Cientistas descobrem um sexto sabor

Até poucos anos atrás, acreditávamos que éramos capazes de distinguir apenas quatro sabores – até que se descobriu um quinto, o umami. Agora, cientistas descobriram que, na realidade, o nosso paladar consegue distinguir seis tipos de sabores diferentes, incluindo agora o gosto peculiar de alguns alimentos ricos em hidratos de carbono.

Além do doce, salgado, azedo e amargo, em 1908 descobriu-se mais um sabor básico: o umami (palavra japonesa para “gosto delicioso”), que deixa uma sensação aveludada na boca, um pouco como a de um caldo de carne, conforme explica a Renascença.

Descoberto pelo professor japonês Kikunae Ikeda, o umami era até agora o quinto e o último sabor descoberto pelos cientistas.

Eis que, há poucas semanas, um grupo de investigadores da Universidade do Estado de Oregon (OSU) anunciou a descoberta de um sexto sabor, produzido pela presença de polissacarídeos (ou glicanos) em alimentos como massa, pão, bolachas ou batatas.

De acordo com o estudo, publicado na Chemical Senses, as experiências realizadas pelos cientistas indicaram que estas biomoléculas criam este sabor – descrito como um “sabor a amido”, ou amiláceo -, e o grupo liderado por Juyun Lim provou que os humanos conseguem detectar o sabor peculiar destes polissacarídeos em vários compostos.

Os participantes na experiência consumiram um composto que bloqueava os recetores responsáveis pelo sabor doce.

Os voluntários conseguiram facilmente distinguir o que é descrito pelos japoneses como “sabor a arroz” – que os europeus associam ao pão e à massa -, o que indica que temos recetores separados que reagem às moléculas dos polissacarídeos.

“Acredito que seja por isso que as pessoas preferem hidratos de carbono complexos”, explica Juyun Lim à New Scientist.

“O açúcar sabe bem a curto prazo, mas se te oferecerem chocolate e pão, provavelmente vais comer uma pequena quantidade de chocolate, mas uma maior quantidade de pão, que podes comer ao longo do dia”, descreve.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O umami já foi descoberto há muitos anos! aliás, no Japão é conhecido mesmo há muito tempo, pois uma das características da gastronomia deste país é a presença deste sexto sabor. Convém fazer o trabalho de casa antes de escrever notícias.

    • Caro João Barbosa,

      De facto, a introdução da nossa notícia estava confusa e podia ser mal interpretada. Como tal, fizemos as devidas alterações.

      Obrigada pelo reparo.

  2. Sr. João Barbosa,

    Pelo que percebi, o umami foi o quinto sabor a ser descoberto, conforme refere o título da notícia, e não o sexto como refere no seu comentário.

    O sexto sabor, descoberto agora por cientistas japoneses, é descrito na notícia como o “sabor a amido”.

RESPONDER

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …