Cientistas descobrem que a água tem dois estados líquidos

Quanto mais aprendemos sobre o mundo à nossa volta, mais nos surpreendemos com o pouco que realmente sabemos.

A água, por exemplo. O líquido vital que sustenta a vida está em toda parte. Ele cobre a maior parte de nosso planeta natal, compõe cerca de 60% do corpo humano e está até mesmo no ar que respiramos. No entanto, ninguém compreende completamente este composto fundamental.

A água é intrigante por uma série de razões.

É uma das poucas substâncias conhecidas cujo estado sólido flutua no seu estado líquido, e ao contrário da maioria das outras substâncias, expande-se quando congela.

Enquanto as temperaturas de ponto de ebulição normalmente aumentam com o aumento do tamanho molecular, a água tem um ponto de ebulição surpreendentemente elevado para o seu baixo peso molecular.

Agora, a água acaba de ficar mais estranha.

Num novo estudo, publicado na revista International Journal of Nanotechnology, os físicos observam que a água líquida tem um novo conjunto de propriedades quando atinge temperaturas entre 40°C e 60°C.

Nesse intervalo entre 40°C e 60°C, a água entra numa fase de “cruzamento” – por outras palavras, um segundo estado líquido.

Um grupo de cientistas, liderado pela física Laura Maestro, da Universidade de Oxford, em Inglaterra, investigou as propriedades únicas deste segundo estado líquido.

A equipa examinou como características como a condutividade térmica, o índice de refracção, condutividade, tensão superficial e a constante dielétrica responderam às mudanças de temperatura no líquido vital.

Os cientistas notaram que cada uma das características começou a mudar neste segundo estado, a temperaturas diferentes na faixa entre 40 e 60°C.

Por exemplo, a tensão superficial era diferente a temperaturas abaixo de 57°C e acima disso.

Mas o que isso significa para o universo que nos rodeia?

Como referido, a água está em toda parte, mas é também diferente de todas as outras substâncias. Será este segundo estado líquido a causa das suas propriedades estranhas?

Se a água tem dois estados líquidos e os nossos corpos são compostos por dois terços de água, esses estados têm afectado a nossa biologia todo este tempo, sem que nós saibamos?

Os investigadores realçam que são agora necessários mais estudos independentes antes que qualquer conclusão possa ser tirada.

E à medida que formos aprofundando este novo mistério do universo, muito provavelmente iremos encontrar tantas perguntas novas quanto respostas.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A razão daquilo que fomos,somos e seremos.Tanto por descobrir. Agua que nos faz viver e um dia será motivo para maiores desgraças.Como exemplo,aponto uma noticia que li algures que um empresário defendia a tese de que a água -toda ela-espalhada pela esfera terrestre,tem que ser “privatizada”…Coisas do arco-da-velha,e do mundo onde germina uma nova espécie de humanos cada um mais ganancioso que o outro…

  2. Acho que esta notícia é uma excelente oportunidade para se rever o dinheiro dos contribuintes que é gasto com este tipo de investigação cientifica!

    • este tipo de investigação e outros tipos de investigação fundamental permite que marretas ignorantes possam um dia arrotar bitaites num computador, tablet ou telemóvel, permanecendo embora no seu estado fundamental de ignorância bacoca

  3. Caríssimos,
    sugiro trocar a expressão (incorrecta) “(…) cujo estado sólido flutua no seu estado líquido (…)” por algo mais correcto como: “cuja densidade no seu estado sólido é menor do que no estado líquido”.
    Da mesma forma “expande-se quando congela” não é verdade; correcto é dizer que o volume aumenta quando congelada.
    Cumprimentos.

RESPONDER

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …