Cientistas descobrem embrião num fóssil de ictiossauro

(dr) Dean R. Lomax

Ilustração de um Ichthyosaurus

Um fóssil de um Ichthyosaurus, com mais de três metros de comprimento, só agora foi estudado, apesar de já ter sido encontrado na década de 90. Era uma fêmea adulta que estava grávida na altura da sua morte.

Apesar de já ter sido encontrado nos anos 90, um fóssil de Ichthyosaurus, um tipo de réptil marinho que viveu durante o período Jurássico Inferior, ou seja, há cerca de 200 milhões de anos, foi finalmente estudado, avança o Público.

Segundo os autores do estudo, agora publicado na revista científica Acta Palaeontologica Polonica, trata-se do maior fóssil de ictiossauro já encontrado – tem mais de três metros de comprimento – e os vestígios estão quase completos.

O fóssil foi encontrado há mais de 20 anos na costa inglesa de Somerset e, desde então, estava em exposição no Lower Saxony State Museum, na cidade alemã de Hannover. Foi então que o paleontólogo alemão Sven Sachs viu o fóssil, em agosto de 2016, e decidiu que tinha de saber mais sobre ele.

Com a ajuda do seu colega britânico Dean Lomax, especialista nesta espécie de répteis, juntos estudaram o exemplar e identificaram-no como fazendo parte da espécie Ichthyosaurus somersetensis.

A dupla de paleontólogos descobriu que este fóssil se tratava na realidade de uma fêmea adulta e que, além disso, estava grávida na altura da sua morte.

“Espanta-me que espécimes como este ainda possam ser ‘redescobertos’ em coleções de museus. Não é necessariamente preciso ir para o terreno para fazer uma nova descoberta. Este espécime dá novas luzes sobre o tamanho da espécie, mas é também o terceiro exemplar de um Ichthyosaurus conhecido com um embrião. Isso é especial”, afirmou Lomax num comunicado da Universidade de Manchester, citado pelo diário.

Segundo o Público, os ictiossauros foram extintos há cerca de 90 milhões de anos. Eram conhecidos como “dragões do mar” e ocuparam os oceanos durante 160 milhões de anos, enquanto os dinossauros ocupavam a terra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …