Cientistas estudam método mais rápido e preciso para detetar sexo dos pinguins

pinguins imperadores

Cientistas de Coimbra, do Reino Unido, de Espanha e da Bulgária estão a desenvolver um método para determinar o sexo de espécies de pinguins, mais rápido e preciso e menos dispendioso que as técnicas disponíveis.

“Numa pesquisa pioneira e interdisciplinar, investigadores da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com colegas de três países (Reino Unido, Espanha e Bulgária)”, estão a explorar “a técnica de citometria de fluxo, como método para determinar o sexo de espécies de pinguins”, anunciou hoje a instituição.

A “citometria de fluxo” é uma tecnologia “rápida e precisa”, que permite “medir e avaliar um gigantesco número de células em simultâneo e obter a informação detalhada do comportamento de cada célula”.

Os investigadores envolvidos no estudo estão também a “avaliar o potencial para aplicar esta técnica” a outros animais, adianta uma nota da UC.

Há “um grande número de animais em que é difícil diferenciar os machos das fêmeas” e, “para resolver esta questão”, têm sido usadas “técnicas de genética, normalmente dispendiosas e que exigem algum tempo para obter resultados”, salienta a UC.

Os resultados, aplicados a amostras de duas espécies de pinguins (pinguim gentoo Pygoscelis papua e pinguim de barbicha Pygoscelis antarctica), revelaram que, “quando comparada com outras técnicas, a citometria de fluxo permitiu a correta identificação do sexo dos pinguins em mais de 80% dos indivíduos, evidenciando o seu caráter promissor para a identificação do sexo de animais com tamanhos de cromossomas sexuais distintos”.

João Loureiro, principal autor do artigo publicado no Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, realça que este trabalho, que “surgiu como um estudo piloto”, revelou que a citometria de fluxo – “técnica muito utilizada na área clínica” – pode ser “uma excelente alternativa aos métodos em uso para sexagem animal, por permitir obter resultados de forma mais rápida e menos dispendiosa”.

Para José Xavier, coordenador de projetos científicos na Antártida e autor sénior do mesmo artigo, sublinha que “este importante trabalho faz parte de programas científicos nacionais e internacionais sobre a Antártida em que a UC está envolvida, focado em compreender como o Oceano Antártico nos pode levar a compreender o efeito das alterações climáticas, pois o que acontece lá pode-nos levar a perceber melhor o que poderá vir a acontecer no resto do planeta”.

Este estudo “contribui significativamente para desenvolvermos melhores técnicas aplicadas à ciência”, sustenta ainda José Xavier.

Além de João Loureiro e de José Xavier, são também autores do artigo Daniela Tavares, Sónia Ferreira, José Seco, Phil Trathan e Tiago Valente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova denúncia contra Harvey Weinstein

O produtor de cinema Harvey Weinstein, que enfrenta dois processos por agressão sexual em Nova Iorque, terá uma nova audiência na próxima segunda-feira para ser informado de uma nova denúncia apresentada, informou na quinta-feira o …

Venezuela. Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos. "Ordeno …

Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas. A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração …

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …