Cientistas descobrem o que causa a queda do cabelo (e como o fazer crescer)

Investigadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos EUA, descobriram que as células T reguladoras, um tipo de célula imunológica geralmente associada ao controlo de inflamações, e que induz directamente as células estaminais na pele a promover o crescimento saudável do cabelo.

As células T reguladoras, ou tee-gegs, são consideradas uma espécie de “inspectores do SEF” do sistema imunológico, apontando ao resto do sistema quem são os seus aliados e os inimigos que é necessário combater, e estão envolvidas no processo de regeneração de tecidos – como o tecido capilar.

Quando estas células não funcionam correctamente, o organismo pode desenvolver alergias a substâncias inofensivas, como amendoim ou pelo de gato, ou sofrer de doenças auto-imunes, e as células estaminais não conseguem regenerar os folículos pilosos, levando à calvície.

A ausência de células T pode assim ser responsável pela alopecia areata, uma condição auto-imune comum que causa perda de cabelo e desempenha potencialmente um papel em outras formas de calvície.

A maioria das células T reguladoras encontra-se nos gânglios linfáticos do corpo, mas algumas vivem permanentemente em outros tecidos, onde parecem ter evoluído para ajudar nas funções metabólicas locais e desempenhar o seu papel anti-inflamatório normal.

Na pele, por exemplo, ajudam a estabelecer tolerância a micróbios saudáveis, e secregam moléculas que ajudam na cicatrização de feridas até à idade adulta.

As experiências

O dermatologista e imunologista Michael Rosenblum, autor principal do estudo publicado esta sexta-feira na revista Cell, pretendia entender melhor o papel destas células imunes da pele. Para isso, Rosenblum e a sua equipa desenvolveram uma técnica para as remover temporariamente da pele de ratos.

Quando rasparam o pelo destes ratos para fazer observações da pele afectada, os cientistas fizeram uma descoberta surpreendente. “Percebemos rapidamente que o pelo nunca mais crescia de volta. Tínhamos que aprofundar esse conhecimento”, diz o cientista, citado no site da Universidade da Califórnia.

Várias linhas de indícios sugeriram que estas células desempenhavam assim um papel a desencadear a regeneração folicular.

As experiências da equipa de Rosenblum revelaram antes de mais que as células T tinham uma estreita relação com as células estaminais que residiam dentro dos folículos capilares, permitindo que se regenerassem.

Além disso, a sua remoção da pele bloqueou o crescimento de cabelo apenas se isso foi feito dentro dos três primeiros dias, altura em que a regeneração do folículo normalmente seria activada. Removê-las depois de a regeneração já ter começado não teve nenhum efeito sobre o crescimento do cabelo.

O papel das células T reguladoras no desencadeamento do crescimento do cabelo não pareceu relacionado com a sua capacidade normal de impedir a inflamação do tecido.

Em vez disso, elas desencadeiam a activação de células estaminais directamente através de um sistema de comunicação célula-célula conhecido como “via de sinalização Notch”.

A equipa demonstrou que as células T na pele manifestam níveis elevados de Jag1, uma proteína de sinalização chamada Jagged 1, em comparação com células T de outras partes do corpo.

Remover estas células da pele reduz significativamente a regulação das células estaminais foliculares. Mas os cientistas descobriram que a substituição das células perdidas por grânulos microscópicos cobertos pela proteína Jag1 restaurou essa regulação, e activou com sucesso a regeneração folicular.

Esta descoberta poderá assim permitir a curto prazo o desenvolvimento de novos mecanismos para estimular o crescimento de cabelo em casos de calvície que actualmente não têm opções de tratamento.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …

Caso Marega. PGR tinha brigada anti-racismo no jogo de Guimarães

A equipa do Ministério Público estava de serviço, no jogo entre V. Guimarães e FC Porto, quando o jogador maliano decidiu abandonar o campo na sequência de cânticos racistas. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cientistas descobriram o que comiam os primeiros australianos

Uma equipa de arqueólogos e anciões aborígines encontraram sobras carbonizadas de há 65 mil anos, que estão a mostrar o que comiam as primeiras pessoas a viver na Austrália. Os investigadores e anciões aborígines locais recuperaram recentemente …