Cientistas descobrem que a água tem dois estados líquidos

Quanto mais aprendemos sobre o mundo à nossa volta, mais nos surpreendemos com o pouco que realmente sabemos.

A água, por exemplo. O líquido vital que sustenta a vida está em toda parte. Ele cobre a maior parte de nosso planeta natal, compõe cerca de 60% do corpo humano e está até mesmo no ar que respiramos. No entanto, ninguém compreende completamente este composto fundamental.

A água é intrigante por uma série de razões.

É uma das poucas substâncias conhecidas cujo estado sólido flutua no seu estado líquido, e ao contrário da maioria das outras substâncias, expande-se quando congela.

Enquanto as temperaturas de ponto de ebulição normalmente aumentam com o aumento do tamanho molecular, a água tem um ponto de ebulição surpreendentemente elevado para o seu baixo peso molecular.

Agora, a água acaba de ficar mais estranha.

Num novo estudo, publicado na revista International Journal of Nanotechnology, os físicos observam que a água líquida tem um novo conjunto de propriedades quando atinge temperaturas entre 40°C e 60°C.

Nesse intervalo entre 40°C e 60°C, a água entra numa fase de “cruzamento” – por outras palavras, um segundo estado líquido.

Um grupo de cientistas, liderado pela física Laura Maestro, da Universidade de Oxford, em Inglaterra, investigou as propriedades únicas deste segundo estado líquido.

A equipa examinou como características como a condutividade térmica, o índice de refracção, condutividade, tensão superficial e a constante dielétrica responderam às mudanças de temperatura no líquido vital.

Os cientistas notaram que cada uma das características começou a mudar neste segundo estado, a temperaturas diferentes na faixa entre 40 e 60°C.

Por exemplo, a tensão superficial era diferente a temperaturas abaixo de 57°C e acima disso.

Mas o que isso significa para o universo que nos rodeia?

Como referido, a água está em toda parte, mas é também diferente de todas as outras substâncias. Será este segundo estado líquido a causa das suas propriedades estranhas?

Se a água tem dois estados líquidos e os nossos corpos são compostos por dois terços de água, esses estados têm afectado a nossa biologia todo este tempo, sem que nós saibamos?

Os investigadores realçam que são agora necessários mais estudos independentes antes que qualquer conclusão possa ser tirada.

E à medida que formos aprofundando este novo mistério do universo, muito provavelmente iremos encontrar tantas perguntas novas quanto respostas.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A razão daquilo que fomos,somos e seremos.Tanto por descobrir. Agua que nos faz viver e um dia será motivo para maiores desgraças.Como exemplo,aponto uma noticia que li algures que um empresário defendia a tese de que a água -toda ela-espalhada pela esfera terrestre,tem que ser “privatizada”…Coisas do arco-da-velha,e do mundo onde germina uma nova espécie de humanos cada um mais ganancioso que o outro…

  2. Acho que esta notícia é uma excelente oportunidade para se rever o dinheiro dos contribuintes que é gasto com este tipo de investigação cientifica!

    • este tipo de investigação e outros tipos de investigação fundamental permite que marretas ignorantes possam um dia arrotar bitaites num computador, tablet ou telemóvel, permanecendo embora no seu estado fundamental de ignorância bacoca

  3. Caríssimos,
    sugiro trocar a expressão (incorrecta) “(…) cujo estado sólido flutua no seu estado líquido (…)” por algo mais correcto como: “cuja densidade no seu estado sólido é menor do que no estado líquido”.
    Da mesma forma “expande-se quando congela” não é verdade; correcto é dizer que o volume aumenta quando congelada.
    Cumprimentos.

RESPONDER

Polícia de Hong Kong desativa bombas artesanais escondidas em escola

As autoridades de Hong Kong desativaram duas bombas artesanais numa escola esta terça-feira. Os engenhos foram descobertos por um guarda e desconhece-se se estão associados à crise política que se vive no país. A líder de …

Tancos. Carlos Alexandre quer ouvir António Costa presencialmente

O juiz Carlos Alexandre quer ouvir o primeiro-ministro, António Costa, presencialmente durante a fase de instrução do processo de Tancos, recusando assim que o seu testemunho seja feito apenas por escrito. De acordo com a …

Orçamento de 2020 sem verba para pré-reformas na Função Pública

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e Administração Pública, esclareceu que a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano não deverá reservar qualquer verba para financiar pré-reformas na função pública. Segundo o Diário …

Na medicina medieval, livros astrológicos diziam aos médicos quando tratar os pacientes

Na era medieval, os médicos tinham como seu auxílio um livro onde consultavam as posições dos planetas e das estrelas. A astrologia tinha uma grande influência na prática médica. Os médicos medievais tinham de possuir uma …

FC Porto contra-ataca acusações do Benfica com "palha para burros"

O FC Porto reagiu às acusações do SL Benfica de pressão às equipas de arbitragem, argumentando com várias suspeitas de corrupção que os 'encarnados' estão envolvidos. A troca de galhardetes entre FC Porto e SL Benfica …

OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020. Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que …

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …