Cientistas explicam porque é que os homens se orientam melhor do que as mulheres

3

A melhor capacidade de orientação dos homens, relativamente às mulheres, é um dado conhecido, mas agora, uma equipa de investigadores conseguiu perceber porque é que isso acontece. E é uma questão de testosterona.

Vários estudos científicos já comprovaram que os homens têm melhores desempenhos em tarefas espaciais do que as mulheres.

Pegando nessa ideia, uma equipa de investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega conseguiu explicar porque é que isso acontece. A culpa é das hormonas.

“As mulheres, se tomarem testosterona, têm um melhor sentido de direcção”, refere o investigador Carl Pintzka, em declarações ao El Mundo.

A pesquisa motivou dois estudos distintos. No primeiro, 18 homens e 18 mulheres realizaram 45 tarefas de orientação em 30 segundos cada, no meio de um grande labirinto tridimensional. Neste caso, os homens conseguiram completar 50% mais tarefas do que as mulheres.

Os investigadores usaram um scanner de ressonância magnética para detectar eventuais diferenças nas actividades cerebrais dos dois géneros e constataram que “os homens usam mais o hipocampo, enquanto as mulheres empregam em maior medida as áreas frontais”, refere o jornal espanhol.

Assim, os cientistas notam que os homens usam direcções cardinais para se orientarem, algo que é mais eficiente.

O segundo estudo, publicado na revista Science Direct, implicou dar a hormona masculina testosterona a 21 mulheres, enquanto as restantes 21 participantes tomaram um placebo.

As que ingeriram a hormona tiveram melhores resultados “no que respeita ao sentido de direcção, mas não foram tão boas como os homens – no estudo anterior – na hora de se orientarem”, explicou o investigador.

“Orientar-se é um processo complexo. Uma dose de testosterona não pode mudar toda a experiência de uma vida”, acrescenta como justificação para aquele dado.

O estudo apurou que nas mulheres que ingeriram a hormona masculina, verificaram-se “outras actividades cerebrais” que as mulheres que tomaram o placebo não revelaram. A testosterona tem assim, influencia directa na cognição espacial.

ZAP

3 Comments

  1. Estão feitas ao bife, qualquer dia quando isto por cá der o badagaio e já falta pouco elas só poderão safar-se de cá para outro planeta se forem ao colinho dos homens de outra forma ficam perdidas no espaço e nunca mais descobrem a casa certa, eu pela minha parte ainda me proponho levar uma à condição de que não seja arisca.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.