Cientistas mais perto de criar um reator de fusão nuclear

Os físicos da empresa Tri Alpha Energy, em Los Angeles, conseguiram construir um dispositivo que segurou uma bola de hidrogénio e boro superaquecidos por cinco milissegundos.

Apesar de ser uma fração de segundo, trata-se de mais de dez vezes o que foi conseguido por qualquer outra experiência realizada até hoje, oferecendo provas de que é possível manter tais gases num estado estável.

De acordo com a Science Magazine, a descoberta representa um possível avanço no desenvolvimento de um reator de fusão, já que o processo envolvido vai no sentido de desenvolver uma tecnologia que possa suster gases a temperaturas elevadas o suficiente para manter uma reação de fusão.

Um verdadeiro reator de fusão, se puder ser construído, representaria um evento transformador na História humana – acredita-se que tais reatores poderiam fornecer a energia necessária para aliviar a nossa dependência do carvão e da fissão nuclear.

A ideia é relativamente simples – a implementação é que se tem provado difícil.

Um gás é aquecido a uma temperatura suficientemente alta, de forma a que os seus átomos percam os seus eletrões, criando uma massa de iões e eletrões, ou seja, de plasma. Se esses iões chocarem com força suficiente, eles fundem-se, fazendo com que um pouco da sua massa seja convertida em energia – como acontece no Sol.

O truque está em aquecer o gás até uma temperatura tão alta que nenhum material conhecido poderia prendê-lo. Para contornar isso, os investigadores têm duas possibilidades principais: causar uma implosão que ocorre tão rapidamente que o material que o segura não seria afetado, ou usar um campo magnético.

Os investigadores da Tri Alpha terão usado a segunda abordagem, mas com uma pequena mudança: eles colocaram ímanes à volta de uma configuração em forma de charuto com campo invertido, que permite o disparo de feixes de plasma angulares. Os cientistas afirmam ter sido capazes de aquecer o gás até 10 milhões de graus Celsius, tendo parado apenas porque a máquina ficou sem combustível.

Embora impressionante, a proeza da equipa da Califórnia ainda está muito aquém da temperatura de três mil milhões de graus Celsius necessária para atingir uma reação de fusão.

Os próximos planos são desmontar a máquina, apelidada de C-2U, e substituí-la por um modelo atualizado, que acreditam permitir-lhes aumentar a temperatura em dez vezes.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …