Cientistas descobrem o que causa a queda do cabelo (e como o fazer crescer)

Investigadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos EUA, descobriram que as células T reguladoras, um tipo de célula imunológica geralmente associada ao controlo de inflamações, e que induz directamente as células estaminais na pele a promover o crescimento saudável do cabelo.

As células T reguladoras, ou tee-gegs, são consideradas uma espécie de “inspectores do SEF” do sistema imunológico, apontando ao resto do sistema quem são os seus aliados e os inimigos que é necessário combater, e estão envolvidas no processo de regeneração de tecidos – como o tecido capilar.

Quando estas células não funcionam correctamente, o organismo pode desenvolver alergias a substâncias inofensivas, como amendoim ou pelo de gato, ou sofrer de doenças auto-imunes, e as células estaminais não conseguem regenerar os folículos pilosos, levando à calvície.

A ausência de células T pode assim ser responsável pela alopecia areata, uma condição auto-imune comum que causa perda de cabelo e desempenha potencialmente um papel em outras formas de calvície.

A maioria das células T reguladoras encontra-se nos gânglios linfáticos do corpo, mas algumas vivem permanentemente em outros tecidos, onde parecem ter evoluído para ajudar nas funções metabólicas locais e desempenhar o seu papel anti-inflamatório normal.

Na pele, por exemplo, ajudam a estabelecer tolerância a micróbios saudáveis, e secregam moléculas que ajudam na cicatrização de feridas até à idade adulta.

As experiências

O dermatologista e imunologista Michael Rosenblum, autor principal do estudo publicado esta sexta-feira na revista Cell, pretendia entender melhor o papel destas células imunes da pele. Para isso, Rosenblum e a sua equipa desenvolveram uma técnica para as remover temporariamente da pele de ratos.

Quando rasparam o pelo destes ratos para fazer observações da pele afectada, os cientistas fizeram uma descoberta surpreendente. “Percebemos rapidamente que o pelo nunca mais crescia de volta. Tínhamos que aprofundar esse conhecimento”, diz o cientista, citado no site da Universidade da Califórnia.

Várias linhas de indícios sugeriram que estas células desempenhavam assim um papel a desencadear a regeneração folicular.

As experiências da equipa de Rosenblum revelaram antes de mais que as células T tinham uma estreita relação com as células estaminais que residiam dentro dos folículos capilares, permitindo que se regenerassem.

Além disso, a sua remoção da pele bloqueou o crescimento de cabelo apenas se isso foi feito dentro dos três primeiros dias, altura em que a regeneração do folículo normalmente seria activada. Removê-las depois de a regeneração já ter começado não teve nenhum efeito sobre o crescimento do cabelo.

O papel das células T reguladoras no desencadeamento do crescimento do cabelo não pareceu relacionado com a sua capacidade normal de impedir a inflamação do tecido.

Em vez disso, elas desencadeiam a activação de células estaminais directamente através de um sistema de comunicação célula-célula conhecido como “via de sinalização Notch”.

A equipa demonstrou que as células T na pele manifestam níveis elevados de Jag1, uma proteína de sinalização chamada Jagged 1, em comparação com células T de outras partes do corpo.

Remover estas células da pele reduz significativamente a regulação das células estaminais foliculares. Mas os cientistas descobriram que a substituição das células perdidas por grânulos microscópicos cobertos pela proteína Jag1 restaurou essa regulação, e activou com sucesso a regeneração folicular.

Esta descoberta poderá assim permitir a curto prazo o desenvolvimento de novos mecanismos para estimular o crescimento de cabelo em casos de calvície que actualmente não têm opções de tratamento.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Televisão pública do Alabama censura casamento homossexual em desenhos animados

A Alabama Public Television (APT), nos Estados Unidos, recusou transmitir um episódio de uma série de desenhos animados, no qual é representando um casamento homossexual, informa a BBC nesta terça-feira. Em causa está o primeiro episódio …

Johnny Depp acusa ex-mulher Amber Heard de ter pintado nódoas negras

O ator Johnny Depp acusou a ex-mulher, a atriz Amber Heard, de ter pintado nódoas negras com o objetivo de simular agressões físicas. O norte-americano frisa que nunca abusou de nenhuma mulher, prometendo negar as …

Dietas ricas em gordura causam sintomas de depressão

Dietas ricas em gordura podem causar sintomas de pressão. Isto pode explicar o porquê de pessoas obesas ou com excesso de peso não responderem tão bem aos antidepressivos como pessoas magras. Um novo estudo conduzido por …

Encontrados três testamentos de Aretha Franklin. Um estava escondido sob as almofadas da sala

Foram encontrados três testamentos de Aretha Franklin na sua casa em Detroit, meses depois da morte da rainha do soul. A cantora norte-americana faleceu em agosto de 2018 aos 76 anos. Franklin tinha 76 anos quando …

Ambulância envolvida em acidente mortal em Moura não tinha certificação do INEM

A ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa envolvida num acidente durante um serviço de emergência em Moura que provocou dois mortos não estava certificada pelo INEM e foi usada em substituição de outra que estava em …

Joana Ribeiro e Ana Padrão entram na série de Stephen King para a Amazon

As atrizes portuguesas Joana Ribeiro e Ana Padrão vão entrar na nova série baseada nos livros de Stephen King para a Amazon. De acordo com o Público, que avança com a notícia nesta terça-feira, a …

Chico Buarque é o Prémio Camões de 2019

O músico e escritor Chico Buarque é o vencedor do Prémio Camões 2019, foi esta terça-feira anunciado na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, felicitou o músico …

Multimilionário norte-americano vai pagar empréstimos estudantis a 400 finalistas

O multimilionário Robert F. Smith anunciou no domingo passado durante a cerimónia de formatura na Univerisde de Morehouse, na cidade norte-americana de Atlanta, que vai pagar na totalidade os empréstimos estudantis dos 396 estudantes que completaram …

CDS usou símbolo do PS no Twitter. MP está a investigar "indícios de violação" da lei

O CDS-PP está a ser investigado pelo Ministério Público (MP) depois de ter usado a sigla e o símbolo do PS numa publicação no Twitter. Em causa estão "indícios de violação" da lei eleitoral, conforme …

Muhlaysia foi espancada há um mês. Há dias mataram-na

Muhlaysia Booker, a mulher transgénero de 23 anos que foi espancada há um mês, foi morta a tiro. Para já, as autoridades descartam a possibilidade de o primeiro ataque e o homicídio estarem relacionados. A mulher …