Cientistas mais perto de criar um reator de fusão nuclear

Os físicos da empresa Tri Alpha Energy, em Los Angeles, conseguiram construir um dispositivo que segurou uma bola de hidrogénio e boro superaquecidos por cinco milissegundos.

Apesar de ser uma fração de segundo, trata-se de mais de dez vezes o que foi conseguido por qualquer outra experiência realizada até hoje, oferecendo provas de que é possível manter tais gases num estado estável.

De acordo com a Science Magazine, a descoberta representa um possível avanço no desenvolvimento de um reator de fusão, já que o processo envolvido vai no sentido de desenvolver uma tecnologia que possa suster gases a temperaturas elevadas o suficiente para manter uma reação de fusão.

Um verdadeiro reator de fusão, se puder ser construído, representaria um evento transformador na História humana – acredita-se que tais reatores poderiam fornecer a energia necessária para aliviar a nossa dependência do carvão e da fissão nuclear.

A ideia é relativamente simples – a implementação é que se tem provado difícil.

Um gás é aquecido a uma temperatura suficientemente alta, de forma a que os seus átomos percam os seus eletrões, criando uma massa de iões e eletrões, ou seja, de plasma. Se esses iões chocarem com força suficiente, eles fundem-se, fazendo com que um pouco da sua massa seja convertida em energia – como acontece no Sol.

O truque está em aquecer o gás até uma temperatura tão alta que nenhum material conhecido poderia prendê-lo. Para contornar isso, os investigadores têm duas possibilidades principais: causar uma implosão que ocorre tão rapidamente que o material que o segura não seria afetado, ou usar um campo magnético.

Os investigadores da Tri Alpha terão usado a segunda abordagem, mas com uma pequena mudança: eles colocaram ímanes à volta de uma configuração em forma de charuto com campo invertido, que permite o disparo de feixes de plasma angulares. Os cientistas afirmam ter sido capazes de aquecer o gás até 10 milhões de graus Celsius, tendo parado apenas porque a máquina ficou sem combustível.

Embora impressionante, a proeza da equipa da Califórnia ainda está muito aquém da temperatura de três mil milhões de graus Celsius necessária para atingir uma reação de fusão.

Os próximos planos são desmontar a máquina, apelidada de C-2U, e substituí-la por um modelo atualizado, que acreditam permitir-lhes aumentar a temperatura em dez vezes.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …

Descobertos na Sibéria vestígios de um mítico povo que "vivia debaixo da terra"

Uma equipa de arqueólogos russos encontrou na península de Taimyr, na Sibéria, vestígios do mítico povo Sikhirtia, avança a Russia Today. Os investigadores encontraram na pequena baía de Makárov uma caverna reforçada com uma estrutura de …

Greenpeace na lista de grupos extremistas da polícia britânica

As organizações ambientalistas Greenpeace e Extinction Rebellion foram incluídas num documento da polícia britânica contraterrorismo que elenca grupos extremistas e potencialmente perigosos, escreve o jornal The Guardian. De acordo com o diário britânico, que avança a …

PGR de Angola quer julgar portugueses em Angola (e admite ir atrás de outros "poderosos")

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, considerou, em entrevista ao jornal Expresso, que os os três arguidos portugueses envolvidos na investigação à empresária Isabel dos Santos devem ser julgados em Angola. “Nós achamos …

Há dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas

Uma nova investigação concluiu que existem dezenas de medicamentos não oncológicos capazes de matar células cancerígenas em laboratório. O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Nature, descobriu que alguns medicamentos para a diabetes, …

Sismo na Turquia faz pelo menos 14 mortos

Pelos menos 14 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas depois de um sismo de magnitude preliminar 6,8 na escala de Richter ter atingido esta sexta-feira o leste da Turquia, havendo também relatos de …

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …