Cientistas descobrem como é que as formigas carregam alimentos gigantes

Rubén Díaz / Flickr

-

Investigadores de Israel descobriram como é que formigas colaboram para carregar grandes bocados de comida para os formigueiros.

O que se passa é que um grande grupo de formigas fica encarregado de levantar o peso – mas essas formigas não têm direção. Assim, um pequeno grupo de “guias” intervém e conduz o grupo durante curtos espaços de tempo.

Aparentemente, as formigas têm um equilíbrio matematicamente perfeito entre individualidade e conformismo, de acordo com os investigadores.

A descoberta foi feita através da análise de vídeos de formigas a carregar pedaços de alimento de grandes dimensões, entre eles flocos de cereais.

Publicado na Nature Communications, o estudo usou uma espécie muito comum do animal conhecida como “formiga louca”. O nome faz referência à forma como as pequenas criaturas correm, mudando frequentemente de direção de forma aleatória.

Mas as novas descobertas indicam que o nível de aleatoriedade no comportamento dessas formigas é, na verdade, muito bem afinado.

“Guias”

“O grupo é afinado para responder às formigas líderes“, disse o autor sénior do estudo, Ofer Feinerman, um físico do Weizmann Institute of Science, em Rehovot.

As formigas parecem ter a quantidade exata de “individualismo errático”. Em cerca de 90% do tempo elas “seguem o fluxo”, movimentando-se na mesma direção de todos os outros; apenas nos outros 10% dos casos, o seu comportamento é “louco”.

Isso significa que, ao todo, cada equipa de transporte das formigas trabalha em conjunto e evita um cabo de guerra desnecessário. Mas, crucialmente, o seu temperamento errático permite um grau de instabilidade – e é isso, por sua vez, que permite que uma única formiga com novas informações chegue e mude a direção.

“Essa líder que chega não precisa apresentar-se e nem precisa ser mais forte que o resto – ela só precisa empurrar na direção certa”, disse Feinerman à BBC.

Assim, enquanto o número de formigas na equipa determina a velocidade com que o item será transportado, a navegação é feita por esses “guias”. “A única comunicação neste sistema é a força que captam através do objeto que carregam.”

Roubar a comida do gato

Para testar o modelo, Feinerman e os colegas colocaram as formigas em algumas situações extremas – dando-lhes objetos bastante maiores do que os que costumam transportar.

“A previsão que o modelo nos deu é que podemos brincar com essa mistura de conformismo e não conformismo”, disse. “Se movermos algo enorme, precisamos de muitas mais formigas, e nesse caso a força que cada formiga sente através do objeto é muito maior. Assim, todas as formigas sentem um necessidade maior de agir como conformistas.”

Quando as formigas foram apresentadas a discos de silicone de 8 cm ou até mesmo 16 cm, estas perderam o temperamento errático e todas empurraram na mesma direção. Os discos moveram-se em linha reta – mas fazer a navegação por obstáculos tornou-se impossível.

O sistema das formigas funciona melhor, explica Feinerman, para objetos de tamanho médio de cerca de 1cm, ou “o que elas conseguirem passar pela entrada do formigueiro”.

Assim, os cereais usados na experiência serviram na perfeição – e, estranhamente, também a ração para gatos, que foi como o projeto começou.

“Um dos meus colegas mudou-se para um novo apartamento na mesma altura que entrou no laboratório, e tinha formigas no apartamento. Ele viu comida do gato a mover-se – elas estavam a roubar a comida.”

“Ele chegou com um vídeo disso no dia seguinte. Assistimos a isso e percebemos que era muito interessante… E já estamos a trabalhar nisso há quatro anos.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …