: cresce, cai e, depois, volta a crescer. Isto significa que, para um tratamento de regeneração capilar ser bem-sucedido, precisaria de produzir cabelo que também fosse capaz de se “reciclar”.

A equipa de cientistas, liderada por Takashi Tsuji, usou 220 combinações diferentes de ingredientes e cultivou células estaminais do pelo e dos bigodes de ratos em NFFSE – um tipo de colagénio -, para perceber se estas poderiam produzir cabelos “cíclicos”.

Os investigadores observaram, então, o cabelo regenerado durante várias semanas e descobriram que 81% dos folículos capilares criados em NFFSE passaram por, pelo menos, três ciclos e produziram cabelo normal. Por outro lado, 79% dos folículos cultivados noutro meio apenas passaram por um ciclo capilar.

De acordo com o Interesting Engeneering, através da parte externa das células, a equipa descobriu ainda que o ciclo mais eficaz estava relacionado com a adição de células Itgβ5.

“Descobrimos que quase 80% dos folículos atingiram os três ciclos capilares quando Itgβ5 foi injetada no folículo capilar epitelial, explicou o também autor Makoto Takeo, em comunicado.

“Por outro lado, apenas 13% [dos folículos] alcançaram os três ciclos quando Itgβ5 não estava presente”, disse, explicando que a análise também mostrou que essas células estão naturalmente localizadas na parte superior da região protuberante do folículo piloso.

“O nosso sistema de cultura estabelece um método para regeneração cíclica de folículos capilares a partir de células estaminais de folículos capilares”, acrescentou, “e irá ajudar a fazer com que a terapia de regeneração de folículos capilares seja uma realidade num futuro próximo”.

A próxima etapa do processo são os ensaios clínicos em seres humanos e, se forem bem-sucedidos, será um passo para a comunidade científica ficar mais próxima de desenvolver uma forma de combater a calvície.

O estudo foi publicado no dia 10 de fevereiro na revista Nature.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

          • Curioso!
            Eu tenho formação na área da biologia e estou habituado a usar e a ver ser usado esses termos indistintamente em Portugal.
            Pode indicar-me onde se está a basear para afirmar que células-tronco não é um termo usado em Portugal?

            • Caro leitor,
              No Brasil o termo utilizado é “células tronco”.
              Em Portugal, tal como referimos, o termo mais indicado e mais utilizado é “células estaminais”.
              Se fizer uma pesquisa no Google de “células tronco” no domínio .br, encontra 459 mil resultados. No domínio .pt, apenas 18 mil.
              Se fizer uma pesquisa no Google de “células estaminais” no domínio .br, encontra 43 mil resultados. No domínio .pt, encontra 95 mil resultados.
              Restringindo ainda a pesquisa ao domínio de uma universidade portuguesa, por exemplo a UP, encontra 1340 resultados de “células estaminais”, e 316 resultados de “células tronco” — dos quais 90 pudemos perceber que são relativos a um estudo de uma estudante brasileira.
              Em Portugal, o termo “células tronco” é efetivamente usado, mas é mais comum e aparentemente mais indicado o termo “células estaminais” — razão pela qual o adotamos habitualmente no ZAP.

  1. Pois, é bom saber que os cientistas estão mais perto de descobrir a cura para a calvície. Daqui a 20 ainda ainda estarão mais perto (tal como estamos agora mais perto do que há 20 anos)!
    Frequentemente, a ciência tem esta coisa boa: estamos sempre mais perto, sempre mais perto…

    • Pois, a ciência tem essa coisa boa de ter estado sempre mais perto, sempre mais perto, até descobrir as coisas todas que nas últimas décadas / centenas de anos tornaram a nossa vida melhor (ou pior).
      Por exemplo, a ciência esteve sempre mais perto, sempre mais perto, de descobrir tudo o que era necessário para fazer computadores. E esteve sempre mais perto, sempre mais perto de descobrir tudo o que era necessário para fazer a Internet. Até que descobriu. Para que hoje possamos todos vir aqui dizer que a ciência está sempre mais perto, sempre mais perto…

  2. A cura para a calvície, já foi anunciada várias vezes, e há um bom par de anos já havia inclusive, um laboratório a preparar-se para lançar o produto no mercado……..afinal é sempre tudo “treta” ou há um lobby dos implantes?????
    É cada vez mais difícil no mundo de hoje dar crédito à informação!!

  3. ZAP, infelizmente para os autores, este paper não foi publicado na Nature mas sim numa revista do grupo, que é como se fosse a gama de entrada do grupo com publicação paga e facilitada. Provavelmente este trabalho foi submetido a revisão de pares em revistas com maior fator de impacto e não foi aceite e por isso optaram pela scientific reports que é do grupo nature mas uma openacess. Sei que para o leigo parece um preciosismo, mas é como comparar o valor do Mercedes classe A com o SLS, já que são ambos Mercedes.

    • Caro leitor,
      Tem razão, a maior parte dos artigos publicados na revista Nature são normalmente publicados em cadernos ou revistas especializadas da Nature. Algumas destas são open access, o que, por si só, não implica a invalidade do estudo ou das suas conclusões, cujo conteúdo está aberto ao escrutínio dos leitores — sejam eles leigos ou entendidos na matéria.

  4. A “ciência” …. essa coisa vista por muitos como fosse um deus….
    Quantos estudos sobre a calvície foram lavrados e que colheitas?? Basta ver…. desde da questão genética, ambiental e de regime alimentar, tudo foi escrito… mas nada mudou… é uma questão de dinheiro.

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …