Cientistas descobrem que a água tem dois estados líquidos

Quanto mais aprendemos sobre o mundo à nossa volta, mais nos surpreendemos com o pouco que realmente sabemos.

A água, por exemplo. O líquido vital que sustenta a vida está em toda parte. Ele cobre a maior parte de nosso planeta natal, compõe cerca de 60% do corpo humano e está até mesmo no ar que respiramos. No entanto, ninguém compreende completamente este composto fundamental.

A água é intrigante por uma série de razões.

É uma das poucas substâncias conhecidas cujo estado sólido flutua no seu estado líquido, e ao contrário da maioria das outras substâncias, expande-se quando congela.

Enquanto as temperaturas de ponto de ebulição normalmente aumentam com o aumento do tamanho molecular, a água tem um ponto de ebulição surpreendentemente elevado para o seu baixo peso molecular.

Agora, a água acaba de ficar mais estranha.

Num novo estudo, publicado na revista International Journal of Nanotechnology, os físicos observam que a água líquida tem um novo conjunto de propriedades quando atinge temperaturas entre 40°C e 60°C.

Nesse intervalo entre 40°C e 60°C, a água entra numa fase de “cruzamento” – por outras palavras, um segundo estado líquido.

Um grupo de cientistas, liderado pela física Laura Maestro, da Universidade de Oxford, em Inglaterra, investigou as propriedades únicas deste segundo estado líquido.

A equipa examinou como características como a condutividade térmica, o índice de refracção, condutividade, tensão superficial e a constante dielétrica responderam às mudanças de temperatura no líquido vital.

Os cientistas notaram que cada uma das características começou a mudar neste segundo estado, a temperaturas diferentes na faixa entre 40 e 60°C.

Por exemplo, a tensão superficial era diferente a temperaturas abaixo de 57°C e acima disso.

Mas o que isso significa para o universo que nos rodeia?

Como referido, a água está em toda parte, mas é também diferente de todas as outras substâncias. Será este segundo estado líquido a causa das suas propriedades estranhas?

Se a água tem dois estados líquidos e os nossos corpos são compostos por dois terços de água, esses estados têm afectado a nossa biologia todo este tempo, sem que nós saibamos?

Os investigadores realçam que são agora necessários mais estudos independentes antes que qualquer conclusão possa ser tirada.

E à medida que formos aprofundando este novo mistério do universo, muito provavelmente iremos encontrar tantas perguntas novas quanto respostas.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A razão daquilo que fomos,somos e seremos.Tanto por descobrir. Agua que nos faz viver e um dia será motivo para maiores desgraças.Como exemplo,aponto uma noticia que li algures que um empresário defendia a tese de que a água -toda ela-espalhada pela esfera terrestre,tem que ser “privatizada”…Coisas do arco-da-velha,e do mundo onde germina uma nova espécie de humanos cada um mais ganancioso que o outro…

  2. Acho que esta notícia é uma excelente oportunidade para se rever o dinheiro dos contribuintes que é gasto com este tipo de investigação cientifica!

    • este tipo de investigação e outros tipos de investigação fundamental permite que marretas ignorantes possam um dia arrotar bitaites num computador, tablet ou telemóvel, permanecendo embora no seu estado fundamental de ignorância bacoca

  3. Caríssimos,
    sugiro trocar a expressão (incorrecta) “(…) cujo estado sólido flutua no seu estado líquido (…)” por algo mais correcto como: “cuja densidade no seu estado sólido é menor do que no estado líquido”.
    Da mesma forma “expande-se quando congela” não é verdade; correcto é dizer que o volume aumenta quando congelada.
    Cumprimentos.

RESPONDER

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …