Cientistas defendem que Via Láctea pode ser um túnel do tempo

A nossa galáxia pode ser, em teoria, um wormhole, ou seja, um túnel de viagem no espaço e no tempo, em forma de um enorme buraco de minhoca, possivelmente “estável e navegável” e, portanto, “um sistema de transporte galático”.

A hipótese é sugerida num estudo, publicado na conceituada Annals of Physics, resultado de uma colaboração entre investigadores italianos, americanos e indianos.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas combinaram equações da teoria da relatividade geral, desenvolvida por Albert Einstein, com um mapa detalhado da distribuição de matéria escura, que representa a maior parte da matéria existente no Universo, na Via Láctea.

SISSA

O astrofísico italiano Paolo Salucci, investigador do SISSA

O astrofísico italiano Paolo Salucci, investigador do SISSA

“Se unirmos o mapa da matéria escura na Via Láctea com o modelo mais recente do Big Bang para explicar o Universo, e teorizarmos a existência de túneis de espaço-tempo, o que obtemos é a teoria de que nossa galáxia pode realmente conter um desses túneis”, explica Paolo Salucci, um dos autores do estudo e astrofísico da SISSA, a Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste.

“Se existir, este wormhole pode ser do tamanho da própria galáxia”, diz Salucci.

Poderíamos até viajar por esse túnel, já que, com base nos nossos cálculos, ele seria navegável – algo como o que se vê no filme Interestelar“, acrescenta o astrofísico.

Ainda que túneis deste tipo tenham ganho popularidade recentemente com a estreia do referido filme de ficção científica, há muito tempo que eles já chamam a atenção dos astrofísicos, explica a SISSA em comunicado.

Salucci afirma não ser possível dizer com absoluta certeza que a Via Láctea é igual a um túnel do tempo, “mas apenas que, segundo modelos teóricos, essa hipótese é possível“.

Citado pela BBC, o cientista explica que, em teoria, seria possível comprovar esta hipótese se pudéssemos fazer uma comparação entre duas galáxias – aquela à qual pertencemos e uma outra, parecida.

“Mas ainda estamos muito longe de qualquer possibilidade real de fazer tal comparação.”

Davide e Paolo Salucci

Com base nas mais recentes toorias e nos dados e modelos da equipa de Paolo Salucci, a nossa galáxia poderia ser um gigantesco wormhole

Com base nas mais recentes teorias e nos dados e modelos da equipa de Paolo Salucci, a nossa galáxia poderia ser um gigantesco wormhole

Matéria escura

Estudos prévios já tinham demonstrado a possível existência destes wormholes em outras regiões galácticas. Segundo o estudo da SISSA, os resultados obtidos agora “são um importante complemento aos resultados prévios, confirmando a possível existência dos wormholes na maioria das galáxias espirais“.

O estudo também se debruça sobre a matéria escura, um dos grandes mistérios da astrofísica moderna.

Esta matéria não pode ser vista directamente com telescópios, nem emite ou absorve luz ou radiação electromagnética em níveis significativos.

Mas a misteriosa substância compõe 85% da massa do universo.

Salucci lembra que há muito tempo que os cientistas tentam explicar a matéria escura através de hipóteses sobre a existência de uma partícula específica, o neutrino.

No entanto, o neutrino nunca foi identificado no acelerador de partículas do CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que investiga a existência o Bóson de Higgs, a chamada “partícula de Deus”,  nem foi alguma vez observado no Universo.

Mas há teorias alternativas que não se baseiam nesta partícula.

“Talvez a matéria escura seja uma ‘outra dimensão’, um grande sistema de transporte galáctico. Em qualquer caso, realmente precisamos de começar a interrogar-nos sobre o que é a matéria escura“, diz Salucci.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …