Cientistas descobrem que (até) as amebas conseguem realizar cálculos complexos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Keio, no Japão, descobriu em organismos primitivos unicelulares, como os ameboides, a capacidade de resolver um problema fundamental de otimização combinatória.

O problema, apelidado de “problema do vendedor ambulante”, é um ponto de referência em informática e possui um elevado grau de complexidade computacional.

A questão consiste em encontrar o caminho mais curto entre vários pontos (“cidades”), evitando passar mais do que uma vez pela mesma cidade e, finalmente, voltar ao ponto de partida. Ao que parece, e apesar da dificuldade da tarefas, as amebas resolveram de forma satisfatória problema.

Para levar a cabo a investigação, o professor Masashi Aono e os seus colaboradores colocaram uma ameba no centro de um chip, um prato redondo com 64 canais estreitos para cada um dos “pés falsos” que a ameba possui, tal como relata o portal Phys.org.

O chip, por sua vez, foi colocado numa placa de ágar, a partir da qual as amebas são alimentadas através dos seus pés falsos. Foi também por este motivo que os cientistas optaram por adaptar os chip para os 64 pés da ameba, dando assim a cada um dos pés um canal próprio de comunicação com a comida.

Ou seja, desta forma, a ameba não era capaz de se mexer, mas conseguia mover as suas “pernas” para captar o máximo de alimento (ágar) possível. Para obrigar as amebas a enfrentar certas restrições, e aproveitando o facto destes microrganismos não gostarem de luz, os cientistas iluminaram seletivamente alguns canais, enquanto que os demais acessos permaneceram com condições favoráveis à sobrevivência, com uma humidade de cerca de 95% e uma temperatura confortável para as amebas.

Sob estas condições, a ameba aprendeu rapidamente a encontrar um equilíbrio estável, acedendo sucessivamente ao ágar em diferentes pontos, uma vez com cada uma das suas ‘pernas’ e evitando a luz. Desta forma, a ameba conseguiu passar pelos 64 pontos no menor tempo possível.

Os cientistas acreditam que os seres unicelulares são capazes também de calcular entre centenas de opções e esperam que, futuramente, aprenda a fazê-lo.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Princípio Inteligente existe em TODOS os seres do Universo.
    E, de onde veio esse “Princípio Inteligente”? Segundo os cientistas, veio do nada… LOL

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …