Cientistas descobrem velhinhos de meia idade

A idade biológica das pessoas pode ser muito diferente da sua idade real, assegura um estudo desenvolvido por cientistas norte-americanos sobre uma amostra de 1.000 neozelandeses, todos da mesma idade.

Uma equipa de cientistas liderada por Daniel Belsky, professor da Escola de Medicina da Duke University, na Carolina do Norte, Estados Unidos, estudou durante os últimos 12 anos a vida de 1.000 habitantes da cidade neozelandesa de Dunedin, que têm todos actualmente 38 anos.

De acordo com o estudo destes investigadores, publicado esta segunda-feira na Proceedings of the National Academy of Sciences, a idade real de uma pessoa pode ser bastante diferente da sua idade biológica. Entre as pessoas de 38 anos de idade real estudadas, muitas são já verdadeiramente “velhos” – se considerarmos a sua idade biológica.

Os cientistas fizeram uma lista de 18 marcadores biológicos que reflectem a idade biológica de uma pessoa: entre outros, o estado do fígado, dos rins e do sistema circulatório, o nível de colesterol HDL, a saúde dos dentes, e as suas funções cognitivas.

As diferenças na evolução dos níveis destes marcadores mostrou que a idade biológica das 1.000 pessoas de 38 anos estudadas variava entre os 21 e os 62 anos.

duke.edu

Daniel Belsky, investigador da Escola de Medicina da Duke University, em Durham, Carolina do Norte

Daniel Belsky, investigador da Escola de Medicina da Duke University, em Durham, Carolina do Norte

Segundo os resultados do estudo, algumas pessoas, no período de 12 meses, envelheciam como se tivessem passado 3 anos.

As pessoas com esta tendência para envelhecer mais rapidamente correm mais riscos em diversos aspectos – desde hemorragias até à debilidade mental – são menos ágeis, e manifestam actividade intelectual mais baixa do que as que tendem a envelhecer mais lentamente.

Talvez sem surpresa, a equipa verificou ainda que as pessoas com uma maior idade biológica tinham um aspecto mais velho – a avaliar pelas respostas de um grupo de pessoas que tentou adivinhar a idade dos participantes no estudo a partir das suas fotografias.

“A maior parte destas pessoas estão na sua idade correcta, à volta dos 40 anos, mas há uma mão-cheia de casos extremos de pessoas que estão em muito mau estado“, diz Daniel Belsky, citado pelo Washington Post,

A equipa de cientistas espera que os resultados deste estudo contribuam para um melhor conhecimento do processo de envelhecimento.

Segundo Belsky, “se conseguirmos desacelerar o processo de envelhecimento, conseguiremos prevenir não apenas uma doença – mas muitas doenças ao mesmo tempo”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …