Laheq é a nova estância luxuosa da Arábia Saudita, que se centrará numa grande estrutura em forma de anel para albergar hotéis e casas de luxo. Ficará por cima da quarta maior barreira de recifes do mundo.
A Red Sea Global revelou, na semana passada, o mais recente gigaprojeto da Arábia Saudita.
Vai ser construído um “Jardim Eterno” em forma de anel, no Mar Vermelho. É um dos vários superprojetos que estão a ajudar a transformar o reino do deserto, rico em petróleo, num paraíso turístico.
Denominado Laheq, o projeto centrar-se-á em torno de um anel artificial numa ilha luxuosa. Segundo a New Atlas, esta obra vai ser levada a cabo pela empresa britânica Foster+Partners, que será também responsável pela construção de um arranha-céus com um quilómetro de altura naquele país.
O projeto situar-se-á na ilha de Laheq (daí o nome), a oeste do país, e faz parte de um arquipélago de 90 ilhas.
Como detalhou a Red Sea Global, a ilha medirá 400 hectares e será centrada em torno do “Anel”, que será uma estrutura artificial de 800 metros de diâmetro na água que acolherá apartamentos e hotéis de luxo. Algumas das casas estarão também disponíveis para compra. Outras serão usadas apenas como alugueres para férias.
O resort insular terá um mercado, espaços comerciais, áreas de entretenimento, um campo de golfe e uma marina com 115 ancoradouros. Prevê-se que o Laheq esteja concluído em 2028.