Cientistas encontram enormes depósitos de oxigénio no núcleo da Terra

A descoberta de novos óxidos de ferro no núcleo da Terra pode significar que o planeta tem uma camada de oxigénio líquido, com 10 vezes mais oxigénio do que toda a atmosfera.

Usando uma câmara especial de alta pressão, uma equipa de geofísicos russos e alemães identificou a existência de novos óxidos de ferro, que estarão presentes no manto nuclear da Terra.

A descoberta significa que esta nova camada do núcleo da Terra deverá ser composta essencialmente por oxigénio líquido.

“O óxido de ferro mais comum na Terra é a hematite, ou Fe2O3, que é o produto final de muitos processos geológicos e a principal fonte de ferro da nossa civilização”, explica à Science Daily a geóloga Elena Bykova, investigadora da University de Bayreuth, na Alemanha.

Mas, no decorrer do seu estudo, a equipa de cientistas conseguiu produzir novos óxidos de ferro, com fórmulas químicas como Fe4O5, Fe5O6, e Fe13O19, que se formam a altas pressões e temperaturas.

Os investigadores fizeram a descoberta colocando amostras de minério de ferro num dispositivo de aquecimento a laser, numa câmara de alta pressão especial.

Elena Bykova / University of Bayreuth

Modelo da estrutura molecular do Fe5O7, um dos novos óxidos de ferro descobertos pela equipa da geóloga Elena Bykova

Os resultados obtidos, explicam os investigadores, provam que os óxidos de ferro que se encontram no centro da Terra são capazes de produzir oxigénio.

Apesar de o oxigénio ser geralmente um gás de temperaturas elevadas, em ambientes de alta pressão o seu ponto de ebulição sobe.

“A quantidade do oxigénio produzido pela formação destes novos óxidos de ferro, como o Fe5O7, pode ser 8 a 10 vezes maior do que toda a massa do oxigénio na atmosfera actual do planeta”, concluíram os autores do estudo, publicado na revista Nature.

De acordo com os investigadores, o oxigénio líquido, na maior parte das vezes, escorre dos depósitos de minério de ferro submarinos para o núcleo da Terra através de fendas continentais.

Resta agora saber o que acontece ao oxigénio líquido quando reage com o manto circundante ou quando sobe para as camadas mais altas do núcleo terrestre.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …