Cientistas encontram uma órbita de origem inexplicável no Sistema Solar

Astrónomos norte-americanos descobriram a órbita insólita do objeto mais distante do sistema solar, três vezes mais longe do Sol do que Plutão. A órbita parece ter sido submetida ao impacto de outros planetas desconhecidos ou estrelas próximas.

O novo planeta-anão, chamado V774104, foi descoberto em outubro de 2015. O V774104 encontra-se a uma distância de 15,4 mil milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.

“Ainda não sabemos nada sobre a sua órbita”, comenta Scott Sheppard, do Instituto Carnegie de Washington, Estados Unidos, cuja equipa descobriu o novo objeto no sistema solar.

“Sabemos apenas que é o objeto mais distante conhecido“, acrescenta o cientista.

Tendo em conta o brilho do objeto a esta distância, calcula-se que tenha entre 500 e 1.000 quilómetros de diâmetro – menos de metade do tamanho de Plutão.

Além do V774104, os astrónomos descobriram ainda, com o telescópio Subaru no Havai e o Dark Energy Survey Camera no Chile, mais de uma dezena de objetos entre 80 e 90 unidades astronómicas do Sol.

Tendo em conta que estes corpos se movem no céu lentamente, os cientistas consideram precisar de pelo menos um ano para determinar com precisão a sua órbita – e as suas origens.

Sheppard anunciou a descoberta a 10 de novembro numa reunião da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana, realizada em National Harbor, no estado de Maryland.

ZAP / RT

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “(…) 15,4 milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.(…)”
    A meu ver, deveria ser: “(…) 15,4 mil milhões de quilómetros (103 unidades astronómicas) do Sol, relata a revista New Scientist.(…)”

  2. Bom.. agora esperem o “zum zum” daqueles que acreditam no regresso dos “criadores” (segundo sei.. eles já dizem faz muiiitttoooo tempo que há outro planeta no nosso sistema solar em órbita muiittoo elíptica – o planeta X – e agora? Têm razão?! =P ). Escondam-se!!! Eles vêm aí!!!! =P

  3. ” A órbita parece ter sido submetida ao impacto de outros planetas desconhecidos ou estrelas próximas.”
    Uma órbita submetida ao impacto? Ao impacto ou à atracção gravítica? O planeta-anão sempre esteve nesta órbita ou viajou no espaço? Planetas desconhecidos? Pensei que estava tudo catalogado, acima de um certo tamanho. Estrelas próximas? A mais próxima, excluindo o Sol, é a Alfa de Centauro, a 4,3 anos-luz da Terra, salvo o erro. A essa distância como é que ela teve influência sobre a trajectória deste “calhau”?

RESPONDER

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …