Os cientistas mapearam detalhadamente o cérebro. Descobriram algo surpreendente na nossa memória

Milad Fakurian / Unsplash

milad-fakurian-58Z17lnVS4U-unsplash

Utilizando uma nova técnica de imagem chamada imagem ponderada por difusão, a equipa criou um mapa de alta resolução das ligações entre o hipocampo e o córtex cerebral.

Os cientistas chegaram ao mais detalhado mapa até agora das ligações neurais que ligam o banco de memória da nossa matéria cinzenta — o hipocampo — com o resto do cérebro, revelando padrões inesperados de ligações entre regiões.

“Ficámos surpreendidos por encontrar menos ligações entre o hipocampo e as áreas corticais frontais e mais ligações com áreas de processamento visual precoce do que esperávamos”, explicou o psicólogo Marshall Dalton da Universidade de Sydney.

Embora ainda haja muito debate sobre o papel preciso do hipocampo na memória, os neurologistas estão confiantes de que este desempenha um papel fundamental na construção da memória e na sua integração com a nossa perceção para nos permitir tomar decisões sobre o futuro.

Uma melhor compreensão de como o hipocampo funciona no contexto com outras áreas do cérebro poderia um dia ajudar-nos a enfrentar o declínio da memória.

Utilizando uma nova técnica de imagem chamada imagem ponderada por difusão — um tipo de ressonância magnética que utiliza a difusão de moléculas de água através dos tecidos para gerar contraste — Dalton e colegas criaram um mapa de alta resolução das ligações entre o hipocampo e o córtex cerebral a partir do cérebro de sete mulheres adultas com menos de 35 anos de idade.

“Desenvolvemos agora um método à medida que nos permite confirmar onde, dentro do hipocampo, diferentes áreas corticais se estão a ligar. E isso nunca tinha sido feito antes num cérebro humano vivo”, disse Dalton ao Science Alert.

“O que fizemos foi dar um olhar muito mais detalhado sobre as vias da matéria branca, que são essencialmente as vias de comunicação entre diferentes áreas do cérebro”.

Os investigadores descobriram que o hipocampo tem diferentes redes de mensagens, cada uma ligada a áreas específicas do córtex. O nosso conhecimento prévio destas ligações deriva de dissecções de cérebros primatas, e o mapa cerebral resultante está largamente alinhado com estes.

Mas os investigadores descobriram um nível muito mais elevado de ligações na área de processamento visual do cérebro humano e menos nas áreas da cortical frontal.

A análise post mortem realizada em primatas não humanos pode detetar detalhes mais impercetíveis até um nível celular, pelo que pode ser que ainda não tenhamos sido capazes de resolver todas essas ligações em humanos.

“Ou pode ser que o hipocampo humano tenha realmente um menor número de ligações com áreas frontais do que esperamos e uma maior conectividade com áreas visuais do cérebro”, explica Dalton.

“Isto faz sentido considerando que o hipocampo desempenha um papel importante não só na memória, mas também na imaginação e na nossa capacidade de construir imagens mentais no olho da nossa mente”.

Outros estudos recentes também encontraram associações entre estas áreas do cérebro. A equipa está curiosa para ver se padrões semelhantes são consistentes entre humanos de diferentes demografias.

“À medida que o neocórtex se expandiu, talvez os humanos tenham desenvolvido diferentes padrões de conectividade para facilitar a memória e funções de visualização específicas do ser humano que, por sua vez, podem estar na base da criatividade humana”, continua Dalton. “É uma espécie de puzzle — simplesmente não sabemos. Mas nós adoramos puzzles e vamos continuar a investigar”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.