Cientistas descobrem sem querer nova espécie de morcego

Ricardo Moratelli et al

A espécie L. inexpectata (acima) comparada com a espécie L. mordax

A espécie L. inexpectata (acima) comparada com a espécie L. mordax

Uma nova espécie de morcego que se alimenta de néctar foi descoberta inesperadamente no Brasil, durante uma uma pesquisa sobre o género Lonchophylla.

Durante o estudo, publicado na revista científica ZooKeys, Ricardo Moratelli e Daniela Dias, investigadores da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, notaram que alguns dos espécimes tinham o pêlo abdominal consideravelmente mais pálido.

Além disso, os biólogos encontraram dados inconsistentes com as informações conhecidas acerca do L. mordax, a espécie com a qual o novo animal tinha sido anteriormente confundido.

Mas para surpresa dos investigadores, um olhar mais atento revelou que o morcego estudado era na realidade uma espécie completamente diferente, até então desconhecida da ciência.

A nova espécie foi baptizada de L. inexpectata, em homenagem ao elemento surpresa da descoberta.

Usando amostras de todos os espécimes actualmente conhecidos do género Lonchophylla, os cientistas concluíram que o que tinham pensado ser uma mera variação de coloração é na verdade uma das características distintivas da nova espécie.

Outras das características distintivas da nova espécie incluem diferenças no crânio e na morfologia dos dentes.

Durante mais de um século, o “novo” morcego tinha sido erradamente identificado como o L. mordax.

Mas um pouco por acaso, o L. inexpectata ganhou agora o seu lugar na taxonomia.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …