Cientistas descobrem material que não funde nem no centro da Terra

NASA

-

Uma equipa de engenheiros da Universidade Brown, nos EUA, descobriu que uma combinação de háfnio, nitrogénio e carbono, em quantidades certas, poderia resistir a 4.400 graus Kelvin, que equivale a cerca de 7.460 graus Fahrenheit ou aproximadamente 4.126 graus Celsius.

Para ter uma ideia, essa temperatura corresponde a dois terços da temperatura da superfície do Sol. O núcleo externo da Terra pode atingir 4.026 graus Celsius. Ou seja, este material não derreteria nem em uma viagem ao centro do nosso planeta.

A equipa descobriu a substância HfN0.38C0.51 ao fazer uma série de simulações de computador que deduzem pontos de fusão através da simulação de processos físicos no nível atómico. Os resultados foram publicados na Physical Review B.

Além de uma tão sonhada embarcação que atravesse o núcleo da Terra, as possibilidades para esse novo material incluem ainda escudos de calor de alta performance.

De acordo com um comunicado da universidade responsável pela incrível descoberta, o trabalho poderia finalmente levar a novos materiais de alto desempenho para uma variedade de utilizações, que vão desde revestimento para turbinas até escudos em aeronaves de alta velocidade.
Mas se o composto HfN0.38C0.51 será mesmo um material útil ainda não está claro.

O próximo passo é sintetizar o material e experimentá-lo em laboratório. Se tudo correr bem: centro da Terra, cá vamos nós!

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nitrogénio é o nome dado pelos brasileiros ao AZOTO. Que eu saiba, ainda vivemos em PORTUGAL. POR ISSO, CORRIJAM LÁ O ARTIGO.

    • Caro Jclemente,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Efectivamente, este seu editor do ZAP sente-se muito mais confortável com o Azoto do que com o Nitrogénio.
      Mas de acordo com o dicionário Priberam, “Nitrogénio” é um sinónimo em PT-PT de “Azoto“. A grafia PT-BR é “Nitrogênio”.
      Assim, penso ser aceitável manter o termo usado pelo editor original da peça.

  2. A Lingua Portuguesa está viva, ao contrario do Latim e outras linguas ‘mortas’, mas deixo este reparo: o nitrogénio (do latim nitrogenium e este do grego νίτρον = nitro, e -genio, da raiz grega γεν = gerar).
    Reparem que camiao é um francesismo em portugues deveria de ser como se diz no Brasil: caminhão.
    e tecnologia ‘sem-fios’ é preguiça linguista, (que é normal), pois em portugues é inalambrica mas aparentemente não interessa para nada.

RESPONDER

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …

Virologista alemão defende que a verdadeira pandemia só agora começou

O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, advertiu esta quinta-feira que a “verdadeira pandemia” do novo coronavírus só agora está a começar. “A verdadeira pandemia …