/

Cientistas mexicanos criam “molécula-espia” para rastrear petróleo nas jazidas

1

Com o objetivo de obter petróleo da forma mais ecológica possível, os cientistas mexicanos conseguiram desenvolver uma molécula especial para utilização nas jazidas de petróleo, que permite revelar como se deslocam os fluidos a 2,5 mil metros de profundidade.

A molécula, que é inócua, biodegradável e capaz de ser detetada em concentrações mínimas, consiste num anel de benzeno que contém tricloro e sal de anilínio, com uma parte fluorada.

O projeto está a ser realizado por especialistas da Faculdade de Química da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). O grupo de cientistas espera desta forma contribuir para oferecer combustíveis de melhor qualidade.

Esta molécula, que também é resistente à salinidade, altas temperaturas e pressão, já foi testada e está em processo de obtenção da patente, tanto no México. como nos EUA, informou a Agência Mexicana de Pesquisa e Desenvolvimento (INVDES).

O químico José Fernando Barragán explicou que “várias substâncias químicas podem aumentar a produção onde o petróleo já não flui para a superfície”, embora para isso “seja necessário primeiro conhecer a estrutura e as características das jazidas”.

A nova molécula deposita-se no fundo das jazidas e “através do seu seguimento” permite saber “para onde se movem os fluidos”, e “projetar as seguintes etapas de extração”, explicou.

“Com esses resultados, tornamo-nos parte dos mais avançados em desenvolvimento de tecnologias. Agora estamos a trabalhar numa segunda versão do mesmo rastreador”, concluiu o especialista mexicano.

1 Comment

  1. Que interessantes seriam os mesmos esforços e gastos em procurar optimizar energias renováveis os modos de neutralizar poluentes na atmosfera ou superfície… em vez de prolongar o uso de algo que tem destruído o planeta… ? Ou será só a minha opinião?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.