Cientistas mexicanos criam “molécula-espia” para rastrear petróleo nas jazidas

Com o objetivo de obter petróleo da forma mais ecológica possível, os cientistas mexicanos conseguiram desenvolver uma molécula especial para utilização nas jazidas de petróleo, que permite revelar como se deslocam os fluidos a 2,5 mil metros de profundidade.

A molécula, que é inócua, biodegradável e capaz de ser detetada em concentrações mínimas, consiste num anel de benzeno que contém tricloro e sal de anilínio, com uma parte fluorada.

O projeto está a ser realizado por especialistas da Faculdade de Química da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). O grupo de cientistas espera desta forma contribuir para oferecer combustíveis de melhor qualidade.

Esta molécula, que também é resistente à salinidade, altas temperaturas e pressão, já foi testada e está em processo de obtenção da patente, tanto no México. como nos EUA, informou a Agência Mexicana de Pesquisa e Desenvolvimento (INVDES).

O químico José Fernando Barragán explicou que “várias substâncias químicas podem aumentar a produção onde o petróleo já não flui para a superfície”, embora para isso “seja necessário primeiro conhecer a estrutura e as características das jazidas”.

A nova molécula deposita-se no fundo das jazidas e “através do seu seguimento” permite saber “para onde se movem os fluidos”, e “projetar as seguintes etapas de extração”, explicou.

“Com esses resultados, tornamo-nos parte dos mais avançados em desenvolvimento de tecnologias. Agora estamos a trabalhar numa segunda versão do mesmo rastreador”, concluiu o especialista mexicano.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que interessantes seriam os mesmos esforços e gastos em procurar optimizar energias renováveis os modos de neutralizar poluentes na atmosfera ou superfície… em vez de prolongar o uso de algo que tem destruído o planeta… ? Ou será só a minha opinião?

RESPONDER

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …