Cientistas descobrem como fazer cimento em Marte

Os seres humanos esperam fazer viagens para Marte o mais breve possível. Mas, para que o Homem possa viver em Marte é necessário um conjunto de infra-estruturas que inclui habitações, gestão de energia e armazenamento de alimentos.

Ou seja, vai ser necessário construir em Marte.

Tendo isso em atenção, investigadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, tiveram a ideia de desenvolver cimento a partir de materiais nativos de Marte.

Segundo estes cientistas, para a produção de cimento, é preciso aquecer enxofre, misturá-lo em partes de iguais com solo marciano e deixar arrefecer.

Depois de finalizado, diz o Engadget, o cimento marciano é bastante forte, fácil de trabalhar e reciclável.

Aparentemente, a procura de cimento em Marte ainda vai demorar umas décadas – ou, na melhor das hipóteses, uns quantos anos.

Mas ainda assim, a descoberta é crucial para a exploração e colonização do planeta.

O cimento desenvolvido por estes cientistas ajudará no processo de transição de abrigos de curto prazo para estruturas permanentes em solo marciano.

Isso evita também que o Homem tenha que encontrar formas de enviar para Marte muitos dos componentes para a construção de edifícios – ou seja, os primeiros colonizadores terão que levar para o planeta apenas o essencial para estabelecer a primeira base..

Ainda não temos forma de viajar até Marte, nem de respirar ou comer no planeta. Mas, dizem as más línguas, já lá há tudo o que necessário para uma bolha imobiliária.

CanalTech

 

PARTILHAR

RESPONDER

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …