Cientistas mais perto de criar um reator de fusão nuclear

Os físicos da empresa Tri Alpha Energy, em Los Angeles, conseguiram construir um dispositivo que segurou uma bola de hidrogénio e boro superaquecidos por cinco milissegundos.

Apesar de ser uma fração de segundo, trata-se de mais de dez vezes o que foi conseguido por qualquer outra experiência realizada até hoje, oferecendo provas de que é possível manter tais gases num estado estável.

De acordo com a Science Magazine, a descoberta representa um possível avanço no desenvolvimento de um reator de fusão, já que o processo envolvido vai no sentido de desenvolver uma tecnologia que possa suster gases a temperaturas elevadas o suficiente para manter uma reação de fusão.

Um verdadeiro reator de fusão, se puder ser construído, representaria um evento transformador na História humana – acredita-se que tais reatores poderiam fornecer a energia necessária para aliviar a nossa dependência do carvão e da fissão nuclear.

A ideia é relativamente simples – a implementação é que se tem provado difícil.

Um gás é aquecido a uma temperatura suficientemente alta, de forma a que os seus átomos percam os seus eletrões, criando uma massa de iões e eletrões, ou seja, de plasma. Se esses iões chocarem com força suficiente, eles fundem-se, fazendo com que um pouco da sua massa seja convertida em energia – como acontece no Sol.

O truque está em aquecer o gás até uma temperatura tão alta que nenhum material conhecido poderia prendê-lo. Para contornar isso, os investigadores têm duas possibilidades principais: causar uma implosão que ocorre tão rapidamente que o material que o segura não seria afetado, ou usar um campo magnético.

Os investigadores da Tri Alpha terão usado a segunda abordagem, mas com uma pequena mudança: eles colocaram ímanes à volta de uma configuração em forma de charuto com campo invertido, que permite o disparo de feixes de plasma angulares. Os cientistas afirmam ter sido capazes de aquecer o gás até 10 milhões de graus Celsius, tendo parado apenas porque a máquina ficou sem combustível.

Embora impressionante, a proeza da equipa da Califórnia ainda está muito aquém da temperatura de três mil milhões de graus Celsius necessária para atingir uma reação de fusão.

Os próximos planos são desmontar a máquina, apelidada de C-2U, e substituí-la por um modelo atualizado, que acreditam permitir-lhes aumentar a temperatura em dez vezes.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …