Cientistas encontram uma órbita de origem inexplicável no Sistema Solar

Astrónomos norte-americanos descobriram a órbita insólita do objeto mais distante do sistema solar, três vezes mais longe do Sol do que Plutão. A órbita parece ter sido submetida ao impacto de outros planetas desconhecidos ou estrelas próximas.

O novo planeta-anão, chamado V774104, foi descoberto em outubro de 2015. O V774104 encontra-se a uma distância de 15,4 mil milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.

“Ainda não sabemos nada sobre a sua órbita”, comenta Scott Sheppard, do Instituto Carnegie de Washington, Estados Unidos, cuja equipa descobriu o novo objeto no sistema solar.

“Sabemos apenas que é o objeto mais distante conhecido“, acrescenta o cientista.

Tendo em conta o brilho do objeto a esta distância, calcula-se que tenha entre 500 e 1.000 quilómetros de diâmetro – menos de metade do tamanho de Plutão.

Além do V774104, os astrónomos descobriram ainda, com o telescópio Subaru no Havai e o Dark Energy Survey Camera no Chile, mais de uma dezena de objetos entre 80 e 90 unidades astronómicas do Sol.

Tendo em conta que estes corpos se movem no céu lentamente, os cientistas consideram precisar de pelo menos um ano para determinar com precisão a sua órbita – e as suas origens.

Sheppard anunciou a descoberta a 10 de novembro numa reunião da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana, realizada em National Harbor, no estado de Maryland.

ZAP / RT

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “(…) 15,4 milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.(…)”
    A meu ver, deveria ser: “(…) 15,4 mil milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.(…)”

  2. Bom.. agora esperem o “zum zum” daqueles que acreditam no regresso dos “criadores” (segundo sei.. eles já dizem faz muiiitttoooo tempo que há outro planeta no nosso sistema solar em órbita muiittoo elíptica – o planeta X – e agora? Têm razão?! =P ). Escondam-se!!! Eles vêm aí!!!! =P

  3. ” A órbita parece ter sido submetida ao impacto de outros planetas desconhecidos ou estrelas próximas.”
    Uma órbita submetida ao impacto? Ao impacto ou à atracção gravítica? O planeta-anão sempre esteve nesta órbita ou viajou no espaço? Planetas desconhecidos? Pensei que estava tudo catalogado, acima de um certo tamanho. Estrelas próximas? A mais próxima, excluindo o Sol, é a Alfa de Centauro, a 4,3 anos-luz da Terra, salvo o erro. A essa distância como é que ela teve influência sobre a trajectória deste “calhau”?

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …