/

Cientistas descobrem como fazer cimento em Marte

Os seres humanos esperam fazer viagens para Marte o mais breve possível. Mas, para que o Homem possa viver em Marte é necessário um conjunto de infra-estruturas que inclui habitações, gestão de energia e armazenamento de alimentos.

Ou seja, vai ser necessário construir em Marte.

Tendo isso em atenção, investigadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, tiveram a ideia de desenvolver cimento a partir de materiais nativos de Marte.

Segundo estes cientistas, para a produção de cimento, é preciso aquecer enxofre, misturá-lo em partes de iguais com solo marciano e deixar arrefecer.

Depois de finalizado, diz o Engadget, o cimento marciano é bastante forte, fácil de trabalhar e reciclável.

Aparentemente, a procura de cimento em Marte ainda vai demorar umas décadas – ou, na melhor das hipóteses, uns quantos anos.

Mas ainda assim, a descoberta é crucial para a exploração e colonização do planeta.

O cimento desenvolvido por estes cientistas ajudará no processo de transição de abrigos de curto prazo para estruturas permanentes em solo marciano.

Isso evita também que o Homem tenha que encontrar formas de enviar para Marte muitos dos componentes para a construção de edifícios – ou seja, os primeiros colonizadores terão que levar para o planeta apenas o essencial para estabelecer a primeira base..

Ainda não temos forma de viajar até Marte, nem de respirar ou comer no planeta. Mas, dizem as más línguas, já lá há tudo o que necessário para uma bolha imobiliária.

CanalTech

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.