Cientistas descobrem o segredo químico do síndrome da fadiga crónica

Um estudo recente revela que o síndrome da fadiga crónica, geralmente associado ao sistema nervoso, pode ser uma forma de hibernação encontrada pelo metabolismo humano.

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, detetaram uns marcadores químicos invulgares no sangue de pessoas que sofrem do síndrome da fadiga crónica.

De acordo com o estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, os marcadores detetados indicam que a doença pode ser uma forma particular de hibernação, isto é, semelhante ao fenómeno da diapausa.

“Apesar do síndrome da fadiga crónica poder ocorrer por várias razões, o seu aparecimento também altera sempre o metabolismo das células”, explica Robert Naviaux, um dos responsáveis pelo estudo.

“É curioso que, em termos químicos, esta doença é similar à diapausa, um estado de baixa atividade metabólica em que os animais entram para conseguir sobreviver a condições ambientais adversas”, acrescenta.

O síndrome da fadiga crónica, também conhecida por encefalomielite miálgica, é um transtorno complexo que ainda não tem cura definitiva.

Tal como o nome indica, esta doença caracteriza-se por um cansaço profundo, dores musculares e nas articulações, perda de memória e da concentração.

Apesar de várias investigações, não se sabe qual é o motivo que provoca este transtorno e, por isso, muitos médicos atribuem-no a problemas do foro psicológico.

Os últimos resultados indicam que esta doença pode ocorrer quando o sistema nervoso se altera devido a constantes sinais de emergência como, por exemplo, aqueles provocados pelo stress.

Naviaux e a sua equipa compararam as biomoléculas do metabolismo de pacientes saudáveis e de pessoas que sofrem deste síndrome.

No sangue das pessoas com SFC, os cientistas detetaram o mau funcionamento das proteínas responsáveis pelo metabolismo.

A atividade destas proteínas estava bastante baixa, tal como acontece com o organismo dos animais quando estão a hibernar.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …