Cientistas descobriram que os insectos têm consciência

Um novo estudo realizado na Austrália apurou que tanto moscas como abelhas, ou outros insectos, têm uma espécie de consciência porque os seus cérebros funcionam de forma similar ao chamado cérebro médio humano.

O filósofo Colin Klein e o biólogo Andrew Barron, ambos ligados à Universidade Macquarie, da Austrália, estudaram imagens dos cérebros de insectos, comparando-as com as estruturas cerebrais de outros animais e dos humanos.

A análise focou-se em particular no chamado cérebro médio, que se encontra rodeado pelas dobras cinzentas do córtex cerebral, e que é visto como o responsável pela capacidade para a experiência subjectiva.

A investigação concluiu que “os insectos têm a capacidade para o aspecto mais básico da consciência: a experiência subjectiva“, salienta o artigo sobre a pesquisa, publicado nos Proceedings of the National Academy of Sciences.

“Nos vertebrados, a capacidade para a experiência subjectiva é apoiada por estruturas integradas no cérebro médio que criam uma simulação neural do estado dos animais móveis no espaço. Esta representação integrada e egocêntrica do mundo, da perspectiva do animal, é suficiente para a experiência subjectiva”, sublinham os investigadores, notando que “estruturas no cérebro dos insectos realizam funções análogas”.

“Quando nós temos fome, não nos movemos simplesmente em direcção à comida; a nossa fome também tem uma sensação particular associada a ela. Um organismo tem experiência subjectiva se o seu estado mental sente algo quando as coisas acontecem”, explica Colin Klein em declarações à Discovery News.

“O córtex determina muito quanto àquilo de que temos consciência, mas o cérebro médio é o que nos torna capazes de sermos conscientes em primeiro lugar”, diz Klein.

“Faz isso, muito toscamente, formando uma imagem única integrada do mundo a partir de um ponto de vista singular”, acrescenta o filósofo, para realçar a ideia do estudo de que o cérebro dos insectos faz algo similar, em termos da modelação do mundo exterior.

Os autores da pesquisa alegam ainda que a origem da consciência remonta ao Período Câmbrico, ocorrido entre há 570 milhões de anos e há 505 milhões de anos e quando terão surgido os primeiros animais na Terra. No estudo frisa-se que os insectos dessa altura, precisariam de ter um Sistema Cerebral Central para os apoiar nas actividades de procura de alimento e de caça.

“Este sistema de controle comportamental evoluiu para uma solução eficiente para problemas básicos de referência sensorial e de verdadeira navegação”, explicam os investigadores.

“Quando os organismos começaram a mover-se livremente no seu ambiente, enfrentaram muitos desafios. Tinham que decidir onde ir a seguir. Tinham que dar prioridades às suas necessidades. Tinham que interpretar informação sensorial que mudava como consequência do seu movimento”, sublinha Colin Klein.

“Isso requeria um novo tipo de integração modelada e é aí que pensamos que a consciência surgiu“, conclui o filósofo.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …