Quando todos pensávamos que já não havia mais nada a saber sobre o corpo humano, dois médicos belgas afirmam ter descoberto a existência de um novo ligamento no joelho, chamado de ligamento anterolateral (ALL, em inglês).
A descoberta foi publicada no Journal of Anatomy por Steven Claes e Johan Bellemans, cirurgiões e investigadores do Hospital da Universidade de Leuven, na Bélgica.
O novo ligamento anterolateral descoberto fica dentro do joelho. A sua existência já tinha sido sugerida no século 19 pelo cirurgião francês Paul Segond, mas esta é a primeira vez que a sua estrutura e objectivo funcional são claramente identificados e descritos.
Claes e Bellemans afirmam ter conseguido mapear o ligamento, que se encontra entre o lado externo do osso do fémur e a tíbia, usando técnicas de dissecação microscópica para examinar 41 joelhos, tendo conseguido identificar o ligamento em 40 amostras, ou seja, o ligamento parece estar presente em 97% da população.
De acordo com os investigadores, a descoberta deste ligamento pode ajudar na compreensão e no tratamento da ruptura do ligamento cruzado anterior, podendo ter um papel importante na recuperação de uma das lesões mais comuns nos joelhos, normalmente ligada à prática de desporto.
Em modalidades como o futebol, esqui, rugby, ténis e basquetball, a lesão nos ligamentos é particularmente comum, sendo associada a um movimento popularmente relatado como ‘rotação sobre o pé de apoio’.
10% a 20% dos atletas operados a rupturas dos ligamentos não chegam a ficar completamente recuperados. Claes e Bellemans acreditam que esses casos poderão em parte estar associados a lesões no até agora ignorado ligamento anterolateral, que ‘controla o movimento de rotação da tíbia‘.
Apesar do optimismo dos investigadores belgas e dos elogios de alguns especialistas, a comunidade científica reagiu com precaução, realçando que é necessário obter mais dados para se poder avaliar adequadamente a importância da descoberta.