Cientistas descobrem o que causa a queda do cabelo (e como o fazer crescer)

Investigadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos EUA, descobriram que as células T reguladoras, um tipo de célula imunológica geralmente associada ao controlo de inflamações, e que induz directamente as células estaminais na pele a promover o crescimento saudável do cabelo.

As células T reguladoras, ou tee-gegs, são consideradas uma espécie de “inspectores do SEF” do sistema imunológico, apontando ao resto do sistema quem são os seus aliados e os inimigos que é necessário combater, e estão envolvidas no processo de regeneração de tecidos – como o tecido capilar.

Quando estas células não funcionam correctamente, o organismo pode desenvolver alergias a substâncias inofensivas, como amendoim ou pelo de gato, ou sofrer de doenças auto-imunes, e as células estaminais não conseguem regenerar os folículos pilosos, levando à calvície.

A ausência de células T pode assim ser responsável pela alopecia areata, uma condição auto-imune comum que causa perda de cabelo e desempenha potencialmente um papel em outras formas de calvície.

A maioria das células T reguladoras encontra-se nos gânglios linfáticos do corpo, mas algumas vivem permanentemente em outros tecidos, onde parecem ter evoluído para ajudar nas funções metabólicas locais e desempenhar o seu papel anti-inflamatório normal.

Na pele, por exemplo, ajudam a estabelecer tolerância a micróbios saudáveis, e secregam moléculas que ajudam na cicatrização de feridas até à idade adulta.

As experiências

O dermatologista e imunologista Michael Rosenblum, autor principal do estudo publicado esta sexta-feira na revista Cell, pretendia entender melhor o papel destas células imunes da pele. Para isso, Rosenblum e a sua equipa desenvolveram uma técnica para as remover temporariamente da pele de ratos.

Quando rasparam o pelo destes ratos para fazer observações da pele afectada, os cientistas fizeram uma descoberta surpreendente. “Percebemos rapidamente que o pelo nunca mais crescia de volta. Tínhamos que aprofundar esse conhecimento”, diz o cientista, citado no site da Universidade da Califórnia.

Várias linhas de indícios sugeriram que estas células desempenhavam assim um papel a desencadear a regeneração folicular.

As experiências da equipa de Rosenblum revelaram antes de mais que as células T tinham uma estreita relação com as células estaminais que residiam dentro dos folículos capilares, permitindo que se regenerassem.

Além disso, a sua remoção da pele bloqueou o crescimento de cabelo apenas se isso foi feito dentro dos três primeiros dias, altura em que a regeneração do folículo normalmente seria activada. Removê-las depois de a regeneração já ter começado não teve nenhum efeito sobre o crescimento do cabelo.

O papel das células T reguladoras no desencadeamento do crescimento do cabelo não pareceu relacionado com a sua capacidade normal de impedir a inflamação do tecido.

Em vez disso, elas desencadeiam a activação de células estaminais directamente através de um sistema de comunicação célula-célula conhecido como “via de sinalização Notch”.

A equipa demonstrou que as células T na pele manifestam níveis elevados de Jag1, uma proteína de sinalização chamada Jagged 1, em comparação com células T de outras partes do corpo.

Remover estas células da pele reduz significativamente a regulação das células estaminais foliculares. Mas os cientistas descobriram que a substituição das células perdidas por grânulos microscópicos cobertos pela proteína Jag1 restaurou essa regulação, e activou com sucesso a regeneração folicular.

Esta descoberta poderá assim permitir a curto prazo o desenvolvimento de novos mecanismos para estimular o crescimento de cabelo em casos de calvície que actualmente não têm opções de tratamento.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …