Cientistas mexicanos criam “molécula-espia” para rastrear petróleo nas jazidas

Com o objetivo de obter petróleo da forma mais ecológica possível, os cientistas mexicanos conseguiram desenvolver uma molécula especial para utilização nas jazidas de petróleo, que permite revelar como se deslocam os fluidos a 2,5 mil metros de profundidade.

A molécula, que é inócua, biodegradável e capaz de ser detetada em concentrações mínimas, consiste num anel de benzeno que contém tricloro e sal de anilínio, com uma parte fluorada.

O projeto está a ser realizado por especialistas da Faculdade de Química da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM). O grupo de cientistas espera desta forma contribuir para oferecer combustíveis de melhor qualidade.

Esta molécula, que também é resistente à salinidade, altas temperaturas e pressão, já foi testada e está em processo de obtenção da patente, tanto no México. como nos EUA, informou a Agência Mexicana de Pesquisa e Desenvolvimento (INVDES).

O químico José Fernando Barragán explicou que “várias substâncias químicas podem aumentar a produção onde o petróleo já não flui para a superfície”, embora para isso “seja necessário primeiro conhecer a estrutura e as características das jazidas”.

A nova molécula deposita-se no fundo das jazidas e “através do seu seguimento” permite saber “para onde se movem os fluidos”, e “projetar as seguintes etapas de extração”, explicou.

“Com esses resultados, tornamo-nos parte dos mais avançados em desenvolvimento de tecnologias. Agora estamos a trabalhar numa segunda versão do mesmo rastreador”, concluiu o especialista mexicano.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que interessantes seriam os mesmos esforços e gastos em procurar optimizar energias renováveis os modos de neutralizar poluentes na atmosfera ou superfície… em vez de prolongar o uso de algo que tem destruído o planeta… ? Ou será só a minha opinião?

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …