/

Os vikings andaram a vender bacalhau por toda a Europa

2

A análise de ADN extraído de restos de bacalhau da época medieval ajudou os cientistas a descobrir que os vikings comerciavam peixe em toda a Europa há mais de mil anos.

“O comércio de peixe começou a ligar diferentes partes da Europa nos tempos medievais. Hedeby foi um dos mais importantes centros de comércio no início da época medieval. Era um lugar onde o norte se encontrava com o sul, o cristão com o pagão, povos civilizados com bárbaros, que não reconheciam o dinheiro”, explica o cientista James Barrett da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, num artigo publicado na revista PNAS.

Nos últimos anos os cientistas descobriram muito sobre a vida na Europa e noutras partes do mundo nos tempos pré-históricos, antes da invenção da escrita, através da extração de ADN dos restos de seres humanos e de animais, numa espécie de “fusão” da química e arqueologia.

Os geneticistas, arqueólogos e químicos descobriram quando é que os seres humanos começaram a consumir leite e a criar gado, quando é que os europeus começaram a produzir queijo e cerveja e concluíram também que os primeiros vikings surgiram na Escandinávia há pelo menos 10 mil anos.

Barrett e os seus colegas descobriram mais um segredo da história antiga, ligado à chegada dos primeiros vikings, que prova a teoria popular de que os escandinavos eram originalmente comerciantes e tornaram-se conquistadores e piratas mais tarde.

Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de terem analisado o ADN de restos de bacalhau encontrados em Hedeby – o maior centro de comércio no norte da Europa medieval, localizado no norte da Alemanha, junto à atual fronteira com a Dinamarca.

Devido ao clima fria e outras condições favoráveis, o ADN nos restos do bacalhau ficou bem preservado e os cientistas conseguiram descobrir onde é que o peixe tinha sido. Para grande surpresa, o peixe encontrado em Hedeby foi pescado a quase mil quilómetros dessa cidade antiga, perto das ilhas Lofoten, na Noruega, e nas águas antárcticas do Atlântico.

Segundo Barrett, a descoberta pode ser interessante por várias razões. Em primeiro lugar, os vikings começaram a secar bacalhau e a viajar grandes distâncias para o vender ou trocar por outras mercadorias no sul. Isso significa que os primeiros laços comerciais na Europa surgiram mais cedo do que os cientistas pensavam.

Mais do que isso, a descoberta prova que as tradições de produção do famoso bacalhau da Noruega surgiram nas ilhas Lofoten e não mudaram significativamente até hoje. Tudo isso faz com que o processo de transformação dos vikings de comerciantes pacíficos para guerreiros seja mais interessante, sublinham os cientistas.

2 Comments

  1. Não foram os vikings que surgiram à 10 mil anos, foram os escandinavos. Os vikings só tiveram o seu destaque do século 8 ao seculo 11 dc, pelos atos de expansão e conquista fora do seu local de origem.

  2. Meus caros, acredito que tenham tirado estas informações de fontes válidas. Mas a maneira com vocês espalham essas informações deixa muito a desejar.

    São os vikings que surgiram à 10 000 anos mas que na realidade só apareceram no século 8 dc , é o bacalhau que foi pescado nas lofoten no mar antártico porque misteriosamente as lofoten que hoje ficam no mar ártico do Norte afinal estavam no mar antártico, do hemisfério Sul.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.