Cientistas encontram uma órbita de origem inexplicável no Sistema Solar

Astrónomos norte-americanos descobriram a órbita insólita do objeto mais distante do sistema solar, três vezes mais longe do Sol do que Plutão. A órbita parece ter sido submetida ao impacto de outros planetas desconhecidos ou estrelas próximas.

O novo planeta-anão, chamado V774104, foi descoberto em outubro de 2015. O V774104 encontra-se a uma distância de 15,4 mil milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.

“Ainda não sabemos nada sobre a sua órbita”, comenta Scott Sheppard, do Instituto Carnegie de Washington, Estados Unidos, cuja equipa descobriu o novo objeto no sistema solar.

“Sabemos apenas que é o objeto mais distante conhecido“, acrescenta o cientista.

Tendo em conta o brilho do objeto a esta distância, calcula-se que tenha entre 500 e 1.000 quilómetros de diâmetro – menos de metade do tamanho de Plutão.

Além do V774104, os astrónomos descobriram ainda, com o telescópio Subaru no Havai e o Dark Energy Survey Camera no Chile, mais de uma dezena de objetos entre 80 e 90 unidades astronómicas do Sol.

Tendo em conta que estes corpos se movem no céu lentamente, os cientistas consideram precisar de pelo menos um ano para determinar com precisão a sua órbita – e as suas origens.

Sheppard anunciou a descoberta a 10 de novembro numa reunião da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana, realizada em National Harbor, no estado de Maryland.

ZAP / RT

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “(…) 15,4 milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.(…)”
    A meu ver, deveria ser: “(…) 15,4 mil milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.(…)”

  2. Bom.. agora esperem o “zum zum” daqueles que acreditam no regresso dos “criadores” (segundo sei.. eles já dizem faz muiiitttoooo tempo que há outro planeta no nosso sistema solar em órbita muiittoo elíptica – o planeta X – e agora? Têm razão?! =P ). Escondam-se!!! Eles vêm aí!!!! =P

  3. ” A órbita parece ter sido submetida ao impacto de outros planetas desconhecidos ou estrelas próximas.”
    Uma órbita submetida ao impacto? Ao impacto ou à atracção gravítica? O planeta-anão sempre esteve nesta órbita ou viajou no espaço? Planetas desconhecidos? Pensei que estava tudo catalogado, acima de um certo tamanho. Estrelas próximas? A mais próxima, excluindo o Sol, é a Alfa de Centauro, a 4,3 anos-luz da Terra, salvo o erro. A essa distância como é que ela teve influência sobre a trajectória deste “calhau”?

RESPONDER

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …