Cientistas descobrem um sexto sabor

Até poucos anos atrás, acreditávamos que éramos capazes de distinguir apenas quatro sabores – até que se descobriu um quinto, o umami. Agora, cientistas descobriram que, na realidade, o nosso paladar consegue distinguir seis tipos de sabores diferentes, incluindo agora o gosto peculiar de alguns alimentos ricos em hidratos de carbono.

Além do doce, salgado, azedo e amargo, em 1908 descobriu-se mais um sabor básico: o umami (palavra japonesa para “gosto delicioso”), que deixa uma sensação aveludada na boca, um pouco como a de um caldo de carne, conforme explica a Renascença.

Descoberto pelo professor japonês Kikunae Ikeda, o umami era até agora o quinto e o último sabor descoberto pelos cientistas.

Eis que, há poucas semanas, um grupo de investigadores da Universidade do Estado de Oregon (OSU) anunciou a descoberta de um sexto sabor, produzido pela presença de polissacarídeos (ou glicanos) em alimentos como massa, pão, bolachas ou batatas.

De acordo com o estudo, publicado recentemente na Chemical Senses, as experiências realizadas pelos cientistas indicaram que estas biomoléculas criam o sabor – descrito como um “sabor a amido”, ou amiláceo -, e o grupo liderado por Juyun Lim provou que os humanos conseguem detectar o sabor peculiar destes polissacarídeos em vários compostos.

Os participantes na experiência consumiram um composto que bloqueava os recetores responsáveis pelo sabor doce.

Os voluntários conseguiram facilmente distinguir o que é descrito pelos japoneses como “sabor a arroz” – que os europeus associam ao pão e à massa -, o que indica que temos recetores separados que reagem às moléculas dos polissacarídeos.

“Acredito que seja por isso que as pessoas preferem hidratos de carbono complexos”, explica Juyun Lim à New Scientist.

“O açúcar sabe bem a curto prazo, mas se te oferecerem chocolate e pão, provavelmente vais comer uma pequena quantidade de chocolate, mas uma maior quantidade de pão, que podes comer ao longo do dia”, descreve.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O umami já foi descoberto há muitos anos! aliás, no Japão é conhecido mesmo há muito tempo, pois uma das características da gastronomia deste país é a presença deste sexto sabor. Convém fazer o trabalho de casa antes de escrever notícias.

    • Caro João Barbosa,

      De facto, a introdução da nossa notícia estava confusa e podia ser mal interpretada. Como tal, fizemos as devidas alterações.

      Obrigada pelo reparo.

  2. Sr. João Barbosa,

    Pelo que percebi, o umami foi o quinto sabor a ser descoberto, conforme refere o título da notícia, e não o sexto como refere no seu comentário.

    O sexto sabor, descoberto agora por cientistas japoneses, é descrito na notícia como o “sabor a amido”.

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …