Cientistas explicam porque é que os homens se orientam melhor do que as mulheres

A melhor capacidade de orientação dos homens, relativamente às mulheres, é um dado conhecido, mas agora, uma equipa de investigadores conseguiu perceber porque é que isso acontece. E é uma questão de testosterona.

Vários estudos científicos já comprovaram que os homens têm melhores desempenhos em tarefas espaciais do que as mulheres.

Pegando nessa ideia, uma equipa de investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega conseguiu explicar porque é que isso acontece. A culpa é das hormonas.

“As mulheres, se tomarem testosterona, têm um melhor sentido de direcção”, refere o investigador Carl Pintzka, em declarações ao El Mundo.

A pesquisa motivou dois estudos distintos. No primeiro, 18 homens e 18 mulheres realizaram 45 tarefas de orientação em 30 segundos cada, no meio de um grande labirinto tridimensional. Neste caso, os homens conseguiram completar 50% mais tarefas do que as mulheres.

Os investigadores usaram um scanner de ressonância magnética para detectar eventuais diferenças nas actividades cerebrais dos dois géneros e constataram que “os homens usam mais o hipocampo, enquanto as mulheres empregam em maior medida as áreas frontais”, refere o jornal espanhol.

Assim, os cientistas notam que os homens usam direcções cardinais para se orientarem, algo que é mais eficiente.

O segundo estudo, publicado na revista Science Direct, implicou dar a hormona masculina testosterona a 21 mulheres, enquanto as restantes 21 participantes tomaram um placebo.

As que ingeriram a hormona tiveram melhores resultados “no que respeita ao sentido de direcção, mas não foram tão boas como os homens – no estudo anterior – na hora de se orientarem”, explicou o investigador.

“Orientar-se é um processo complexo. Uma dose de testosterona não pode mudar toda a experiência de uma vida”, acrescenta como justificação para aquele dado.

O estudo apurou que nas mulheres que ingeriram a hormona masculina, verificaram-se “outras actividades cerebrais” que as mulheres que tomaram o placebo não revelaram. A testosterona tem assim, influencia directa na cognição espacial.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estão feitas ao bife, qualquer dia quando isto por cá der o badagaio e já falta pouco elas só poderão safar-se de cá para outro planeta se forem ao colinho dos homens de outra forma ficam perdidas no espaço e nunca mais descobrem a casa certa, eu pela minha parte ainda me proponho levar uma à condição de que não seja arisca.

RESPONDER

Pandemia leva Easyjet a deixar em terra toda a frota de aviões

A companhia aérea easyJet anunciou esta segunda-feira que está a deixar toda a sua frota de aviões em terra até novo aviso devido ao colapso na procura por causa da pandemia de covid-19. Em comunicado, a …

Crise no setor de petróleo pode ser a pior dos últimos 100 anos

A crise no setor de petróleo pode ser a pior dos últimos 100 anos, antevê o presidente da Petrobras. O brasileiro calcula que o preço do barril de petróleo caia dos 40 para os 25 …

Ministro alemão encontrado morto "estava muito preocupado" com apoio à população

O ministro das Finanças do Estado alemão de Hesse, Thomas Schäfer, foi encontrado morto no sábado. O corpo do político estava nos carris de uma linha de comboios de alta velocidade, na cidade de Hochheim, …

Oposição denuncia sequestro de dois membros da equipa de Guaidó

Este domingo, a oposição venezuelana denunciou que alegados funcionários das forças de segurança sequestraram dois membros da equipa do líder da oposição, Juan Guaidó. Rafael Rico, do partido Vontade Popular, indicou que o sequestro teve lugar …

Há 853 profissionais de saúde infetados. Cerco sanitário no Porto em discussão

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou que existem 853 profissionais de saúde infetados com a covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa ao fim da manhã desta segunda-feira, depois de a …

Fazer despedimentos ou não renovar contratos são situações distintas, explica Siza Vieira

O ministro da Economia afirma que o acesso aos apoios financeiros do 'lay-off' simplificado está condicionado ao compromisso de não haver despedimentos, mas reconhece que despedimento e não renovação são situações distintas. O ministro da Economia …

Empresas denunciadas por abusos nos despedimentos e violações ao código de trabalho

A CGTP recebeu denúncias a 40 empresas em que são relatadas situações de abuso e aproveitamento laboral. Milhares de trabalhadores foram afetados em todo o país, garante a líder sindical. Isabel Camarinha, classificou como "muito negro" …

NOS Primavera Sound adiado para setembro

Devido ao estado de emergência em que o país se encontra, resultado do surto de COVID-19, a nona edição do NOS Primavera Sound foi adiada e vai acontecer de 3 a 5 setembro. “Perante este cenário …

Twitter apaga publicações de Bolsonaro que defendiam fim das medidas de contenção

O Twitter bloqueou dois vídeos publicados no perfil oficial de Jair Bolsonaro sobre a visita que fez no domingo a vários pontos de Brasília, contrariando as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS) para …

País vai entrar no "mês mais crítico" da pandemia (e medidas vão ser prolongadas)

O primeiro-ministro, António Costa, avisou esta segunda-feira que Portugal "vai entrar no mês mais crítico desta pandemia" da covid-19 e por isso é necessário que se prepare para esta fase. António Costa falava aos jornalistas na …