Cientistas descobrem peixe hermafrodita que muda de sexo 20 vezes por dia

NatGeo

-

Uma nova pesquisa descobriu que o pequeno peixe hermafrodita de recife Serranus tortugarum, com não mais do que 7,6 centímetros de comprimento, pode trocar de papéis sexuais com o parceiro até 20 vezes por dia.

O peixe usa uma estratégia reprodutiva conhecida como “negociação de ovo”, na qual subdivide a sua quantidade diária de ovos em “pacotes” e alterna os papéis sexuais com o seu parceiro, acasalando ao longo de uma sequência de desovas.

De acordo com Mary Hart, ecologista evolutiva da Universidade da Flórida, nos EUA, e autora principal do estudo, os indivíduos raramente produzem mais de dois “pacotes” de ovos consecutivamente antes de mudar de papel para garantir a reciprocidade de seu parceiro.

Esta atenção à reciprocidade ajuda a manter a cooperação entre os parceiros e reduz a poligamia.

Hermafroditismo

O hermafroditismo é a presença de ambos os órgãos reprodutores – masculinos e femininos – no mesmo indivíduo. A maioria dos hermafroditas troca de sexo em algum estágio de seu desenvolvimento, uma estratégia conhecida como dicogamia.

A transformação é normalmente provocada por um gatilho social ou de comportamento, como a perda de um macho dominante num grupo de indivíduos.

Este peixe, no entanto, é capaz de produzir gâmetas masculinos e femininos (espermatozoides ou óvulos) simultaneamente. Embora o hermafroditismo simultâneo não seja exclusivo desta espécie, é raro, especialmente quando os peixes não se autofertilizam.

A frequência com que trocam de papéis sexuais é particularmente incomum. Hart afirma que o motivo para isso ainda é um mistério.

Fiéis

Hart passou seis meses a estudar o animal no Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian, no Panamá, observando-o através de mergulhos diários nos recifes de coral.

Durante o curso da investigação, a cientista surpreendeu-se ao saber que o peixe exibia uma devoção admirável pelos seus parceiros.

“Todos os peixes que marquei no primeiro mês ficaram juntos durante todos os seis meses até que um ou ambos desapareceram do grupo social”, disse Hart.

Apesar de não ser totalmente monogâmico – o acasalamento é muitas vezes interrompido por outros machos – os peixes voltavam aos seus parceiros habituais dia após dia.

Vantagem reprodutiva

Os investigadores colocam a hipótese de que, desde que os benefícios superem os custos, esta forma de reciprocidade pode oferecer uma vantagem reprodutiva para o peixe.

A mudança de sexo oferece a cada peixe um retorno do seu investimento em ovos, permitindo-lhes fertilizar os ovos dos seus parceiros.
Agir tanto como macho quanto como fêmea melhora as suas probabilidades de passar os seus genes para a próxima geração.

Este estudo é um dos primeiros a quantificar os hábitos de acasalamento do Serranus tortugarum e outros hermafroditas simultâneos, e também fornece evidências para corroborar algumas teorias de longa data sobre a cooperação sexual entre os peixes.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …