Cientistas descobrem sem querer nova espécie de morcego

Ricardo Moratelli et al

A espécie L. inexpectata (acima) comparada com a espécie L. mordax

A espécie L. inexpectata (acima) comparada com a espécie L. mordax

Uma nova espécie de morcego que se alimenta de néctar foi descoberta inesperadamente no Brasil, durante uma uma pesquisa sobre o género Lonchophylla.

Durante o estudo, publicado na revista científica ZooKeys, Ricardo Moratelli e Daniela Dias, investigadores da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, notaram que alguns dos espécimes tinham o pêlo abdominal consideravelmente mais pálido.

Além disso, os biólogos encontraram dados inconsistentes com as informações conhecidas acerca do L. mordax, a espécie com a qual o novo animal tinha sido anteriormente confundido.

Mas para surpresa dos investigadores, um olhar mais atento revelou que o morcego estudado era na realidade uma espécie completamente diferente, até então desconhecida da ciência.

A nova espécie foi baptizada de L. inexpectata, em homenagem ao elemento surpresa da descoberta.

Usando amostras de todos os espécimes actualmente conhecidos do género Lonchophylla, os cientistas concluíram que o que tinham pensado ser uma mera variação de coloração é na verdade uma das características distintivas da nova espécie.

Outras das características distintivas da nova espécie incluem diferenças no crânio e na morfologia dos dentes.

Durante mais de um século, o “novo” morcego tinha sido erradamente identificado como o L. mordax.

Mas um pouco por acaso, o L. inexpectata ganhou agora o seu lugar na taxonomia.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Casa do Cinema Manoel de Oliveira "faz justiça" ao cineasta, ao cinema e ao Porto

O Presidente da República afirmou que a inauguração da Casa do Cinema Manoel de Oliveira "faz justiça" ao "maior e mais reconhecido cineasta" português, ao cinema nacional e à cidade do Porto. "Faz-se enfim justiça com …

Abrantes. Escolas deixam de dar notas em novo modelo de avaliação

Não há notas: a avaliação passa a ser contínua. Este é o novo modelo de avaliação que o Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, em Abrantes, apresentou esta segunda-feira. O Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, …

Uma onda de calor atingiu a Europa (mas Portugal escapou)

Portugal é dos poucos países que vão escapar à massa de ar quente vinda do deserto do Saara que elevará o mercúrio dos termómetros para lá dos 40ºC em quase toda a Europa. Porém, o nosso …

AEK Atenas oficializa Francisco Geraldes por empréstimo do Sporting

O futebolista português Francisco Geraldes foi esta terça-feira oficializado pelos gregos do AEK Atenas como reforço para a época 2019/200, por empréstimo do Sporting. "O AEK comunica oficialmente a assinatura com o médio ofensivo Francisco Geraldes, …

Diretor artístico do Teatro São Carlos demite-se

O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), Patrick Dickie, apresentou esta terça-feira a sua demissão à ministra da Cultura. “O diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Patrick Dickie, informou esta tarde …

Entre elogios e recados, Marcelo dá luz verde ao decreto de execução orçamental

O Presidente da República promulgou o decreto-lei de Execução Orçamental, um dia depois de o diploma ter entrado em Belém, para que "possa entrar em vigor ainda antes do início do segundo semestre". Na nota publicada …

Hospital da Luz em Lisboa limita acesso a urgências pediátricas no verão

O acesso dos clientes ao Atendimento Urgente de Pediatria "será limitado temporariamente" devido a obras de expansão do hospital. Condicionamento vai durar de 1 de julho a 15 de setembro. O Hospital da Luz, em Lisboa, …

Português entre as vítimas mortais em incêndio em Paris

Um cidadão português é uma das três vítimas mortais do incêndio ocorrido no sábado num prédio no centro de Paris, França, disse esta terça-feira à Lusa fonte oficial do Governo. Uma fonte oficial do gabinete do …

Restaurante de Avillez entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Belcanto, do chef José Avillez, entrou pela primeira vez para a lista dos melhores 50 melhores restaurantes do mundo, para a 42ª posição. No ano passado, o restaurante, situado no Largo de São Carlos, …

Sevilha terá recusado contratar João Félix por 1,5 milhões. Era "muito dinheiro"

Reforço já garantido pelo Atlético Madrid para a próxima temporada, João Félix poderia por estes dias já andar na Liga espanhola, ao serviço do Sevilha, clube que no arranque da temporada 2018/19 terá recusado contratar …