Cientistas descobrem material que não funde nem no centro da Terra

NASA

-

Uma equipa de engenheiros da Universidade Brown, nos EUA, descobriu que uma combinação de háfnio, nitrogénio e carbono, em quantidades certas, poderia resistir a 4.400 graus Kelvin, que equivale a cerca de 7.460 graus Fahrenheit ou aproximadamente 4.126 graus Celsius.

Para ter uma ideia, essa temperatura corresponde a dois terços da temperatura da superfície do Sol. O núcleo externo da Terra pode atingir 4.026 graus Celsius. Ou seja, este material não derreteria nem em uma viagem ao centro do nosso planeta.

A equipa descobriu a substância HfN0.38C0.51 ao fazer uma série de simulações de computador que deduzem pontos de fusão através da simulação de processos físicos no nível atómico. Os resultados foram publicados na Physical Review B.

Além de uma tão sonhada embarcação que atravesse o núcleo da Terra, as possibilidades para esse novo material incluem ainda escudos de calor de alta performance.

De acordo com um comunicado da universidade responsável pela incrível descoberta, o trabalho poderia finalmente levar a novos materiais de alto desempenho para uma variedade de utilizações, que vão desde revestimento para turbinas até escudos em aeronaves de alta velocidade.
Mas se o composto HfN0.38C0.51 será mesmo um material útil ainda não está claro.

O próximo passo é sintetizar o material e experimentá-lo em laboratório. Se tudo correr bem: centro da Terra, cá vamos nós!

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nitrogénio é o nome dado pelos brasileiros ao AZOTO. Que eu saiba, ainda vivemos em PORTUGAL. POR ISSO, CORRIJAM LÁ O ARTIGO.

    • Caro Jclemente,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Efectivamente, este seu editor do ZAP sente-se muito mais confortável com o Azoto do que com o Nitrogénio.
      Mas de acordo com o dicionário Priberam, “Nitrogénio” é um sinónimo em PT-PT de “Azoto“. A grafia PT-BR é “Nitrogênio”.
      Assim, penso ser aceitável manter o termo usado pelo editor original da peça.

  2. A Lingua Portuguesa está viva, ao contrario do Latim e outras linguas ‘mortas’, mas deixo este reparo: o nitrogénio (do latim nitrogenium e este do grego νίτρον = nitro, e -genio, da raiz grega γεν = gerar).
    Reparem que camiao é um francesismo em portugues deveria de ser como se diz no Brasil: caminhão.
    e tecnologia ‘sem-fios’ é preguiça linguista, (que é normal), pois em portugues é inalambrica mas aparentemente não interessa para nada.

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …