Cientistas descobrem que a água tem dois estados líquidos

Quanto mais aprendemos sobre o mundo à nossa volta, mais nos surpreendemos com o pouco que realmente sabemos.

A água, por exemplo. O líquido vital que sustenta a vida está em toda parte. Ele cobre a maior parte de nosso planeta natal, compõe cerca de 60% do corpo humano e está até mesmo no ar que respiramos. No entanto, ninguém compreende completamente este composto fundamental.

A água é intrigante por uma série de razões.

É uma das poucas substâncias conhecidas cujo estado sólido flutua no seu estado líquido, e ao contrário da maioria das outras substâncias, expande-se quando congela.

Enquanto as temperaturas de ponto de ebulição normalmente aumentam com o aumento do tamanho molecular, a água tem um ponto de ebulição surpreendentemente elevado para o seu baixo peso molecular.

Agora, a água acaba de ficar mais estranha.

Num novo estudo, publicado na revista International Journal of Nanotechnology, os físicos observam que a água líquida tem um novo conjunto de propriedades quando atinge temperaturas entre 40°C e 60°C.

Nesse intervalo entre 40°C e 60°C, a água entra numa fase de “cruzamento” – por outras palavras, um segundo estado líquido.

Um grupo de cientistas, liderado pela física Laura Maestro, da Universidade de Oxford, em Inglaterra, investigou as propriedades únicas deste segundo estado líquido.

A equipa examinou como características como a condutividade térmica, o índice de refracção, condutividade, tensão superficial e a constante dielétrica responderam às mudanças de temperatura no líquido vital.

Os cientistas notaram que cada uma das características começou a mudar neste segundo estado, a temperaturas diferentes na faixa entre 40 e 60°C.

Por exemplo, a tensão superficial era diferente a temperaturas abaixo de 57°C e acima disso.

Mas o que isso significa para o universo que nos rodeia?

Como referido, a água está em toda parte, mas é também diferente de todas as outras substâncias. Será este segundo estado líquido a causa das suas propriedades estranhas?

Se a água tem dois estados líquidos e os nossos corpos são compostos por dois terços de água, esses estados têm afectado a nossa biologia todo este tempo, sem que nós saibamos?

Os investigadores realçam que são agora necessários mais estudos independentes antes que qualquer conclusão possa ser tirada.

E à medida que formos aprofundando este novo mistério do universo, muito provavelmente iremos encontrar tantas perguntas novas quanto respostas.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A razão daquilo que fomos,somos e seremos.Tanto por descobrir. Agua que nos faz viver e um dia será motivo para maiores desgraças.Como exemplo,aponto uma noticia que li algures que um empresário defendia a tese de que a água -toda ela-espalhada pela esfera terrestre,tem que ser “privatizada”…Coisas do arco-da-velha,e do mundo onde germina uma nova espécie de humanos cada um mais ganancioso que o outro…

  2. Acho que esta notícia é uma excelente oportunidade para se rever o dinheiro dos contribuintes que é gasto com este tipo de investigação cientifica!

    • este tipo de investigação e outros tipos de investigação fundamental permite que marretas ignorantes possam um dia arrotar bitaites num computador, tablet ou telemóvel, permanecendo embora no seu estado fundamental de ignorância bacoca

  3. Caríssimos,
    sugiro trocar a expressão (incorrecta) “(…) cujo estado sólido flutua no seu estado líquido (…)” por algo mais correcto como: “cuja densidade no seu estado sólido é menor do que no estado líquido”.
    Da mesma forma “expande-se quando congela” não é verdade; correcto é dizer que o volume aumenta quando congelada.
    Cumprimentos.

RESPONDER

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …

Presidente do Chile anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

O Presidente chileno anunciou na terça-feira um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e que já causaram 15 mortos, após o anúncio de um aumento nos preços do …

Duarte Lima enfrenta novo acórdão no caso relativo a abuso de confiança

O Tribunal Criminal de Lisboa profere esta quarta-feira uma nova decisão no processo em que Duarte Lima é suspeito de se apropriar da fortuna de Rosalina Ribeiro, companheira e secretária do milionário Tomé Feteira, assassinada …

Misterioso vírus recentemente descoberto desafia evolução

https://vimeo.com/368044917 Cientistas japoneses descobriram um novo tipo de vírus que pode desafiar e redefinir a nossa compreensão dos vírus e do processo como se espalham e propagam. Uma equipa de cientistas da Universidade de Agricultura e Tecnologia …

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …